Troca de pele

Thiago Duarte
Thiago Duarte
2 min readOct 13, 2015

--

Hoje faz 512 dias que estou no Rio de Janeiro. Depois de tanto tempo não posso dizer que tudo está certo, que estou totalmente adaptado. Mas acho que meu maior erro nesse tempo foi achar que um dia iria me sentir em casa e que tudo voltaria ao normal.

Mas adivinhe: o normal é o que eu vivo agora. Daqui a alguns anos estarei mais tempo aqui ou em qualquer outra cidade do que já vivi em Belo Horizonte, uma cidade que amo, mas não pretendo voltar. Voltar para lá seria um símbolo de retrocesso, pois eu sai justamente porque era uma cidade que já não tinha mais lugar para mim.

Não quero dizer que quem volta para suas cidades fracassou, as vezes realmente você não se adapta, ou recebe uma oportunidade ótima para ficar junto da sua família, só não acredito que vá ser meu caso um dia.

Agora uma coisa que é muito importante: estou feliz por como as coisas tem andado e me sinto parte da cidade, o que na última vez que escrevi por aqui, era um sentimento que imaginava que nunca teria.

Uma nova fase da minha vida no Rio

Não cheguei a citar aqui eu acho, mas agora moro com alguns antigos conhecidos que fiz no NDesign que tive o prazer de ajudar a organizar em Belo Horizonte. E mesmo tendo sido um ano do caralho morando sozinho, acho que precisava de um tempo com mais pessoas. Afinal, já basta estar sozinho em uma cidade com dezenas de milhões de pessoas, não preciso de toda a privacidade do mundo que tinha no meu outro apartamento.

Outra vantagem da minha mudança: Economia. Agora eu saio mais e posso conhecer novas pessoas, distrair minha cabeça e viver mais o presente ao invés de pensar em como as coisas podem ser no futuro.

Pensar no futuro. Isso sim é realmente supervalorizado. Eu não sei como as coisas estarão amanhã, se estarei no Rio, se estarei no Brasil ou se estarei vivo. Uma coisa que eu sei é que aonde eu estiver tenha feito o meu melhor seja ano passado ou nas últimas 24h.

--

--