Por que eu devo atualizar para o GA4?

Sempre que uma nova versão de qualquer produto é lançada, é lógico se perguntar se vale a pena atualizar.

Thiago Acioli
thiagoacioli.com
7 min readNov 9, 2020

--

O Google Analytics 4 (GA4) é indiscutivelmente a maior atualização em 15 anos de história da ferramenta. Esta nova versão do Google Analytics é o resultado de anos de desenvolvimento e continuará a ser aprimorada nos próximos meses e anos. Ele representa o futuro da análise, e quanto antes você aprender, melhor.

Embora exija tempo e esforço para atualizar sua implementação, os benefícios de longo prazo superam em muito os custos de curto prazo. Neste artigo, eu trago quatro motivos principais para atualizar seu Google Analytics para o GA4. É um investimento para o seu futuro, uma oportunidade de realinhar suas análises com os objetivos de negócios, uma forma de aprimorar seu rastreamento e medição de um veículo para análises mais eficientes.

1. Invista no seu futuro

GA4 é o futuro do Google Analytics. Todos os esforços de desenvolvimento atuais e futuros do Google em Analytics serão direcionados ao GA4. Portanto, quanto mais cedo você começar a usar o GA4, mais cedo poderá perceber os benefícios.

Embora não haja planos para suspender o uso do Universal Analytics (UA), provavelmente será mantido em seu estado atual sem quaisquer recursos ou melhorias adicionais. No cenário de constante mudança no marketing e análise digital, a UA se tornará cada vez menos relevante.

Então o que você deveria fazer?

Qualquer analista digital sabe que você não pode voltar no tempo para coletar dados. Se você não configurou essa coleta de dados desde o início de uma campanha ou lançamento de um site, você não pode fazer isso retroativamente mais tarde.

O GA4 é um tipo de propriedade totalmente separada com uma estrutura de dados diferente do UA. Nenhum de seus dados históricos será transportado. Portanto, você não poderá começar a usar o GA4 imediatamente para relatórios e análises. Você precisará dar tempo para que os dados sejam coletados. Se desejar ver uma comparação ano a ano, por exemplo, você precisará coletar dados por pelo menos um ano.

O melhor é executar o GA4 em paralelo com a implementação existente do UA. Você deve continuar a usar o UA como sua “fonte da verdade” até que tenha coletado dados históricos suficientes no GA4 para dar suporte às suas necessidades de análise.

Você também pode precisar esperar que recursos específicos do UA que você está usando atualmente sejam lançados no GA4, por exemplo, importação de dados, métricas calculadas ou agrupamento de canais personalizados. Embora o GA4 esteja fora da versão beta, a equipe do Google ainda está trabalhando ativamente para habilitar a paridade de recursos com o UA.

2. Atualize e realinhe suas análises

Seu GA está atendendo às suas necessidades? Você pode medir todos os seus KPIs de marketing digital? Você ainda tem KPIs que se alinham com os objetivos da sua organização? A chegada do GA4 apresenta a oportunidade perfeita para auditar o estado atual de suas análises e garantir que esteja alinhado com seus objetivos e estratégia.

Se a sua implementação no UA já é inadequada, simplesmente migrar para o GA4 sem resolver as deficiências seria um desperdício. Lixo entra, lixo sai.

O GA4 exige que você veja a atividade e os visitantes do seu site por uma perspectiva diferente. Em vez de exibições de página e eventos, você acompanhará cada interação como um evento com parâmetros associados. Em vez de metas, você configurará conversões. Em vez de visualizações, você configurará fluxos de dados.

Independentemente do estado de sua implementação GA atual, você precisará repensar e redesenhar como você captura as interações, métricas e segmentos necessários para medir e otimizar seu site, aplicativo ou iniciativas de marketing digital.

Atualize seu plano de métricas

Antes de começar um projeto de implementação GA4, seria sensato criar ou atualizar seu plano de métricas para orientar suas decisões. Seu plano de métricas deve alinhar com seus objetivos de negócios, as táticas digitais que você executa para cumprir esses objetivos, KPIs que avaliam o sucesso de cada tática, e segmentos que identificam os principais grupos de público. Isso fornecerá a melhor estrutura para decidir como estruturar os eventos, parâmetros, conversões e outros componentes de implementação do GA4.

3. Aprimore seu rastreamento e medição

Um dos novos recursos mais interessantes do GA4 é chamado de “medição aprimorada” — enhanced measurement — que rastreia automaticamente downloads de arquivos, cliques externos, interações de vídeo, pesquisa de site e eventos de rolagem por meio da tag base do GA4.

Você pode simplesmente ativar a medição aprimorada na interface do GA4. Nenhum código ou tag adicional será necessário.

O GA4 também leva o rastreamento de engajamento para o próximo nível. A infame Taxa de Rejeição foi embora, substituída por métricas mais sofisticadas de sessões engajadas e tempo de engajamento.

Um visitante é automaticamente identificado como “engajado” se passar mais de 10 segundos no site, visualizar 2 ou mais páginas/telas ou concluir um evento de conversão.

O tempo de engajamento só é contado enquanto a página da web ou o aplicativo está em primeiro plano. Embora possa levar algum tempo para se acostumar para usuários de GA de longa data, o GA4 fornece uma medida padrão de envolvimento mais útil.

Por fim, o GA4 permite que você identifique visitantes em dispositivos com mais precisão, aproveitando os dados de identidade do usuário do Google. A menos que os visitantes estejam sempre conectados ao seu site ou aplicativo, há muito tempo é um desafio identificar a mesma pessoa em vários dispositivos.

O GA4 pode usar dados do Google Signals para reunir usuários em vários dispositivos, mesmo quando eles não têm um ID de usuário. O GA4, por padrão, empregará o método mais preciso para identificar cada usuário, primeiro procurando por um ID de usuário, depois os dados do Google Signals, se ativados, e se as duas primeiras opções falharem, usará o ID de cliente padrão.

4. Encontre mais insights, mais rapidamente

O GA4 pretende se tornar o melhor amigo do analista, oferecendo métodos de análise mais eficientes e poderosos. O apropriadamente chamado “Analysis Hub” é o centro de relatórios e análises personalizados no GA4 e provavelmente se tornará seu recurso mais popular para usuários avançados.

Os usuários do Analytics 360 tiveram acesso a uma versão limitada do Analysis Hub nos últimos dois anos, no entanto, a versão GA4 está disponível para todos os usuários e inclui novos tipos de análise não disponíveis no UA.

Aqui está um exemplo do que é possível no Analysis Hub:

O Exploration permite que você crie rapidamente relatórios personalizados usando o recurso de arraste e solte a interface para adicionar e remover dimensões, métricas, segmentos e filtros.

Os funis personalizados permitem que você visualize o progresso e o abandono por meio de um fluxo de até 10 etapas.

O Pathing permite explorar como os usuários navegam em seu site ou aplicativo através de uma sequência de páginas, ou eventos.

O Analysis Hub também fornece sobreposição de segmentos, análise de cohort, tempo de vida do usuário e técnicas de análise do explorador de usuário.

Conclusão

Além dos recursos de relatório e análise disponíveis na interface, o GA4 também fornece acesso aos seus dados brutos no BigQuery. Isso já era um recurso do Analytics 360, mas o GA4 traz a exportação do BigQuery para todo mundo.

Com o BigQuery, você terá a capacidade de executar consultas e modelos mais complexos sobre seus dados GA, bem como uni-los com dados de outras fontes.

Esperamos que este artigo tenha inspirado você a começar a usar o GA4, caso ainda não o tenha feito.

Você também poderá gostar de ler o post anterior sobre as novidades do Google Analytics e como atualizar para o GA4.

Se você chegou até aqui, peço que compartilhe esse texto para que ele possa alcançar pessoas com dificuldades de começar a usar a sua nova propriedade no Google Analytics — GA4. Aproveita e manda várias palmas, isso ajuda o algoritmo do Medium entregar esse texto para mais pessoas aqui na plataforma.

--

--