Resumão da semana 13 da NBA

The GOAT
thegoatbr
Published in
4 min readJan 25, 2016
81713_Drummond

Mais uma semana se passou. Mas, a 13ª semana da NBA não foi sem surpresas. Recordes bons, recordes ruins, retornos e demissões surpresas e o San Antonio Spurs… Bom, estes não surpreenderam ninguém.

The ATLien

Por algumas horas, esta foi a notícia da semana: Josh Smith retorna ao Houston Rockets. O Los Angeles Clippers recebeu US$456.921 e os direitos de Serhiy Lishchuk, a escolhe de 2º round de 2004 dos Rockets.

Na primeira partida de volta aos Rockets, Smith teve sua melhor pontuação na temporada. Em 23 minutos ele fez 16 pontos, convertendo 6–14 arremessos, 2–6 chutes de 3 pontos e 2–2 lances-livres. Ele também pegou três rebotes, deu dois tocos, roubou duas bolas e deu duas assistências.

Blatt? Blatt?

Uma das surpresas da semana foi a demissão de David Blatt. O treinador do Cleveland Cavaliers foi pego com as calças nas mãos. Apesar do recorde de 83–40 na temporada e meia que ele comandou o time de LeBron James, a falta de apoio do astro foi demais.

Com a saída de Blatt, Tyronn Lue ganhou o posto de treinador principal dos Cavs. Lue já falou que deseja correr mais. O que torna a troca de Kevin Love por Andrew Wiggins algo pior. Mais detalhes aqui.

Os titulares do All-Star Game

As votações foram encerradas e NBA anunciou os titulares do All-Star Game de 2016.

Leste: Kyle Lowry, Dwyane Wade, Paul George, Carmelo Anthony e LeBron James.

Oeste: Steph Curry, Russell Westbrook, Kawhi Leonard, Kobe Bryant e Kevin Durant.

Lowry e Leonard chegaram ao time titular nos últimos dias de votação. Carmelo Anthony ganhou a posição de Pau Gasol por 360 votos, a menor diferença na história do ASG. Curry liderou todas as votações e Kobe chegará ao seu 18º e último jogo.

Mais Listas

Além da lista do All-Star Game, mais duas encheram a semana da NBA. Primeiro, a lista que indica que jogador e equipe venderam mais camisetas no ano. A surpresa foi o novo Kristaps Porzingis em quarto.

A outra foi a lista da Forbes com o valor das 30 franquias da NBA. O New York Knicks retomou o primeiro lugar. Segundo a Forbes, apenas o Brooklyn Nets perdeu dinheiro.

Glossário

Para facilitar a vida de todos, o Bode começou a publicar glossários com os termos mais usados em posts. O de estatísticas avançadas (ajuda na foto abaixo) e locais da quadra já estão prontos. Mais por vir, em breve.

Cerrando as esporas

CLANK!

Andre Drummond perdeu o posto de titular no All-Star Game, mas bateu um recorde de Wilt Chamberlain que persistia desde 1967. Infelizmente, um recorde negativo. Drummond errou 23 lances-livres na vitória do Detroit Pistons sobre o Houston Rockets. Wilt havia errado 22.

O pivô dos Pistons chutou 36 lances-livres, terceiro lugar na história da NBA para mais chutes da linha da caridade. Dwight Howard lidera com 39.

Sobre o recorde, Drummond falou pouco, “Vencemos o jogo hoje”.

Melo um dos 30 maiores pontuadores

Carmelo Anhtony passou por dois grandes jogadores na lista de maiores pontuadores na história da NBA. Na vitória contra o Utah Jazz, quarta-feira, Melo passou por Larry Bird com um lance-livre na prorrogação. “É uma honra estar na lista”, disse depois da partida.

Alguns dias depois, com um de seus arremessos do pinch post, Melo passou por Gary Payton e é, no momento, o 30º maior pontuador da história da NBA. Anthony está a 377 pontos do próximo na lista, Clyde Drexler.

Harden e seus triplos-duplos

James Harden tornou-se o primeiro jogador do Houston Rockets a conseguir múltiplos triplos duplos com 15 rebotes desde Hakeem Olajuwon na temporada 1989–90.

Jogão da semana

Como ignorar uma partida com placar alto e um recorde? O Houston Rockets não foi um bom anfitrião para o Detroit Pistons. O time da casa cometeu 41 faltas, fez a equipe visitante chutar 59 lances-livres. O principal alvo das faltas foi Andre Drummon que arremessou vezes 36, errando 23 delas. Mesmo assim, os Pistons venceram por 123 a 114.

MVP da semana

DeMarcus Cousins: 3–0, 36 pontos, 52,6 FG%, 66,7 3PT%, 14,7 rebotes, 3,3 assistências, 1,7 roubadas e um toco por partida.

DeMarcusCousins-770x470

Muitos ainda preferem falar de sua atitude, que segue melhorando, mas, sem Boogie, o Sacramento Kings não teria chances nesta temporada. O pivô segue mostrando porque é candidato ao 1º time All-NBA e o melhor da posição na atualidade.

--

--