O maior ano na história dos uniformes da NBA

The GOAT
thegoatbr
Published in
8 min readAug 20, 2015

1985. Foi um ano com altos e baixos. O sistema de nome domínios da internet foi criado e, apesar do primeiro .COM — symbolics.com — o .EDU ainda dominava a internet. A Microsoft lançou a primeira versão do Windows. Tancredo Neves tornou-se o primeiro presidente eleito após 21 anos de ditadura militar. José Sarney, no entanto, assumiu em seu lugar. Grandes nomes da música gravaram “We Are the World”, para levantar fundos na luta contra a fome e doença na África.

Na NBA, Michael Jordan tornou-se o Novato do Ano, no que foi o primeiro prêmio do maior atleta de todos os tempos. E a Associação teve seu melhor ano quando o assunto é uniformes. Pelo menos, na minha humilde opinião.

Claro, alguns times não existiam, outros estavam com uma versão menos perfeita de seu melhor visual. Mas, no geral, a NBA nunca esteve tão linda em quadra.

Encontre outro ano tão visualmente perfeito como 1985.

__

Atlanta Hawks

photo-collage (0)

Nenhum uniforme desde então capturou tanto a aura de uma equipe dos Hawks. Com Dominique Wilkins voando pelos ares, com o logo Pacman na lateral dos calções e o estilo assimétrico, Atlanta nunca mais terá um visual tão perfeito quanto este.

Boston Celtics

photo-collage (1)

Qualquer era que você vejo os Celtics, eles terão um visual parecido. Mas, com Larry Bird, Kevin McHale e Robet Parish vestindo o branco e verde, nunca ele pareceu vestir tão bem. Um visual sem igual, para um time sem igual.

Chicago Bulls

photo-collage (2)

Que maneira melhor de introduzi o maior atleta de todos os tempos ao mundo do que um uniforme único. O de casa é marcado pelo número fora do centro. Mas o de visitante, com Chicago em letras cursivas, é tão elegante quanto Michael Jordan voando pelos ares. É uma mudança que parece simples quando comparadas com os uniformes atuais dos Bulls. Mas tão mais lindos.

Cleveland Cavaliers

photo-collage (3)

World B. Free e seu black power 50% carregado. Uma das melhores traduções de logo para uniformes com o CAVS usando o “V” como uma cesta. O branco em casa, contrastado com o laranja fora. As meias listradas em laranja e azul. Poucas vezes os Cavs estiveram tão bem em quadra.

Dallas Mavericks

photo-collage (4)

Em uma ano cheio de simplicidades, pelo menos em quadra, nada mais singelo que o DALLAS ou MAVERICKS em letras com um ar texano sobre números simples. Para completar os uniformes, um dos melhores logos da história da Associação nos calções. A bola de basquete, o M e o chapéu de caubói gritam Texas.

Denver Nuggets

photo-collage (5)

Existe melhor maneira de combater a simplicidade dos Mavs do que o arco-íris dos Nuggets. Poucos uniformes dividiram tanto as opiniões como os clássicos de Denver. Ame ou odeie, todos reconhecem a silhueta da cidade na frente das montanhas rochosas, com o arco-íris completando tudo. E o nome da equipe abaixo, número no peito, ficam perfeitos nessa extravagancia de cores.

Detroit Pistons

photo-collage (6)

Porque os Pistons fugiram desse visual nos anos 90 nunca saberei. Intimidar a Liga inteira em azul, vermelho e branco foi um arte para os Bad Boys. As Regras de Jordan pararam o deus das quadras pela última vez.

Golden State Warriors

photo-collage (7)

Os Warriors são os primeiros a não estarem em seu melhor, mas estarem bem ainda para classificarem o ano. O uniforme branco não chega perto do amarelo. Mas o número grande, ao lado do estado da Califórnia, deixa o time totalmente diferente do restante da NBA. Sem cair no erro dos exageros dos anos 90.

Houston Rockets

photo-collage (8)

As Torres Gêmeas dos Rockets, em contraste ao smallball de hoje, vestiam bem os lindos uniformes do time. Sério, Rockets, por que mudaram pra isso que vestem hoje? Quando voltaram para algo clássico como estes? Por favor? Rumores dizem que acontecerá em breve. Torço que estejam certos.

Indiana Pacers

photo-collage (9)

Outro time que não está no seu melhor ano, mas ainda assim, não veste algo que desclassifique o ano. Os Pacers vestiram coisas piores — oi uniformes dos anos 90–2000 — e colocar Reggie Miller em uma situação difícil sempre é bom.

Los Angeles Clippers

photo-collage (10)

O primeiro anodos Clippers em Los Angeles foi o melhor. Pelo menos na aparência dos atletas. Ainda com algo naval — o time começou em San Diego, poxa — nas letras, os detalhes dos números, só o que foge do look é o logo.

Los Angeles Lakers

photo-collage (11)

SHOWTIME! Não que o visual dos Lakers seja ruim hoje. Aliás, uma das melhores modernizações, se não contarmos com o branco e o preto, não Lakers. Mas nenhum time, talvez nem os Celtics, será tão reconhecido quanto Magic Johnson e seus Lakers. Seja de amarelo — nunca chamarei de dourado — ou de roxo, a maior franquia da NBA teve os melhores uniformes, no melhor ano de uniformes.

Milwaukee Bucks

photo-collage (12)

Por falar em arco-íris, não são só os Nuggets que tiveram um. Os Bucks também abraçaram as cores, mas o arco-íris era irlandês. A variação de verde, junto com o vermelho e as linhas simples dos números e nome da equipe fazem um dos melhores conjuntos da história da NBA. Tanto que o arco-íris irlandês voltou. Diferente, com azul, mas voltou!

New Jersey Nets

photo-collage (13)

Chegando da ABA, os Nets resolveram manter o colorido da divertida liga. Com os afros de Dr. J ao vento, os Nets mantiveram as cores e estrelas da bandeira americano por bastante tempo. E nunca deveriam ter desistido delas. O preto e branco sem graça de hoje em dia é uma ofensa à história de cores vibrantes dos Nets.

New York Knicks

photo-collage (14)

Infelizmente, Patrick Ewing e Bernard King não tiveram muito tempo juntos. Mas, o pouco que tiveram, vestiram essas maravilhas. Desde o visual clássico nas camisetas, até o NY e número grandes demais para os diminutos calções, nada era errado. Hoje, os Knicks voltaram para algo que lembra esses uniformes. Não tão pertos. Mas lembra. Até o azul é perfeito para a cidade.

Portland Trail Blazers

photo-collage (15)

Tem muito o que falar dos Blazers? Pouco mudaram. Pouco deveriam mudar. Os clássicos permanecem e espero que permaneçam por mais e mais anos.

Philadelphia 76ers

photo-collage (16)

Atrás da grande personalidade de Charles Barkley e da esplendorosa habilidade de Dr. J existia Moses Malone. Mo’ é a cara de Filadélfia. Trabalhador, quieto, sério. Assim como Malone, os uniformes dos Sixers também representavam Phila de maneira perfeita.

Phoenix Suns

photo-collage (17)

Antes da explosão solar, os Suns abraçaram forte o velho oeste. O dos filmes de faroeste. Na minha opinião, um dos melhores uniformes da história da NBA. As letras e o precursor da explosão solar no calção completem um time que não deve ter cinza, preto ou cores escuras em sua palheta. Afinal, eles são os Suns.

Kansas City/Sacramento Kings

photo-collage (18)

O nome do time no velho script famoso nos campos de beisebol. A coroa como ponto do “i”. O número gigante. O azul calcinha. E, para completar, o nome do jogador era embaixo do número das costas.

San Antonio Spurs

photo-collage (19)

Outro time que mudou pouco seguindo a máxima “se não está quebrado, não arrume”. Pela primeira vez, os Spurs foram com letras brancas no uniforme de visitante. Normalmente, o time usava letras pretas com contornos brancos. O número fora de centro no uniforme de casa veste bem George “Iceman” Gervin.

Seattle Supersonics

photo-collage (20)

Como eu gosto desses uniformes dos Sonics. Como eu gostava dos Sonics. Colocar o nome da equipe entre listras é uma maneira excelente de trazer criatividade para uniformes de basquete que tanto sofrem com a falta de tecido para fazer coisas diferentes.

Utah Jazz

photo-collage (21)

Verdade, o nome, a nota musical não gritam Utah, gritam New Orleans, onde o time vivia antes. Mas o “J” como uma nota musical é perfeito para o nome da franquia. Simples e ainda assim criativo. Como a dupla Karl Malone e John Stockton.

Washington Bullets

photo-collage (22)

Normalmente, o mundo da moda, listras horizontais são um faux pas. Mas, por algum motivo, os Bullets faziam funcionar. Agora, bem que os Wizards poderiam trazer o nome de volta.

--

--