O que observar na Semana 17 da NFL?

The GOAT
thegoatbr
Published in
4 min readJan 2, 2016
1137378_1280x720

A temporada regular 2015–16 da NFL encerra-se neste domingo. Várias seeds ainda estão em disputa, alguns jogos inúteis irão acontecer e, em outros, os reservas podem acabar jogando bem mais tempo do que os titulares, afinal, também tem gente com vaga definida querendo fugir o máximo de lesões de última hora. Mas ainda assim, teremos emoções do último dia antes do caos dos playoffs iniciarem. Para muitos, os playoffs começam agora.

Talvez os dois embates mais aguardados são os que irão definir quem ficará com a última vaga de Wild Card da AFC. O New York Jets pode conquistar este espaço se vencer os Bills, em Buffalo, e dependem apenas de si. Como os Bills já não estão lutando por mais nada nesta temporada, apenas por seu orgulho, o favoritismo inteiro repousa sobre os braços dos Jets. O mais interessante, porém, é que quem pode impedir a equipe de New York de alcançar seu objetivo é um velho conhecido, Rex Ryan. Pode apostar que Ryan vai querer destruir essa felicidade.

O Pittsburgh Steelers irá para Cleveland e tentará vencer os confusos Browns. Mas para conseguir a vaga, além de fazer sua parte, terá de torcer pela derrota dos Jets. Os Steelers se meteram neste buraco após perderem para os rivais Baltimore Ravens na semana passada. Não é uma situação confortável. Se depender da lógica, Big Ben e companhia verão os playoffs de casa.

O título da NFC North se dará em um confronto direto entre Green Bay Packers e Minnesota Vikings, no último Sunday Night Football da temporada, no Lambeau Field. Aaron Rodgers não vem jogando bem. Aliás, é o caso do Green Bay Packers inteiro. Na semana passada, os Packers foram trucidados pelo Arizona Cardinals. Muito se pergunta como essa equipe irá se apresentar nos playoffs, se existe realmente alguma chance de levarem a melhor contra os dois mais favoritos da conferência, Cardinals e Carolina Panthers.

Os Vikings fazem uma temporada muito boa, muito graças a um jogador e a uma entidade. O jogador, claro, Adrian Peterson, que já soma 1418 jardas corridas e 10 TDs, ajudando a equipe a ter a quinta melhor marca de jogo corrido da liga, 137,3 jardas por jogo. A entidade é a defesa. São 12 interceptações forçadas e 38 sacks. Com a facilidade com a qual os Packers estão sucumbindo a defesas mais fortes, será interessante observar se os Vikings conseguem roubar esse título fora de casa. Hora de reagir, Rodgers.

153120742.0

O Denver Broncos já conquistou sua vaga nos playoffs, mas pode tentar a sorte grande e conquistar a AFC West e a vantagem de jogar em casa. Para isso, precisa vencer o fraco San Diego Chargers e torcer por um milagre em Miami, com uma derrota do New England Patriots para os Dolphins. Claro que sua parte é a mais fácil, mas por que não acreditar no vacilo alheio? Olha os Steelers…

Os Panthers, invictos até o último jogo contra o Atlanta Falcons, precisam vencer o seu jogo contra o Tampa Bay Buccaneers, que não deve ser uma tarefa muito difícil, para não perder sua vaga número 1 na NFC. Os Cardinals, caso vençam o Seattle Seahawks, com uma derrota dos Panthers, roubariam esta vaga e, consequentemente, o mando de campo. Mas se for para apostar, nada verá mudar para essas equipes. É capaz de vermos jogadores reservas nessas partidas, já que agora é mais hora de se preocupar em não se machucar. Uma mudança de cenário é improvável.

Por fim, temos a categoria hail mary, encabeçada pelo Indianapolis Colts. Com nova lesão de Andrew Luck, a equipe agora deve superar o Tennesse Titans, além de torcer por uma combinação de 8 resultados, incluindo vitória do Dolphins sobre os Pats, Bills sobre os Jets, Ravens sobre os Bengals e Raiders sobre os Chiefs. É melhor não esperar muita coisa…

Por curiosidade, vale observar como o Philadelphia Eagles irá reagir na partida contra o New York Giants após a demissão do técnico Chip Kelly no meio desta semana de ano novo. Os Giants, por sua vez, contarão com a volta de Odell Beckham Jr. no encerramento desta melancólica temporada.

Os duelos da semana (horário de Brasília):

(16:00 ESPN) New York Jets vs Buffalo Bills
(16:00 Esporte Interativo) New England Patriots vs Miami Dolphins
(16:00) New Orleans Saints vs Atlanta Falcons
(16:00) Baltimore Ravens vs Cincinnati Bengals
(16:00 ESPN+) Pittsburgh Steelers vs Cleveland Browns
(16:00) Jacksonville Jaguars vs Houston Texans
(16:00) Tennesse Titans vs Indianapolis Colts
(16:00) Washington Redskins vs Dallas Cowboys
(16:00) Philadelphia Eagles vs New York Giants
(16:00) Detroit Lions vs Chicago Bears
(19:25) Tampa Bay Buccaneers vs Carolina Panthers
(19:25) Oakland Raiders vs Kansas City Chiefs
(19:25) San Diego Chargers vs Denver Broncos
(19:25 ESPN) Seattle Seahawks vs Arizona Cardinals
(19:25) Saint Louis Rams vs San Francisco 49ers
(23:30 ESPN e Esporte Interativo) Minnesota Vikings vs Green Bay Packers

--

--