Minha trajetória profissional

Thiago Almeida
thiagoalmeida.co
Published in
3 min readAug 8, 2017

--

Eu sou Thiago Almeida, professor, pesquisador, empreendedor educacional, e idealizador e Diretor Executivo da Escola Hub. Também participo do GT de Inovação da SEMESP e sou colunista do portal InovEduc, da Folha Dirigida.

Meu propósito é contribuir para melhorar a educação no Brasil e no Mundo através de inovações pedagógicas e educacionais.

De antemão já deixo meu contato para aqueles que tenham interesse em conhecer a Escola Hub ou conversar sobre novos projetos:

contato@thiagoalmeida.co

Escola Hub

A Escola Hub é um projeto de escola inovadora, alinhada com a perspectiva de escolas focadas no desenvolvimento humano, onde o modelo pedagógico é baseado em aprendizagem ativa e colaborativa. A proposta é que os estudantes sejam inventores, artistas, empreendedores e cidadãos críticos e sustentáveis.

Vem Gerir

A Escola Hub não é minha primeira experiência com inovação educacional. Antes dela, desenvolvi uma startup de educação de gestão para empreendedores de baixa renda, a Vem Gerir. Criamos uma metodologia inovadora para aprendizagem de tecnologias de gestão, envolvendo um modelo porta-a-porta e uma plataforma.

ESPM e IBMEC

Fui professor da graduação e pós-graduação na ESPM Rio e IBMEC Rio, onde tive a oportunidade de desenvolver minha prática com as metodologias ativas de aprendizagem, principalmente três técnicas: método do caso, aprendizagem por equipes (TBL) e Aprendizagem por projetos (PjBL).

L'Oréal Brasil

Fui Coordenador de Novos Negócios da L'Oréal Brasil, onde fui responsável por um projeto de Base da Pirâmide, desenvolvendo um canal de micro distribuição em mais de 70 favelas no sudeste brasileiro.

L'Oréal França

Em 2009 tive a oportunidade de trabalhar na L'Oréal França, no escritório de Paris, na Rue Royale, na Divisão de Produtos Profissionais, para as marcas Matrix e Redken. Grande oportunidade de acompanhar de perto o trabalho de executivos classe mundial e entender a lógica de uma corporação líder global e com capital aberto na bolsa de Paris.

Centro Universitário Celso Lisboa

Também fui Diretor de Inovação Pedagógica do Centro Universitário Celso Lisboa, onde trabalhei em um grande projeto de inovação na educação, no qual liderei um time de pesquisa e desenvolvimento de produtos, serviços e tecnologias educacionais.

Lá, desenvolvíamos pesquisas sobre Inteligência Artificial na Aprendizagem, Realidade virtual, novos modelos de avaliação, aprendizagem por projetos, entre outros temas fantásticos para quem gosta ou se interessa por educação.

Também tivemos a oportunidade de criar uma startup dentro da Celso Lisboa, o COLABORE, a primeira plataforma de inovação aberta na educação brasileira.

Neste site eu compartilho um pouco do dia-a-dia desta jornada fantástica que é trabalhar com inovação na educação.

Abaixo, eu conto um pouco da minha trajetória acadêmica e profissional.

Trajetória Acadêmica

  • Doutor em Administração pelo COPPEAD / UFRJ
  • Mestre em Administração pelo IAG — PUC Rio
  • Bacharel em Administração pela ESPM Rio

Trajetória Profissional

  • Idealizador e Diretor Executivo da Escola Hub
  • Diretor de Inovação Pedagógica do Centro Universitário Celso Lisboa
  • Coordenador da Plataforma de Inovação Aberta na Educação COLABORE
  • Coordenador da Semana VV de Empreendedorismo em Nairóbi (2015)
  • Professor da Graduação e Pós-graduação da ESPM Rio (2014–2017)
  • Professor da Graduação e Pós-graduação do IBMEC Rio (2013–2016)
  • Idealizador da Startup de Negócios Sociais VEM GERIR (2013)
  • Coordenador de Novos Negócios da L'Oréal Brasil (2011–2013)
  • Trade Marketing L'Oréal Brasil (2010–2011)
  • Marketing L'Oréal França (2009)
  • Marketing L'Oréal Brasil (2008)
  • Diretor Administrativo da Empresa Júnior ESPM Jr (2007–2008)
  • Planejamento da Mostarda Propaganda (2004–2006)

--

--

Thiago Almeida
thiagoalmeida.co

Pesquisador | Professor | Idealizador da Escola Hub | Doutor pelo COPPEAD/UFRJ