Resumão da semana 8 da NBA

The GOAT
thegoatbr
Published in
4 min readDec 21, 2015
kevin durant clippers

Cá estamos outra vez para mais um resumão da NBA, que chega à sua oitava semana na temporada 2015–2016. Como não poderia deixar de ser, o GOAT traz o que de mais importante aconteceu nesses sete dias de basquetebol:

Rajon Rondo é punido por homofobia

Um relatório da NBA revelou que o armador do Sacramento Kings, Rajon Rondo, usou ofensas homofóbicas para agredir verbalmente o árbitro Billy Kennedy na partida entre os Kings e o Boston Celtics, no dia 3 de dezembro: “Você é uma bicha, seu filho da p***”, disse Rondo. O jogador foi punido com um jogo de suspensão e, em sua conta oficial do Twitter, fez algo parecido com um pedido de desculpas, afirmando que suas palavras foram fruto de frustração e que não refletem seu pensamento sobre a comunidade LGBT. O vice-presidente de basquete da franquia, Vlade Divac, assim como o dono do time, Vivek Ranadive, afirmaram que a conduta de Rondo não tem nada a ver com a cultura dos Kings e que não é exemplo do mundo em que querem viver, reafirmando um pedido de desculpas de Sacramento ao árbitro.

Billy Kennedy responde Rondo

Em resposta ao acontecido, o árbitro rebateu Rondo e ainda tornou pública sua homossexualidade: “Sou orgulhoso de ser um árbitro da NBA e de ser um homem gay. Estou seguindo o caminho de outros que identificaram a si mesmos na esperança de que isso mande uma mensagem para jovens homens e mulheres no esporte: não deixe que ninguém o faça se sentir envergonhado do que você é”.

Roupa suja em Chicago

Após duas derrotas seguidas em duas noites, o ala Jimmy Butler, do Chicago Bulls, não se incomodou em criticar publicamente o técnico Fred Hoiberg, que chegou à NBA nesta temporada: “Eu sei que ele tem um temperamento mais tranquilo, e respeito isso. Mas quando alguém faz algo de errado, ele tem que cobrar esses caras. Eu, inclusive”. O comentário não foi bem recebido pelo pivô Joakim Noah, que disse preferir que esse tipo de assunto seja mantido no vestiário. De acordo com Butler, após a entrevista, o time se reuniu e conversou sobre o ocorrido, aceitando-o como um líder.

Kevin Durant

Bem, se restava alguma dúvida, Kevin Durant está de volta. O jogador congelou o Los Angeles Clippers em um jogo emocionante, com uma cesta e um toco no final do jogo para sacramentar a vitória por 100 a 99. Foram 24 pontos, 9 rebotes e 7 assistências. Conforme a temporada passa, KD alonga sua musculatura, começa a entender o sistema do técnico Billy Donovan e se prepara para os playoffs. Que os adversários fiquem de olho.

Cavs recarregados

Finalmente, o Cleveland Cavaliers está com a trupe completa para a temporada 2015–2016. Ausente desde o jogo 1 das Finais em 2014–2015, o armador Kyrie Irving voltou ao time na partida do último domingo, na vitória por 108 a 86 sobre o Philadelphia 76ers. Irving teve uma noite discreta, com 12 pontos, 4 assistências e 1 rebote em 17 minutos, mas seu retorno é fundamental para as pretensões de Cleveland na temporada.

“Vingança” dos Warriors

Aparentemente, o Golden State Warriors não digeriu muito bem o fato de que o Milwaukee Bucks comemorou bastante sua vitória sobre os Warriors na semana anterior. O reencontro entre as equipes, em Oakland, foi precedido de muita provocação pelos jogadores de Golden State, que gostaram de lembrar o quanto estão melhores na classificação e como são os atuais campeões da NBA. Durante a partida, os Bucks reafirmaram o bom encaixe contra os Warriors, e chegaram a abrir dois dígitos de vantagem. Mas Golden State venceu o último quarto por 17 pontos e ficou com a vitória no fim, que teve troca de empurrões entre Draymond Green e OJ Mayo.

Um Kobe Bryant retrô

Com todas as ressalvas pela amostra pequena, o ala-armador Kobe Bryant deu sinais de que pode jogar um basquete acima do aceitável ainda nesta temporada, que será sua última na NBA. Ao longo da semana, completou uma sequência de seis partidas eficientes pelos Lakers, até não atuar contra o Oklahoma City Thunder por problemas físicos. Nos seis jogos, acumulou médias de 18,8 pontos, 5,5 rebotes e 4 assistências, chutando 48,9% da quadra.

Jogão da semana

Quatro prorrogações. Quatro. Prorrogações. Esse foi o tamanho do equilíbrio de Detroit Pistons e Chicago Bulls, na partida disputada em Chicago e vencida por Detroit por 147 a 144. O clássico dos anos 90 foi a quatro tempos extras e resultou em números superlativos para vários jogadores. Andre Drummond terminou com 33 pontos e 21 rebotes, Reggie Jackson com 31 pontos e 13 assistências; Jimmy Butler fez 43 pontos, Derrick Rose, 34. Pau Gasol terminou a partida com 30 pontos e 15 rebotes. “Uau. Eu não tenho palavras para descrever este jogo”, foi o que disse Drummond após a partida. Talvez nenhum de nós tenha, Dre.

MVP da semana

Reggie Jackson: 29,3 pontos, 7,7 assistências, 6,3 rebotes, 45,9 %FG, 2–1

reggie jax

O protagonista da semana foi também o protagonista da grande partida destes sete dias. Reggie Jackson tem se firmado cada vez mais como um dos melhores armadores da Conferência Leste. Reggie acumulou quase 30 pontos por partida durante a semana e foi um dos líderes das duas vitórias em três jogos do Detroit Pistons.

--

--