Indignação: cartela de cores #061

Sim, essa semana me encontrei bastante encanado nas cores, nas diversas misturas que elas proporcionam e os diferentes visuais que podemos explorar. Ainda vivo naquele limbo bem besta de aproveitar as cartelas lindas de cores que a gente tem e viver no preto-branco-cinza.

Combinação de cores é, inclusive, algo bem hereditário, que a gente vê pai e mãe fazendo e se inspirando em cima. Ainda tem os truques de sobreposições, tecidos, mas se tem uma lição sobre cartela de cores que minha mãe me ensinou e eu aprendi muito bem é: nunca misture azul marinho com preto e/ou marrom com preto. Desculpa quem usa, nada contra, tenho até amigxs que usam, mas não dá.

O tom de azul que tem identidade própria, que tem vivacidade, que é azul mesmo, fica bem maravilhoso e destoante quando combinado com preto. Mas existe aquela cartela restrita de todos os marinhos da escala Pantone, que apenas deveriam ser proibidos de coexistirem com preto. Coexista com marrom, não tem problema, mas deixa a misturinha com preto em paz. É aquele arranjo que faz as retinas chorarem involuntariamente de decepção.

O marrom, pra começar é uma cor que eu já não consigo digerir direito. Acho fantástico uma pessoa que fica BEM de marrom, dá vontade de levantar e aplaudir esse feito, porque é uma cor bem injusta e zero versátil. Não falo nem dos tons bonitos do marrom, como bege, camelo, terracota e aqueles que as pessoas tanto colocam nas peças de chamois. Eu falo daquele tom que começa a variante das diferentes porcentagens de cacau do chocolate, e quando cometem o delito de misturarem com preto, é pior que o gosto daquele guarda-chuvinha hidrogenado.

São combinações que você olha, se sente levemente incomodado com a profusão de cores semelhantes, olha de novo e pensa: poderia ser tudo preto. Eu não consigo nem verbalizar meus sentimentos quando vejo as 3 cores juntas, é muito para o meu coraçãozinho.

Quais as lições aprendemos hoje sobre cartela de cores, crianças?

  1. Marrom com marinho? 
    Sim!
  2. Marrom com preto?
    Não!
  3. Marinho com preto?
    Não!

Mas se quiser, também pode.


Esse e futuros outros posts com essa nota, refletem minhas sinapses e batimentos de forma 100% sagitariana-exagerada. Favor não levar este conteúdo a sério. Obrigado.