Uma rosa com qualquer outro nome

The GOAT
thegoatbr
Published in
2 min readMay 5, 2015
635663668928148458-2015-05-04-Cavs-Bulls1

Desde que Derrick Rose entrou na NBA sempre se disse que a melhor maneira de marcá-lo é dar o chute de 3 pontos para o armador. A estratégia não funcionou no jogo 1 entre Chicago Bulls e Cleveland Cavaliers, vencido por Chicago por 99 a 92. Aliás, Rose tem impressionado pelos chutes de 3 pontos nos playoffs. Será que temos um novo Rose? Se for o caso, boas-vindas ao novo líder Rose que chuta bolas de 3 bem.

Não foi um jogo típico dele. Talvez passe a ser. Após repetidas lesões, é refrescante ver Rose decidindo o jogo com arremessos de meia e longa distância. Claro que vê-lo atacar a cesta é mais divertido, mas seria uma pena ver sua carreira ser cortada no meio por lesões. É uma mudança necessária.

Quando Rose falhou — aproveitou apenas um de seus sete arremessos no quarto final — Jimmy Butler, como foi em toda temporada, carregou o time. O ala-armador fez nove de seus 20 pontos no quarto período. Entre eles, um chute no garrafão que colocou a partida longe do alcance dos Cavs.

Pau Gasol teve um banquete contra Tristan Thompson. Sem os longos braços de Kevin Love no caminho, o espanhol não teve trabalho para pontuar repetidas vezes e pegar rebote atrás de rebote. Por algum motivo, David Blatt deixou LeBron James em Joakim Noah quando o ala seria a melhor opção para marcar Gasol.

A tarefa de marcar Noah atrapalhou James no início da partida. A ideia era deixar James solto para ajudar quando julgasse necessário, já que, Noah não apresenta perigo ofensivo. O julgamento de LBJ parecia fora de esquadro. Diversas vezes trocou a marcação rápido demais, quebrando a defesa dos Cavs.

Depois de um tempo, o melhor jogador do mundo perdeu a ansiedade e teve mais um bom jogo, apesar do aproveitamento baixo e turnovers exagerados. Sem Love e JR Smith, James terá que dominar a partida cedo e seguidas vezes na série. E parar de economizar energia na defesa. Os Cavs precisam de mais do que James está dando.

Ofensivamente, Kyrie Irving manteve os Cavs na partida. Seus 14 pontos no segundo quarto foram essenciais. Defensivamente… TSC TSC TSC. Os Bulls deram uma clínica de pick and rolls enquanto Irving e Timofey Mosgov perseguiam Rose ou Gasol desordenadamente.

Cleveland tentou conter o pick and roll colocando James para marcar Rose. O resultado?

Os Cavs precisam desesperadamente de JR Smith nessa série. E isso nunca é bom. O jogo 2 será na quarta-feira.

--

--