Russell Westbrook, o Thunder mais importante da temporada

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readNov 17, 2015
tumblr_nxt6t2yzW31s3gys4o1_400

Enquanto a NBA e imprensa em geral se ocupam em vangloriar a temporada de Steph Curry, não sem motivos, um dos armadores mais odiados da Liga começa a temporada desapercebidamente bem. Russell Westbrook, armador do Oklahoma City Thunder, está fazendo história na temporada atual. Mas é esquecido, até aqui.

Neste início de temporada, e sim, são poucas partidas, Russ tem feito história. Ninguém na NBA teve médias de 26+ pontos, 10+ assistências, 7,5+ rebotes e 2+ roubadas por jogo — segundo Basketball-Reference. Ainda segundo bballref, Oscar Robertson foi o único a ter temporadas parecidas. Infelizmente, na época não faziam estatísticas de roubadas, deixando Russ sozinho nessas 2+ por partida.

tumblr_nxgflv1HMf1s3gys4o1_400

WesTO. Este é o apelido que Russ recebeu por algum tempo. Alguns, ainda resistem ao seu jogo e seguem o chamando assim. Com Russell em quadra, o Thunder comete menos turnovers do que quando ele senta. O time tem mais assistências e um média de assistências por TO maior.

Ele cuida da bola, distribui e faz do Thunder um time melhor. WesTO? Hora de enterrar o apelido.

Quando o time mais precisa dele, ele aparece. Como visitante, o armador converte mais que as metades de seus arremessos. Com o calor da torcida adversária, uma quadra estranha, Russell dá seu melhor. Além de mais efetivo, pega mais rebotes, dá mais assistências.

tumblr_nxgfkgdhWF1s3gys4o1_400

Uma coisa incrível, que pode ser de momento, mas Westbrook é mais importante para o time do que Kevin Durant. Por que de momento? KD segue lutando contra lesões. Claro que os dois tem um impacto imenso no time, mas, por enquanto, OKC perde mais sem Russ do que KD.

O Thuder tem um NetRtg de 13,7 com Russ em quadra, bem parecido com o 13,3 de KD, quando em quadra. A diferença maior aparece quando os dois deixam a quadra. Sem Westbrook, OKC fica -13,1, e apenas -1,4 sem Durant. Se KD nunca mais for o mesmo, ser outro Penny Hardaway ou Grant Hill, OKC parece estar em boas mãos.

tumblr_nxgf13j6Rq1s3gys4o1_400

Nas últimas duas temporadas, a NBA viu 10 partidas com um jogador fazendo 40 pontos e dando 10 assistências. Westbrook, o “fominha”, tem metade delas sozinho. Mesmo quando pontua ele não deixa de alimentar seus companheiros de equipe. E são estes espaços criados pelo armador que fazem com que o time siga sendo perigoso.

Atacando o aro sem cessar, colocando sua intensidade no coração, Russell muda o jogo apenas por estar em quadra. Com ele, times não podem focar em KD ou Serge Ibaka. Com ele, uma enterrada impressionante sempre é um perigo constante. Com ele, o Thunder é um time melhor.

tumblr_nxxiddk7ho1s3gys4o1_400

--

--