Ray Allen se despede das quadras

The GOAT
thegoatbr
Published in
2 min readNov 1, 2016

Em um belíssimo texto em formato de carta para o seu eu mais jovem, Ray Allen anunciou, via The Player’s Tribune, a sua aposentadoria como jogador de basquete. Allen não jogava desde 2013–14, em sua última jornada pelo Miami Heat. Depois disso continuou treinando e sempre aparecia em rumores para assinar por diversas franquias nos mais diversos moldes de contrato, mas nunca oficializou nenhum deles. Agora, alguns dias após o ínicio da temporada 2016–17, se junta a Kobe Bryant, Tim Duncan e seu ex-parceiro de Boston Celtics, Kevin Garnett, na lista de astros dos anos 90 que não estão mais na NBA.

Ray Ray foi 10 vezes All-Star da NBA e conquistou dois anéis de campeão, um com os Celtics, em 2008 e outro com o Heat, em 2013. É atualmente o recordista de bolas de 3 da liga, com 2973 cestas feitas e ainda lidera com uma certa folga, 413 na frente do segundo colocado. Em 2001, foi campeão do torneio de 3 pontos, quando ainda atuava pelo Milwaukee Bucks. Teve uma média de 18,9 pontos por jogo em 1300 jogos de temporada regular e arremessou com um aproveitamento de 89,4% nos lances livres, a sétima melhor marca da história da liga.

Danny Ainge, GM do Boston Celtics, soltou uma nota: “Como um dos melhores alas-armadores na história do basquete, Ray Allen definiu a palavra profissionalismo. Ray nasceu com um talento especial, mas foi a sua liderança, preparação incansável, e uma ética de trabalho epidêmica que o tornou em um grande companheiro e campeão. Nós não venceríamos o título de 2008 sem ele.”

Dwyane Wade também comentou: “Eu aprendi muito com Ray perto do fim de sua carreira, como ele cuidava do seu corpo, sua longevidade e sobre o que é necessário mentalmente e fisicamente. Ele teve uma carreira de Hall da Fama, cara. Ele nos encorajou a fazer coisas diferentes. Ele nos encorajou a cuidar de nossos corpos de uma forma diferente. Ele nos ensinou sobre comer de uma forma diferente e todos os outros tipos de coisas, cara. Ray foi, obviamente, um jogador de basquete inacreditável, mas eu acho que muitos de nós nos lembraremos dele como pessoa e o que ele significou para o nosso time.”

Além de todas suas conquistas, a última grande lembrança de Ray Allen em quadra é um dos maiores momentos da história da NBA: a bola de três no canto direito com 5.2 segundos para o fim do Jogo 6 das Finais de 2013, tirando o Miami Heat do inferno e os recolocando de novo na posição de sonhar e, no fim, comemorar um título.

Obrigado pelas lembranças, Ray. Ninguém vai esquecer da forma de arremesso mais bonita da NBA.

--

--