O mais valioso de todos

The GOAT
thegoatbr
Published in
2 min readMay 4, 2015
curry3_mem_20150503_1

O melhor jogador no melhor time. O mais impressionante componente de uma avassaladora máquina, que construiu uma campanha de 67 vitórias e apenas 15 derrotas no ano. Stephen Curry é o Jogador Mais Valioso da temporada 2014–2015 da NBA, de acordo com diversos meios de comunicação dos Estados Unidos. Não foi muito difícil destacar o armador do Golden State Warriors para a premiação.

Mais do que qualquer número possa representar, Curry é o expoente de um time que assombra a liga. A liderança do armador em quadra não é muito representada pela maneira como fala com os outros. Curry é um líder técnico. Com o seu basquetebol de altíssimo nível, organiza diferentes estilos de posses dos Warriors, sejam contra-ataques ou de meia quadra, dando passes magistrais e acertando chutes de todo o tipo, levando o público da sempre barulhenta Oracle Arena à loucura.

Além disso, Steph é o porto seguro dos Warriors. É para ele que a torcida espera que deem a bola no último segundo. É dele que se espera a liderança para uma reação de 10, 15, 20 pontos em poucos minutos. Porque ele é um dos melhores pontuadores de todo o mundo. Sua facilidade para criar um arremesso, seja sobre um bloqueio, driblando o marcador ou até mesmo sem espaço algum, movimenta os Warriors.

É como se ele fosse a síntese do basquete apresentado por Golden State na temporada. Muito rápido, divertido, ousado, até certo ponto inconsequente, e extremamente fantástico. Às vezes, é simplesmente impossível acreditar nas coisas que Stephen Curry é capaz de fazer com uma bola de basquete nas mãos.

As suas médias de 23,8 pontos, 7,7 assistências, 4,3 rebotes e o aproveitamento de 44,3% da linha de 3 pontos (48,7% em chutes de toda a quadra) não conseguem traduzir o quão especial Curry foi esse ano. Talvez essas imagens da partida contra o Dallas Mavericks, em que Curry anotou 51 pontos e liderou seu time a uma grande virada, o façam melhor.

--

--