Sem perder a majestade

The GOAT
thegoatbr
Published in
3 min readMay 11, 2015
CErXXeyVAAAiF4W

“Cara, que jogo chato, ninguém jogando especialmente bem e parQUE BOLA ROSE!!! Mas pô, jogo empatado, não merecemos uma prorrogação. Olha o LeBron reclamando. Deixa eu postar aquela foto dele chorando. Nah, melhor deixar pra depois. Sim, Sá, eles estão revisando o tempo, cara. Olha a reposição de boLEBRON JAMES BIG ONIONS!!!!”

Essa foi minha reação nos últimos segundos da vitória por 86 a 84 do Cleveland Cavaliers em cima do Chicago Bulls, conquistada em um arremesso no estouro do cronômetro de LeBron James. Foi o terceiro dia consecutivo com partidas sendo decididas no último segundo. Dessa vez, os Cavs empataram a série em 2 a 2.

O jogo 4 começou com um show do genial Kanye West. E, até os últimos segundos, esse foi o único show na quadra. James não chutou bem — 25 pontos em 30 arremessos — e cometeu muitos turnovers — 8 — apesar dos 14 rebotes e das 8 assistências. Kyrie Irving, que jogou com uma torção no pé (mas quem está 100% nos playoffs?), sumiu em quadra.

O que fez a diferença para os Cavs foi a dupla de garrafão Timofey Mozgov e Tristan Thompson. Eles não deixaram os Bulls, sem Pau Gasol, dominarem o garrafão em momento algum do jogo. Chicago fez apenas 32 pontos na área pintada, muito graças à dupla. James venceu o jogo, mas Mozgov e Thompson mantiveram os Cavs nele.

Em uma partida de jogadas trabalhadas, os ataques afundaram. Cavs e Bulls trocaram vários momentos sem pontuar. Chicago teve chances de enfiar o pé no pescoço dos Cavs, mas o — pouco -poderio ofensivo não permitiu.

Sem Gasol, e com Jimmy Butler bem marcado por James, Derrick Rose ficou sozinho tentando pontuar. E o armador jogou bem demais! Talvez esse seja o novo Rose. Apesar de uma bandeja maravilhosa, ele não definiu bem no aro. Mas de longa e média distância, foi magistral. Sem a explosão de outros tempos, Rose está adaptando seu jogo muito bem.

Até o final da partida, com o estupendo chute de James, foi uma sucessão de erros. Primeiro, David Blatt quase acabou com as chances dos Cavs pedindo um tempo que o time não tinha. Por sorte, a arbitragem não viu. Depois, James forçou a bola, dando três tapas em Butler, e pode ter recebido uma falta de Joakim Noah, não marcada. Os árbitros revisaram o relógio, mudando de 0,8 s para 1,5 s. James recebeu a bola e:

O erro de Butler: por não estar ligado, ele perdeu a disparada para James. Depois do início distraído de jogada, Butler fez tudo o que podia para parar James, mas aí já era tarde demais. O erro de Taj Gibson: com 1,5 s, Gibson não deveria se preocupar tanto com a reposição de bola. O ala-pivô deveria ter ajudado Butler na marcação. James não teria tempo para passar.

Após a partida, James admitiu que essa não era a jogada pedida por Blatt. “Eu risquei [a jogada planejada por Blatt]. Disse, ‘me dê a bola’. Ou a gente iria para a prorrogação ou venceria o jogo para a gente”.

E James venceu.

--

--