Shaq dominaria a ~NBA Moderna~

HitTheGlass
thegoatbr
Published in
4 min readDec 22, 2018

A galera mais nova considera quem começou a ver NBA nos anos 80/90 chata. Entre muitos motivos, achar que o auge da liga aconteceu décadas atrás é um deles. Isso gera muitos debates sobre qual jogador antigo dominaria a ~NBA Moderna~; essa NBA de pouco contato, menos defesa, só chute de 3 pontos. Um dos jogadores que mais gera discussão é Shaquille O’Neal. Essa discussão é idiota. MUITO idiota! Dito isso, volto para o mundo da escrita numa tentativa desesperada de acabar com essa bobagem.

Uma das razões para a dúvida sobre Shaq em uma NBA de hoje em dia é a ideia errada de quem é o Mais Dominante de Todos os Tempos — a partir de agora chamado de MDE sempre que necessário. É inglês, cara! Mim acher a definição se você não sabe. Essa turma millennial lembra de Shaq em final de carreira. Peso alto e pouca mobilidade são as memórias mais recentes, e o mais recente sempre ganha. Eles esquecem de alguns fatos básico: Shaq sempre foi ágil e rápido, apesar do peso; Shaq ganhou peso para conseguir trombar com os pivôs fortes dos anos 90. Tendo em vista que não temos mais Patrick Ewings, Alonzo Mournings, Dikembe Mutombo Mpolondo Mukamba Jean-Jacques Wamutombos (sim, só queria tirar onda que sei o nome dele inteiro), é óbvio que Shaq poderia manter a forma mais esguia, mas ainda assim forte demais, dos tempos de Orlando Magic.

Esse Shaq entra como uma luva no mundo da NBA atual. Rápido, forte, com um arremesso decente de uma certa distância, ótima visão de quadra. E é hora de educar vocês, seus mimados!

Antes de mais nada, vamos falar de posicionamento. Vejam o vídeo abaixo:

Shaq faz tudo para conseguir uma posição boa, cedo. Assim que ele consegue, BBQ CHICKEN ALERT!, o defensor não tem chances. Antonio Davis, o ala-pivô do Indiana Pacers aqui, era um cara forte, com ótimo trabalho defensivo. Shaq comeu ele com aveia.

O primeiro objetivo do Shaq 2K19 — o Shaq na NBA moderna — seria conseguir um bom posicionamento perto do aro. Caso não rolasse, repost:

Viram como Shaq devolve a bola pro perímetro e, imediatamente, busca uma posição mais perto do aro? Esse é o repost. Outro exemplo:

Essa arma seria mortal em uma NBA que valoriza tanto o chute de 3. Um time é obrigado a dobrar a marcação no Shaq. Assim que dobram, Shaq não tem problemas em passar; e assim que passa ele busca posição mais perto do aro.

Outra mania perdida do Shaq era correr no contra-ataque para chegar antes do marcador na posição melhor. Olha só:

Shaq defendeu o aro, correu liderando o contra-ataque e mostrou sua excelente visão de passe.

Outro exemplo:

Shaq saiu no perímetro, ajudou no pick and roll, voltou pra defesa, correu para o contra-ataque. Não deu muito certo o final dessa jogada, mas o potencial apareceu.

O’Neal sempre teve uma visão de quadra subvalorizada. Sempre gostou de passar para o cara livre. Como ele diria, “se eu estou sendo marcado por dois, tem alguém livre em quadra”. O próximo clipe não é perfeito, mas mostra um pouco de sua visão e de um arremesso que ele viria a dominar:

Recebeu a bola em ótima posição. Pela sua habilidade, a marcação triplicou. Shaq não exitou em passar. Depois do rebote ofensivo, ele mostrou um arremesso com giro que virou craque em sua carreira, apesar de ter errado esse.

Outra parte, e elas têm a ver uma com a outra. Olha como a galera TÊM que prestar atenção em alguém como o Diesel:

Jeff Turner tem -50 de velocidade. Com a presença do Shaq ele conseguiu um espaço pra infiltrar. Isso se chama gravidade!

Imagina Shaq cercado de queimadores de 3 pontos. 3D Dennis Scott chutava bem, mas não tinha a liberdade de hoje em dia. Imagina defesa dobrando, triplicando no Shaq e ele cercado de arremessadores. Jason Vorhees.

A mobilidade de O’Neal em quadra seria outra vantagem na ~NBA Moderna~.

Esse vídeo já incorpora o repost, facilidade do Shaq em passar e a mobilidade. Olha a facilidade dele atravessar o garrafão pra pegar o rebote e pontuar. Outra?

Posição funda, 2,16 m de altura, uns 115 kg e dando up & under. Mais? Tem.

Shaq corre mais que todo mundo, busca posição cedo, gira rápido. DUNK!

Shaq usa sua força pra desequilibrar o marcador. Giro rápido. Dois pontos na finesse.

Mais gente. Mais! Mais!

Um rápido Dream Shake e o arremesso. Eu disse que ele metia esse chute.

Visão de quadra?

Toma! No look pass!

Mais visão de quadra:

Rebote e início de contra-ataque. Mamão com açúcar pro Diesel.

Pra finalizar, uma jogada bem moderna, na moda, o pick and roll:

Imagina ter que passar pelo pick do Shaq… Só imagina. E a sorte acompanha os craques. Mas ele iniciou a jogada e é um alvo perfeito.

Shaq não seria um bom jogador. Ele dominaria a NBA hoje em dia. Poderia não ter arremesso de longe, mas trabalhava cedo pra conseguir a posição boa, tinha habilidade pra cavar suas jogadas, sem forçar, e encontrar companheiros.

A NBA seria o parque de diversões do MDE. Respeite o passado.

--

--

HitTheGlass
thegoatbr

NBA, NCAA, NBB, FIBA, música, filmes, um pouco de NFL, muito sarcasmo. NBA Blog Squad: http://www.nba.com/brasil/blog/borges_archive.html e-mail: hittheglassblo