Resumão da semana 4 na NBA

The GOAT
thegoatbr
Published in
4 min readNov 24, 2015
mchale

Adivinha quem voltou? O Resumão da Semana da NBA do The GOAT! Prepare-se para ficar por dentro de tudo que rolou de mais importante na terceira semana na liga do melhor basquete do mundo.

Os Warriors vão perder um dia?

É sério, você não abriu o resumão da semana passada por engano. O Golden State Warriors continua sem perder. Foram quatro vitórias na última semana, incluindo uma virada incrível contra o Los Angeles Clippers fora de casa. Em meio a tudo isso, o comando técnico continua sob as rédeas de Luke Walton, que se mostra um treinador cada vez mais competente. Na próxima terça-feira (24), o time terá a chance de bater o recorde histórico de melhor início da NBA, igualado com o Washington Capitals e o Houston Rockets.

Os Sixers vão ganhar um dia?

Também não é repetição: o Philadelphia 76ers segue sem vencer um jogo sequer. Já são 14 derrotas em 14 jogos nessa temporada, o que credencia os 76ers a bater o recorde do Brooklyn Nets de pior início de temporada na história da NBA: em 2009–2010, os Nets começaram o ano com 18 derrotas em 18 jogos. Faltam apenas cinco para Philadelphia. Chegarão lá?

Caiu o primeiro

Não demorou muito para o primeiro técnico perder o emprego nessa temporada da NBA. 11 jogos depois de levar o Houston Rockets às Finais da Conferência Oeste, Kevin McHale foi demitido do comando da equipe texana. Nem mesmo a campanha na temporada anterior foi capaz de fazer o treinador resistir ao começo com quatro vitórias e sete derrotas.

Los Angeles Clippers?

Depois de começar a temporada com quatro vitórias, o Los Angeles Clippers parece ter perdido boa parte do rumo. Só nesta semana, foram três derrotas, para Warriors, Portland Trail Blazers e Toronto Raptors. Com isso, a equipe chegou a um recorde de menos de 50% de aproveitamento pela primeira vez na temporada, com 6–7.

Oeste selvagem? Nem tanto…

Na temporada 2014–2015, nove equipes da Conferência Oeste terminaram o ano com mais de 50% de aproveitamento, enquanto somente cinco conseguiram o mesmo no Leste. Neste ano, porém, o cenário parece ter se invertido. Ao fim da semana, 10 times venceram mais do que perderam no Leste, enquanto somente cinco haviam feito o mesmo no Oeste. Será que isso se mantém?

GODZINGIS

porzingis 2

O letão do New York Knicks não para de impressionar. Depois de se firmar como titular na equipe da Grande Maçã, Kristaps Porzingis atingiu um feito histórico na vitória dos Knicks sobre o Houston Rockets fora de casa. Foram 24 pontos, 14 rebotes e 7 tocos, o único jovem de até 20 anos a fazer isso além de Shaquille O’Neal. Nas duas oportunidades em que Shaq atingiu a marca, o Orlando Magic saiu com a derrota. Ao longo da semana, os Knicks, aliás, emplacaram uma sequência de quatro vitórias.

1.342 jogos depois

No 1.343º jogo de sua carreira, o ala-pivô Tim Duncan, do San Antonio Spurs, pela primeira vez terminou uma partida sem pelo menos um rebote. Na sua 19ª temporada na carreira, Duncan não conseguiu ficar com uma sobra na partida contra o New Orleans Pelicans, de Anthony Davis. Sinais dos tempos? Que nada. No jogo seguinte, contra o Memphis Grizzlies, Duncan anotou um duplo-duplo de pontos e rebotes.

Uma surpresa chamada Dallas Mavericks

No começo da temporada, o Dallas Mavericks não estava entre as equipes mais badaladas da Conferência Oeste. No entanto, o bom trabalho do técnico Rick Carlisle fez com que a franquia texana começasse o ano pegando fogo. Com Dirk rejuvenescido (18 pontos por jogo, convertendo 54% dos arremessos), a equipe chegou a uma campanha de nove vitórias e somente cinco derrotas, a terceira melhor em toda a conferência.

O jogão da semana

O jogão da semana não poderia ser outro: o duelo entre Golden State Warriors e Los Angeles Clippers no Staples Center. Após um primeiro quarto fulminante de Chris Paul (18 pontos), que era dúvida até minutos antes da partida, os Clippers chegaram a abrir 23 pontos de vantagem sobre os Warriors. Defendendo sua invencibilidade na temporada, Golden State conseguiu zerar e reverter essa diferença, com direito a 40 pontos e 11 rebotes do armador Stephen Curry.

MVP da Semana

Russell Westbrook: 37 pontos, 10 assistências, 6,3 rebotes e 3,3 roubos por jogo

westbrook

Westbrook não venceu todas as partidas da semana, mas, praticamente carregando o Oklahoma City Thunder nas costas, o jogador tem registrado números impressionantes demais para não serem notados. Foram duas vitórias e duas derrotas, mas há poucas coisas tão divertidas quanto assistir a Russell Westbrook tomar o jogo para si hoje em dia na NBA.

Menções honrosas

Stephen Curry: 30,8 pontos, 6 assistências, 5,5 rebotes, 4–0
LeBron James: 25,3 pontos, 5,7 assistências, 8,7 rebotes, 2–1

Classificação do Leste

  1. Cavaliers (11–3)
  2. Heat (9–4)
  3. Bulls (8–4)
  4. Pacers (8–5)
  5. Raptors (9–6)
  6. Hawks (9–6)
  7. Wizards (6–4)
  8. Hornets (8–6)
  9. Celtics (7–6)
  10. Knicks (8–7)
  11. Pistons (7–7)
  12. Bucks (6–8)
  13. Magic (6–8)
  14. Nets (3–11)
  15. Sixers (0–15)

Classificação do Oeste

  1. Warriors (15–0)
  2. Spurs (11–3)
  3. Mavericks (9–5)
  4. Thunder (9–6)
  5. Jazz (6–6)
  6. Grizzlies (7–7)
  7. Suns (7–7)
  8. Clippers (6–7)
  9. Timberwolves (6–8)
  10. Nuggets (6–8)
  11. Trail Blazers (6–9)
  12. Rockets (5–9)
  13. Kings (5–10)
  14. Pelicans (3–11)
  15. Lakers (2–11)

--

--