Vende-se designer

Thiago Duarte
Thiago Duarte
Published in
3 min readOct 13, 2015

Eu não escrevi errado (ou escrevi). Estou aqui para vender um designer:

Que encontra soluções para problemas ou deixa essas soluções mais amigáveis. Que pode otimizar o seu produto ou serviço. Que entende o usuário como um ser humano. Que quer ganhar dinheiro, assim como você. Que estudou para isso. Que merece respeito. Que transforma o seu objetivo em ideias e depois em realidade.

Quantos designers você vê na rua que te fazem pensar nessas características a primeira vista? Muitos? Poucos? Nenhum?

Conversando com o Darío Velasco e o Martuse Fornaciari umas semanas atrás, falamos sobre um assunto que ainda pega na ferida de alguns profissionais: como ele se apresenta.

Das roupas aos alargadores e tatuagens, os designers já foram mais “bichos” do que hoje. Mas ainda temos muito a mudar, principalmente se você trabalha como freelancer.

Aberto para Negócios

Ser freelancer nada mais é do que ser um produto a venda 24 horas por dia e você tem que estar preparado para conquistar seu cliente a primeira vista.

Uma vez durante uma experiência que tive ao trabalhar em uma empresa de consultoria, aonde eu tinha que ir trabalhar com roupa social e sapato, meu chefe me viu indo embora da empresa após trocar de roupa (camiseta, tênis, boné). Me perguntou porque eu estava vestido daquele jeito e eu lhe disse que tinha terminado o trabalho e estava indo para casa mais confortável. Ele então me disse:

Se você sair daqui e encontrar um conhecido que não vê a muito tempo. Você acha que ele irá acreditar que é um executivo? E se ele tiver uma empresa que estiver precisando de nossos serviços, acha que ele te contrataria?

Na época não dei muita atenção para o que ele me disse, afinal, a empresa era dele e eu não via com os mesmos olhos. Mas comofreelancer não é difícil fazer uma relação: você acha que a pessoa com quem você está conversando te contrataria?

Vista melhores roupas

Claro que não estou falando de roupas de marca, ou de andar por aí de terno todos os dias da sua vida. Porém como freela você tem que se apresentar melhor para as pessoas. Uma camisa com piadas nerds pode fazer muito sucesso em sua faculdade, mas dificilmente será levada a “sério” pelo seu provável cliente. Você é um profissional e assim como qualquer outro, tem que ser respeitado, e alguns só te respeitarão se você fizer ou parecer merecer.

Não vou ficar aqui cagando regra para como você deve se vestir, só fique mais atento: não use roupas que te façam parecer… digamos assim:

Eu, Yago, André, Letícia, Guto e Rafael. Foto: Enfatias

Utilize também a terminologia técnica

Quando conversando com pessoas que não são designers, principalmente se for o seu cliente, utilize sim a terminologia técnica e depois explique de uma maneira facilitada, mesmo que não te perguntem.

Você irá passar a impressão de que entende melhor do assunto (tomara que entenda mesmo!) e evitará ser o chato que fica vomitando termos que as vezes fazem a pessoa ficar com vergonha de perguntar e acabará não entendendo. Explicando-os, ninguém será feito de bobo.

Seja discreto

Eu adoro tatuagens, piercings, cores chamativas. Infelizmente isso pode tirar um pouco de sua credibilidade frente ao seu cliente.

A quase totalidade das pessoas que tem um negócio de sucesso tentam se manter low profile nesse quesito. Evitar ter alargadores de 100mm e tatuagens por todo o corpo é interessante.

Lembre-se que as pessoas vão saber que você é criativo pelas suas ideias, pelo o que irá conversar com elas. Você não precisa bombardea-la com essas informações visuais.

Andrew Wilkinson (Metalab Design), Gustavo Greco (Greco Design) e Alexandre Estanislau (Bolt Brasil). Foto: Divulgação.

Não concorda?

A maneira mais simples de saber se algo vai funcionar ou não, é experimentando. Tente durante uns meses, não tenha medo de errar.

É um fato que nossa sociedade está julgando a tudo e a todos, 24 horas por dia. E mesmo que pessoalmente você não ligue para isso, você como freelancer pode não pensar a mesma coisa.

Originalmente postado em 11 Dec 13 @ 23:21.

--

--