Criação Community Team

Como a newsletter do time de UX virou case dentro do Blip

Natani
ThinkBlipBrasil
Published in
4 min readJul 20, 2022

--

Ah, o e-mail… essa ferramenta que utilizamos todos os dias para nos comunicarmos com nossos times e clientes não é lá um dos ambientes mais propícios para a gente despejar nossa criatividade. Afinal de contas, está todo mundo envolvido em suas próprias tarefas, fechando aquela apresentação para a reunião de logo mais, terminando aquela demanda importante.

Errado.

Primeiro que o canal nunca deve limitar nossa criatividade na produção de um conteúdo, segundo que, quanto mais desafiador ele for, mais energia e criatividade você precisará colocar naquela comunicação.

Esse foi o nosso pensamento desde o início da NeUX.

N-e-U-X

Peraí, antes de seguirmos, deixa eu explicar o significado do nome:

“Ene” e “e” de news, e UX de user experience.

Continuando…

Ter uma newsletter que comunicasse as ações e novidades para o nosso time não era suficiente, precisávamos garantir que, mesmo absortos pelo dia a dia, nossos leitores escolhessem tirar alguns minutinhos do seu dia para ler o que tínhamos a dizer.

Ser interessante o suficiente para ser ouvido/lido/assistido na era da informação é muito complicado, viu? No caso do e-mail onde a escrita é a própria experiência, dar personalidade para o texto é fundamental.

Então nosso primeiro passo foi definir um tom de voz. Personalizar a escrita era o ideal, então seguimos o seguinte caminho:

1) Montamos uma personalidade para a narradora da nossa newsletter (ela tem até franja e toca baixo, ok);

2) Definimos um tom de voz;

3) Destacamos algumas características que não poderiam faltar em nosso texto (como sensibilidade, funcionalidade e singularidade), a ideia era que soasse diferente dos demais e-mails que nossos leitores recebem a todo o momento, mas ainda assim gerar um sentimento de identificação com os conteúdos.

O planejamento

Definimos editorias específicas e começamos a fazer reuniões semanais de alinhamento de pautas, distribuição de tarefas, acompanhamento de métricas e revisões.

Um dos pontos interessantes da produção é a aposta em entrevistas.

Por exemplo: quando anunciamos uma nova ferramenta ou um case de sucesso na news, não abrimos mão de entrevistar as pessoas envolvidas. Isso certamente dá aos textos um storytelling mais embasado, informações mais sólidas e um incrível repertório para trabalharmos nossa criatividade. Acho que desde o início esta foi uma grande sacada do time.

Apresentar o nosso time de UX por meio das entrevistas também foi uma estratégia para darmos um rosto às pessoas que trabalham no desenvolvimento dos nossos contatos inteligentes: Como chegamos aqui? Qual a nossa história de vida e profissional? O que a gente pode compartilhar de bom com o time? A gente sempre tem algo a aprender com o outro, foi partindo dessa premissa que apostamos fortemente nessas entrevistas.

As pessoas adoram conhecer um pouco da história de vida de seus colegas de trabalho. A nossa seção “Quem é Quem” está sempre entre as 2 mais lidas!

Outro ponto importante foi pensarmos em conteúdos que fossem sobre UX, mas que atraíssem pessoas de diferentes áreas. Com isso, falamos sobre novidades e sobre o futuro como Contatos Inteligentes para TikTok, Metaverso e gamificação em fluxos conversacionais, por exemplo.

Os resultados que deixaram a gente de boca aberta

Como bom UXers, após lançarmos a nossa primeira edição da NeUX, nos preparamos para acompanhar os resultados de abertura, cliques e feedbacks em geral.

Com todo o trabalho que fizemos, esperávamos bons resultados, claro. Porém, o que aconteceu foi acima da nossa expectativa. Outras áreas começaram a nos procurar para saber como foi todo o processo de criação da Newsletter e o que fazíamos para deixar a leitura atraente.

Edição após edição percebemos que o conteúdo era lido de ponta a ponta por muita gente.

Entre os números, destacamos uma taxa de clickthrough média de 10%, taxa de abertura média de 60%, com pelo menos 650 Blippers lendo a NeUX todos os meses!

Essa boa surpresa gerou mais energia pra gente seguir, o time foi aumentando e as ideias se tornando mais plurais. O desafio, assim como todo projeto que cresce, é manter nossa identidade e conversar com nosso público do jeitinho leve e cheio de personalidade que a gente se propôs desde o início.

E para isso, convidamos vocês a entrarem conosco nessa. Nos enviem sugestões de pauta, melhorias para nossas abordagens, novas ideias de editorias e tudo mais que fizer sentido para você.

Time que compõe a iniciativa:

Fernando Palumbo

Natani Paz

Rosiane Nunes

Gabriella Gilmore

Maitê Berillo

--

--