UI/UX e consumo consciente

Theogenes Costa (THEO)
THEOcomH

--

Prototipando um aplicativo culinário em pouquíssimo tempo!

Esse foi um dos desafios que Miguel me passou para entrar na Inventos Digitais: explicar um de meus projetos de UI/UX para minha mãe em no máximo 15 slides do PowerPoint ou Google Apresentações. Eu adorei a tarefa porque minha mãe na verdade nunca soube exatamente o que eu fazia, então acreditei ser uma excelente oportunidade. Estudei na UFPE (Universidade Federal de Pernambuco) e esse foi o meu primeiro projeto de interfaces.

Pesquisa da EMPRABA com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (2019)

Temos um grande problema que se arrasta há décadas! O Brasil é um dos maiores produtores de alimentos da América Latina mas também o que mais desperdiça. Uma pesquisa da União Europeia publicada em 2017, por exemplo, revelou que na Alemanha, Espanha, Holanda e Hungria são desperdiçados, em média, 439 gramas de comida por domicílio por semana, enquanto no Brasil são 353 gramas por domicílio por dia.

Que tal um app (ou web app) para te ajudar a não desperdiçar comida?

Eu AMO gifs! rs

Fiz uma breve pesquisa para defender minha ideia e descobri que…

“Pois é, mãe… precisamos levantar dados!”

… as pessoas na minha rede de contatos têm usado seus smartphones com bastante frequência enquanto cozinham, seja para resgatar uma receita que salvou no Instagram ou tirar dúvidas sobre o preparo de um prato pesquisando no Google.

Já conhece o MESA BRASIL do SESC?

O Mesa Brasil Sesc é uma Rede nacional de Bancos de Alimentos que atua contra a fome e o desperdício. É formada por mais de 3.000 parceiros doadores (produtores rurais, atacadistas e varejistas, centrais de distribuição e abastecimento e indústrias de alimentos, além de empresas de diversos ramos de atividade), que doam seus excedentes de produção, alimentos fora dos padrões de comercialização, mas em condições seguras, próprios para o consumo. Recursos financeiros, serviços de logística e ação voluntária também agregam nesse Programa de solidariedade.

O programa atende prioritariamente pessoas em situação de vulnerabilidade social e nutricional assistidas por entidades sociais cadastradas. Além disso, também atua em caráter emergencial com um trabalho de logística humanitária, mobilizando parceiros, arrecadando e distribuindo doações para pessoas atingidas por calamidades em todo o país.

Além disso, o Mesa Brasil Sesc possui um banco de dados com diversas receitas aproveitar alimentos por completo, sem desperdícios!

Facilitar o acesso para evitar desperdício!
Protótipo de baixa fidelidade.

A intenção é que os usuários insiram no mínimo dois os ingredientes que tenham na geladeira, armário ou dispensa. O app busca no banco de receitas do Mesa Brasil Sesc quais os pratos possíveis de serem preparados com os ingredientes que o usuário já tem na cozinha.

Protótipo com microinterações.
Agora minha mãe sabe o que são mockups! rs

Quer ver como ficou?

Você pode conferir o protótipo com microinterações em Marvel tocando aqui e se quiser conferir a série de slides que eu apresentei para minha mãe, basta tocar aqui. (:

--

--