O desafio de não ser pesado #157
Sem kilogramas envolvidos.
Engraçado que esse era pra ser o texto #115, mas não consegui desenvolver uma decente no dia. Não que eu tenha conseguido mais de um mês depois, mas achei válido escrever hoje, pra que seja uma nota não-mais mental por anos a fio. Aventuras com Thiago na teoria X Thiago na prática.

Não sei se são os planetas alinhados de uma forma retrógrada e apocalíptica em relação ao meu mapa ou grandes relações minhas serem mantidas à distância ou puro processo de evolução mesmo. Fato é que muitas das vezes eu me sinto uma pessoa pesada.
O que configura uma pessoa pesada?
Na minha humilde opinião de 26 anos de convivência comigo mesmo e com pessoas diversas, eu entendo uma pessoa pesada como aquela que tem uma visão negativa e, de certa forma, deturpada das coisas. Esse tipo de ótica vicia e começa a contaminar lentamente como você lida com as coisas e com as pessoas. Todo comentário feito tem um tom nocivo, toda linha de pensamento se adultera e você começa a entrar num vortex a ponto de transmitir essa carga pros outros.
Pessoas pesadas têm cura?
Têm, amigxs. Mas, por mais clichê que seja, a mudança precisa partir da sua boa vontade. A partir de um click, que pode vir de formas variadas, as pessoas se transformam. Uma vez li um texto gringo aqui no Medium, que falava sobre não se levar a sério, como as pessoas precisam ser leves, e que o caminho pra isso acontecer era diminuir a autoconsciência. Pessoas diferentes, experiências diferentes. Eu discordo completamente. Você precisa parar de tapar o sol com a peneira. E pra isso acontecer, você precisa se conhecer, se entender, se aceitar, pra depois querer mudar o fardo pesado que você carrega.
O que as pessoas mais próximas podem fazer?
Como toda mudança, antes de qualquer coisa, você precisa estar aberto pra aceitar um novo eu. As pessoas podem influenciar e tentar promover transformações, mas como eu disse, isso parte exclusivamente de você. O máximo que as outras pessoas podem fazer, dependendo do grau de intimidade, é dar o famoso choque de realidade. Muitas vezes você pode não ser pesado, mas está dessa forma, por alguma circunstância das trevas. Análises críticas vindas de fora são muito bem-vindas, eu pelo menos acho ótimo e muito saudável. E caso você identifique alguém com energia pesada, chame pra tomar uma cerveja, comer alguma coisa, ver um filme, tira essa pessoa da rotina. Se achar que vale, dê esse feedback!
Eu (acho que) sou uma pessoa pesada, o que fazer?
Trabalhe pra ter uma mentalidade elástica, que te faça transitar em realidades divergentes. Comece a procurar pequenas coisas que te deixe feliz, mais leve. O mesmo caso da pessoa de fora serve pra você, quebre sua própria rotina, ou pelo menos, crie outra. Chame alguém pra conversar amenidades. Tenha mais interesse pelas pessoas. Pare de ver TV. Mude o tom. Pense 2x no tom dos seus comentários. Fique um tempo sem entrar em certas redes sociais. Dê um tempo no Pokémon Go. Qualquer coisa, mas faça alguma coisa. Mais fácil escrever que fazer? Sim. Mas não vamos nos esquecer que esse texto, além de tudo, é uma nota não-mais mental pra mim. Com certeza vou abrir e ler mais mil vezes, até que eu faça dar certo. Pegue leve.