Pacotão da Semana 1 da NFL 2016–17

The GOAT
thegoatbr
Published in
9 min readSep 12, 2016
csgct_nxyaawoqr-jpg-large

O primeiro domingo recheado de jogos da NFL já rolou. Tivemos pela primeira vez na história três jogos no mesmo dia decididos por apenas 1 ponto, com diversas partidas decididas por menos de 1 touchdown de distância, surpresas e, claro, mais uma leva de protestos no desenrolar do hino norte-americano neste 11 de setembro de 2016.

Green Bay Packers @ Jacksonville Jaguars

Aaron Rodgers está de volta. Com exibição de gala de seu QB, os cabeças de queijo bateram os Jags por 27 a 23. Foram três touchdowns na conta de Rodgers, sendo dois por passe e um correndo, relembrando os dois anos que o mesmo ganhou o prêmio de MVP da liga.”Eu não acredito que tenhamos jogado muito bem ofensivamente, mas nós vencemos. É difícil vencer nesta liga. É difícil vencer fora de casa,” disse Rodgers, que concluiu o jogo com 20 passes completos de 34 para 199 jardas e teve a ajuda de Jordy Nelson em um dos TDs, que não jogava uma partida da temporada regular desde 2014.

Os Jags fizeram uma ótima partida e já mostram que estão seguindo um com caminho com Blake Bortles. Ele liderou um ataque perto do fim do jogo que poderia ter mudado o destino da partida, mas acabou falhando em quarta descida para 1 jarda na linha de 14 de ataque. “Nós meio que sabíamos o que eles iriam fazer. Eu deveria ter feito alguma coisa diferente. Era quarta para 1 jarda, então nós deveríamos ter convertido. Se você não consegue, você perde,” disse Bortles, que concluiu o jogo com 24 passes completos de 39 para 320 jardas, com um TD e uma interceptação.

Ah, e vale a pena ver esse passe pra TD de Rodgers para Davante Adams. VINTAGE!

arod-0

Cincinatti Bengals @ New York Jets

usa-today-9536556-0

Em uma das partidas decididas por apenas um ponto, aconteceu a vitória do visitante Bengals contra os Jets por 23x22, decidida por um field goal de 47 jardas de Mike Nugent, com 54 segundos para o final da partida. Andy Dalton arremessou pra 366 jardas e um TD, mas foi sackado SETE vezes. Maior marca de sua carreira e um péssimo sinal para o OL dos Bengals. Vencer este jogo mesmo levando 7 sacks foi um belíssimo feito. AJ Green foi o principal alvo de Dalton, recebendo 12 passes para 180 jardas e destruindo o CB Darrelle Revis, que antes do início da temporada foi eleito o melhor de sua posição. “Durante toda a semana todos estavam falando de AJ vs Darrelle. Revis é um jogador de primeiro categoria para o Hall da Fama. É uma honra para mim jogar contra ele. E estava apenas tentando fazer as jogadas corretas sempre que a bola vinha em minha direção,” disse Green.

Ryan Fitzpatrick concluiu o jogo com 19 passes completos de 35 tentados para 189 jardas e 2 TDs. Os nova-iorquinos tiveram três grandes problemas na partida. O primeiro deles foi a ineficiência de concluir jogadas quando perto da red zone, tendo qeu aceitar FGs no lugar de TDs. Tudo corria bem até a hora de confirmar sua melhor pontuação. Torna-se um problema a longo prazo. O segundo problema foi a péssima partida de Brandon Marshall, quebrando a sequência ofensiva do time inúmeras vezes durante a partida. Por fim, Nick Folk falhou demais. Errou um ponto extra no primeiro tempo, que pelo placar na partida nota-se que fez bastante falta, além disso teve um FG de 22 jardas bloqueado por Ross Martin. “Nós tivemos nossas oportunidades, nós estávamos vencendo no último quarto e não conseguimos fechar a porta,” disse Fitzpatrick.

Oakland Raiders @ New Orleans Saints

usa-today-9536575-0

O Raiders conseguiu ontem fazer algo que apenas outros três times conseguiram fazer na história: vencer um jogo com uma conversão de dois pontos no último minuto do jogo e o primeiro a fazer isto numa abertura de temporada. Foi uma vitória de 35x34 e, no lugar de Jack del Rio apensar pegar o seu ponto extra e ir para a prorrogação como é feito normalmente, ele comprou o risco com seus jogadores e foi pra vitória. “Todo mundo sabe a nossa estratégia. Eu não pedi por nenhum feedback naquele momento. Eu disse, ‘Quando nós pontuarmos aqui, nós vamos para a conversão e ganhar isso,” disse Del Rio, agora em sua segunda temporada treinando os Raiders. Era 14 pontos de desvantagem no segundo tempo e uma performance de 424 jardas com 4 TDs de Drew Brees para responder. Foram 22 pontos no último quarto para os Raiders conseguirem sua virada. Derek Carr finalizou com 319 jardas e um TD. Foram 167 jardas corridas pelos Raiders, com um TD de Latavius Murray e outro de Jamize Olawale. A conversão foi um passe de Carr para Michael Crabtree.

Brees foi magistral na partida. Foi seu 14º jogo com mais de 400 jardas, empatando com Peyton Manning. O QB dos Saints ainda comentou sobre a coragem de tentar a conversão. “Você vai ver isso de vez em quando. Você sente que está com o momentum em mãos, e então sente que é hora de vencer o jogo. Eu posso ver nosso time fazendo o mesmo”. Além de tudo, Brees estabeleceu um novo recorde de TD para a franquia, com um de 98 jardas para Brandin Cooks. “Ele parecia o Usain Bolt correndo pelo canto do campo,” disse Brees sobre Cooks.

San Diego Chargers @ Kansas City Chiefs

O jogo iniciou com um protesto solitário de Marcus Peters, CB dos Chiefs, levantando sua mão direita na execução do hino, fazendo alusão ao movimento iniciado por Colin Kaepernick que visa buscar atenção aos problemas raciais nos Estados Unidos. Importante pontuar que os protestos aconteceram em praticamente todas as partidas desta rodada.

Indo ao jogo, os Chiefs tiveram um primeiro tempo horrível. Saíram de campo perdendo por 21 a 3. O time estava sem harmonia, desencontrado e não apresentava sinais de melhora. Mas ela veio no segundo tempo, com o time fazendo 24 a 6 e empatando a partida em 27x27, causando a primeira prorrogação desta temporada, que foi vencida pelos Chiefs em uma jornada majestosa do QB Alex Smith, que não só liderou o último ataque como fez o TD da vitória. Foi a maior virada dos Chiefs em seus 56 anos de história. “Você terá alguns jogos como este que demonstram o seu caráter, demonstram seus culhões. Estou orgulho da forma como lidamos com isso. Eles tiveram confiança uns nos outros,” disse o técnico de Kansas, Andy Reid. O kicker brasileiro Cairo Santos contribuiu com dois FGs e três pontos extras, com 100% de aproveitamento em suas participações.

A queda de produção do San Diego Super Chargers iniciou após a séria lesão de Keenan Allen, que rompeu ligamento no joelho e pode perder o restante da temporada. Philip Rivers concluiu com 243 jardas e um TD. Os outros dois TDs foram feitos pelo criticado Melvin Gordon. Porém, a incapacidade dos Chargers de montar ataques no último período completamente destruíram as reações do time contra o crescimento dos Chiefs. “Você simplesmente não pode deixá-los voltar ao jogo. Nós temos que fechá-lo. Não é aceitável estar na frente por 24–3 e perder o jogo. Nós sabemos isso,” disse o OT Joe Barksdale.

New York Giants @ Dallas Cowboys

Desde 2014 não acontecia um TD pelo time dos Giants seguidos por uma salsa. Isso aconteceu.

salsa

Victor Cruz voltou! Pegue seus burritos, tacos e tortillas! E foi graças a esse TD que os Giants venceram os Cowboys neste clássico da divisão por 20x19. “Eu não consigo nem descrever o que estava acontecendo com meu corpo. Meu desejo, obviamente, era dançar. Todo mundo me apoiou todos os dias, todas as semanas que estávamos chegando perto da Semana 1. E então marcar um touchdown. Você não pode imaginar uma história melhor do que essa,” disse Cruz após o jogo. Eli Manning arremessou para três TDs na partida, para 207 jardas. Esse jogo também marcou a estreia do técnico Ben McAdoo, após 12 anos e dois Super Bowls sob o comando de Tom Coughlin.

Graças a lesão nas costas de Tony Romo na pré-temporada, a responsabilidade de reger o time neste início de temporada caiu nos ombros de Dak Prescott. E é possível dizer que ele não faz um trabalho ruim. O que mais chama atenção no jovem QB é sua compostura. E ele, apesar do pouco tempo, ainda conseguiu montar uma jogada interessante no momentos finais. Lançou um passe longo para Tarrence Williams, que falhou em sua movimentação. No lugar de sair do campo para parar o tempo e dar a possibilidade do ótimo Dan Bailey tentar o FG da vitória, ele permaneceu no campo, levou um tackle e o tempo correu. Fim de jogo. “O cara estava tentando fazer uma jogada. Você nunca quer falar mal de um cara tentando fazer um jogada,” disse Dak sobre Williams. O RB Ezekiel Elliott teve um TD na partida, mas foi segura para apenas 2,5 jardas por tentativa. Os Giants souberam lidar com o novato.

New England Patriots @ Arizona Cardinals

O Sunday Night Football nos deu uma surpreendente vitória de um remendado Patriots contra um favorito Cardinals, em Arizona, por 23x21. O jogo se apresentou até um pouco semelhante ao embate entre Panthers e Broncos, com os Cards até perdendo um FG decisivo no fim do jogo, de 47 jardas, vindos dos pés de Chandler Catanzaro. Mas o jogo marcou muito bem a boa execução de jogadas dos Pats, mesmo sem Tom Brady e Rob Gronkowski. Jimmy Garoppolo compeltou 24 de 33 passes para 264 jardas e quase sempre se mostrou seguro na partida. Julian Edelman foi primordial para isso, conquistando muitas primeiras descidas improváveis. “Independente de quem esteja jogando, nós temos confiança uns nos outros. Isso é algo bom que temos uns com os outros,” disse Garoppolo após o jogo.

Os Cardinals só mostraram lapsos do bom time da temporada passada. Mas um velho problema pareceu continuar: subestimar adversários com grandes desfalques. O jogo pareceu um flashback da partida dos Cardinals contra os Steelers com Landry Jones de QB. O time parece desinteressado, achando que a vitória vai aparecer na frente. Conteúdo para Bruce Arians trabalhar novamente. Além disso, Carson Palmer pareceu lento para entrar no jogo e teve várias decisões esquisitas, muitas chamadas iguais seguidas, fora de sintonia. Apesar disso, arremessou para 271 jardas e 2 TDs, ambos de Larry Fitzgerald, que fez isso:

ftz-0

David Johnson foi excelente na partida também, sendo a principal arma ofensiva do time junto com Larry. Foram 89 jardas terrestres e 43 aéreas pra ele. O técnico Bruce Arians se disse desapontado assim como os fãs com a derrota. E disse para dar mais uma semana para o time se ajustar. “Nós deveríamos ter vencido o jogo. Por pior que tenhamos jogado, nós deveríamos ter vencido,” disse o próprio Arians após a partida.

Outros resultados da Semana 1

Buffalo Bills 7 @ 13 Baltimore Ravens

Chicago Bears 14 @ 23 Houston Texans

Cleveland Browns 10 @ 29 Philadelphia Eagles

Tampa Bay Buccaneers 31 @ 24 Atlanta Falcons

Minnesota Vikings 25 @ 16 Tennessee Titans

Miami Dolphins 10 @ 12 Seattle Seahawks

Detroit Lions 39 @ 35 Indianapolis Colts

--

--