Como engajar seus clientes sem incomodá-los.

Enviar mensagens em massa para seu público, inclusive em momentos inconvenientes, não é legal. É importante que você saiba quando e como interagir com eles.

Thiago Acioli
thiagoacioli.com
5 min readOct 13, 2020

--

Sabia que as empresas com as melhores das intenções podem muitas vezes conseguir irritar a sua audiência? Não será enviando muitas mensagens que você irá conquistar novos clientes. Para conectar-se com eles, você deve transmitir a personalidade e os valores da sua empresa.

Nesse texto irei te mostrar algumas estratégias de como você pode fazer para comercializar sua marca sem ser aquela empresa chata.

Priorizar as necessidades dos seus clientes

Eles são o principal ativo da sua empresa. E se você não souber priorizar as necessidades deles, eles irão para a concorrência.

As pessoas não são bobas. Elas podem facilmente reconhecer quando suas intenções não são autênticas.

Se você não focar no que é importante, sua empresa irá parecer como uma empresa de panfletagem onde empurram o produto ou serviço pela goela dos clientes. Então, os clientes irão reagir de forma a ignorar suas mensagens e até mesmo procurar um concorrente.

Comece a criar um relacionamento com o cliente, analisando seus dados comportamentais — como, por exemplo, atividades no site, mídias sociais e email — para aprender os hábitos, prioridade e desejo de seus clientes.

Ex: Se os dados mostrarem que seus clientes adoram combinar camisetas azuis com shorts pretos, você pode enviar um email pós-venda com desconto para os shorts. Nesse caso, você estará fornecendo uma opção a mais de acordo com o seu gosto.

Não sobrecarregue seu público com muitas informações de uma só vez

Quando as pessoas veem muito texto, algumas perguntas surgem nas suas cabeças: quanto tempo eu vou demorar para ler isso? Será que vale meu tempo?

Esses são os primeiros obstáculos que as empresas produtoras de conteúdo enfrentam.

Você precisa estar atento ao tempo do cliente. O ativo tempo é o mais importante dessa era de informações super rápidas e o cliente quer que você não faça rodeios e vá direto ao ponto.

Ex: quando as pessoas chegam ao seu site, elas devem saber imediatamente como o seu produto ou seu serviço as beneficia. Organize seu site removendo pop-ups e barras laterais.

Para que qualquer conteúdo valha o tempo do cliente, ele deve oferecer algum valor instantâneo para a pessoa. Deve destacar seus pontos fracos ou conduzi-los a uma solução específica.

Escreva um estudo de caso sobre algum cliente seu que teve sucesso com seu produto/serviço. Não fale apenas sobre o resultado. Em um estudo de caso você deve enfatizar o problema, mostrar o processo e por fim o resultado.

Os clientes engajam mais quando você omite informações desnecessárias. Sabendo disso, produza um conteúdo direto que ofereça uma solução.

Transmita mensagens personalizadas

Você já ouviu falar da regra dos sete? No mundo do marketing, supõe-se que os consumidores precisam ver sua oferta pelo menos 7 vezes antes de agir.

Não é uma regra exata, mas ela fornece uma base de quantas vezes você deve interagir com seus clientes.

Nem adianta enviar a mesma mensagem várias vezes — acredite, muitas empresas fazem isso — até que uma pessoa clique no link da mensagem. Ou copiar e colar as palavras de um postagem no email.

Repetir a mesma mensagem não é útil. Isso torna-se um ruído para o cliente que termina ficando irritando e cancelando sua assinatura de email.

Ao invés de tentar fechar a venda muito cedo, você deve criar conteúdo útil repleto de informações para o seu público. Isso muda a conversa. O conteúdo deve ser focado primeiro no cliente e não sobre sua empresa ou sobre a venda.

Ex: você está planejando uma campanha de email de 5 dias. Apresente sua marca no primeiro email, fale sobre o problema no segundo, destaque um estudo de caso no terceiro, discuta as consequências negativas sobre a não-ação tomada no quarto e, por fim, apresente sua solução no quinto.

Cada mensagem não precisa falar sobre o seu produto/serviço. Elabore seu conteúdo de acordo com as necessidades dos clientes e a jornada de vendas.

Evitar surpresas desagradáveis

Entre recompensas e taxas ocultas (frete, por exemplo), está se tornando uma prática de não contar toda a verdade ao cliente até o checkout.

Isso não é legal para a relação marca-cliente. Esconder regras através de letras miúdas ou taxas extras de cartão só cria impeditivos para realização da venda. Seu cliente só terá mais um motivo para não confiar em você — sem falar no aumento do abandono de carrinhos de compra.

  • Não esconda taxas e nem as adicione durante o processo de checkout;
  • Esconder essas informações reduzem a confiança do consumidor com sua marca;
  • Todas as taxas deverão ser calculadas antes do processo de checkout.

Existem outros impeditivos como: carregamento de página lento, quebra de páginas (erro 404) e problemas no processo de pagamento.

Essas surpresas desagradáveis não devem interromper a experiência do cliente. Trabalhe com sua equipe para identificar quais delas incomodam o seu público-alvo.

Engaje de maneira oportuna

Quando você se relaciona com os clientes é tão importante quanto a forma de como você se relaciona. A mensagem certa na hora errada pode colocar toda sua estratégia a perder.

Você notará muitas empresas postando conteúdo permanente em horários aleatórios com uma mistura de conteúdo sazonal, como peças de notícias. Sua estratégia é bem fundamentada, mas não necessariamente voltada para resultados.

A alternativa é enviar conteúdo oportuno que se adapte às necessidades atuais do cliente.

Uma postagem perene no blog não é oportuna se não resolver o problema atual. Uma mensagem sazonal não ajuda o cliente se ele deseja que seus problemas anuais sejam resolvidos hoje.

Para enviar um conteúdo oportuno, você deve entender o comportamento dos seus clientes.

Você sabe qual tipo de e-book eles baixam? Quantas vezes eles visitam certas páginas e o histórico de compras de sua empresa?

Campanhas de e-mail marketing são uma solução para enviar conteúdo relevante e oportuno ao seu público. Com automação devida, os clientes podem receber mensagens com base em seus comportamentos.

Ex: se um cliente não recomprar um produto em 60 dias, você pode enviar um e-mail de retenção.

Você está engajando com conteúdo oportuno? Reavalie quando você se comunica com seu público.

Conclusão

É possível irritar seus clientes com estratégias ineficazes. O engajamento é a melhor forma para você conectar-se com seu público.

Portanto, comece por priorizar as necessidades dos seus clientes. Entregue mensagens personalizadas com base na sua jornada. Além disso, não o surpreenda negativamente com cobranças ocultas.

Trate bem seus clientes, pare de irritá-los com mensagens em excesso e comece a engajar com eles.

Se você chegou até aqui, peço que compartilhe esse texto para que ele possa alcançar pessoas com dificuldades de criar um relacionamento verdadeiro com seus clientes. Aproveita e manda várias palmas, isso ajuda o algoritmo do Medium entregar esse texto para mais pessoas aqui na plataforma.

--

--