O Fantástico Mundo de Boban

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readDec 30, 2015
usa-today-9022913.0

O San Antonio Spurs não para. Não para de ser absurdamente regular, não para de ser contender e não para de surpreender com jogadores mais desconhecidos. Dessa vez, a nova estrela do exército de fundamentos de Gregg Popovich é uma força da natureza advinda da Sérvia. Boban Marjanovic foi o responsável pela destruição do Minnesota Timberwolves na noite do dia 28 de dezembro e mais novo herói cult dos fãs da liga.

Boban não anda jogando todas as partidas, mas começa a participar mais e mais dos jogos. Já é a terceira partida que o gigante bate a marca de 10 pontos e vai se provando uma arma útil. Ele tem aquele jeito europeu de transpirar habilidade com seus fundamentos, mesmo sendo um jogador de garrafão. Ele sabe se cuidar e o seu físico ajuda muito nisto.

Contra os Wolves, Boban fez 17 pontos, converteu os seus 7 arremessos tentados e capturou 4 rebotes em seus pouco menos de 15 minutos de jogo. Contra o Denver Nuggets, no dia 26, foram 10 pontos e 7 rebotes, em pouco menos de 15 minutos também. Contra o Philadelphia 76ers, fez 18 pontos, pegou 4 rebotes e jogou por pouco menos de 18 minutos. Essas foram as 3 participações mais impactantes do grande homem de San Antonio.

Boban tem o clássico perfil de jogador que faz os sentidos especiais de descobrir talento de Pop apitarem. 27 anos de idade, nomeado para o First-Team All-Euroleague 2015 e vencedor do MVP da liga sérvia por três vezes seguidas. Diferente de jogadores como Luigi Datome, que apesar de vencedor do MVP da liga italiana, o que carimbou sua ída por duas temporadas para a NBA, Boban tem características que podem mais facilmente se destacar.

[caption id=”attachment_3469" align=”alignleft” width=”300"]

CXXj4C8UkAANnRe.jpg large

Uma mão de Boban lava 100 outras mãos.[/caption]

Luigi, um SF, que fazia às vezes de PF também, encarava uma enorme concorrência de posição, que podiam não ter a sua qualidade com arremessos, por exemplo, mas possuem um físico mais propício para o pesado jogo da NBA. Boban é um pivô gigantesco, com mãos absurdamente grandes e que consegue demonstrar boa habilidade com os pés, além de fundamentos já testados na Euroliga. Não tem muito disso na liga hoje em dia.

O jogo contra os Wolves não funcionou apenas para colocar Boban no boca do mundo, mas para mostrar seriamente as suas habilidades e em como ele pode ser útil ao time. Tim Duncan estava fora do jogo e LaMarcus Aldridge não estava encontrando o seu ritmo. BOBAN TIME! O resto é história.

Em um Spurs que busca sempre que possível preservar os seus jogadores, é de extremo interesse ter uma peça de reposição como o sérvio. Ele já parece mais promissor que Aaron Baynes, por exemplo, que hoje desfila sua nova barba em Detroit. Com tempo e paciência para o seu desenvolvimento, Boban pode se tornar uma arma importante até contra equipes mais qualificadas.

Será interessante observar a evolução de mais uma cria do laboratório de loucuras de Gregg Popovich. Mas a força da natureza já é temida na NBA. Só olha a cara do Tyler “Psycho-T” Hansbrough ao saber que Boban vai jogar contra ele.

--

--