Criação Community Team

De estagiária para estagiária: aqui vai uma luz para as mulheres Tech!

Dardânia Camargos Coimbra
ThinkBlipBrasil
Published in
3 min readMay 5, 2022

--

Ser a pessoa nova em qualquer ambiente nunca é fácil… No ambiente de trabalho esse fato ganha um peso maior, não concorda? Você quer mostrar serviço, que tem conhecimento, quer ser prestativo e ajudar o time, mas aí você é estagiária. E agora?

Primeiro eu gostaria que você tivesse em mente que você não será estagiária para sempre (ufa…). Ser estagiária é uma situação transitória, de preparação, onde você terá a oportunidade de construir os primeiros alicerces da sua carreira. As pessoas com quem você trabalha hoje te ajudarão nessa construção, te dirão quais materiais usar, como construir e, no final desse processo, eles serão testemunhas desse incrível monumento que foi a sua evolução.

Estar inserida na área da tecnologia, ser mulher e ser estagiária ainda por cima, gera muitas dúvidas e inseguranças. Acredito que toda estagiária já se perguntou ao menos uma vez “o que eu estou fazendo aqui?”, já se sentiu mal por não saber realizar alguma task, já se perguntou se existe um número razoável de vezes em que se pode dizer “eu não entendi” (e tem?).

Então aqui vão alguns conselhos, de estagiária para estagiária:

Errar não diminui o seu valor e não te torna uma má profissional! Faz parte do processo de aprendizagem cometer erros e aprender com eles. Não se martirize pelos equívocos que cometer no caminho. Em vez disso, procure entender os aspectos do que você não acertou em cheio e busque ajuda sempre que necessário.

Você só é boa quando é a melhor? Alô síndrome da impostora!

Muito cuidado com os padrões irreais que criamos nas nossas cabeças! Você é mesmo a pior programadora do mundo porque ainda não entendeu API’s? E aquele seu conhecimento em Javascript, em C# e outros assuntos? E suas soft skills, quando você vai se dar o devido reconhecimento por elas? Que tal mudar a frase do início desse tópico para você é a melhor quando dá o seu melhor? Olhe até onde você já chegou e celebre as pequenas vitórias da mesma forma que você celebra as grandes. Afinal, elas fazem parte do seu caminho!

Enfrente o medo de perguntar! Já parou pra pensar para onde as perguntas não feitas vão? A resposta é simples: elas não vão pra lugar nenhum e se acumulam como bolas de neve, travando sua evolução. Não perguntar não faz com que as dúvidas desapareçam! Por ser uma área com muitos homens, acaba sendo comum o receio de pedirmos ajuda para eles, de admitirmos que não entendemos de primeira ou até que precisamos de mais uma explicação sobre determinado assunto. Mas lembre: as dúvidas não são uma exclusividade feminina, eles também têm dúvidas.

Então pergunte!

Quero que você tenha em mente que nós, mulheres, estamos aqui desde sempre! Nós construímos e contribuímos para o avanço tecnológico tanto quanto eles. Esse espaço é nosso também!

Por fim, gostaria que todas as estagiárias pudessem fazer um exercício diariamente:

Abracem seus erros,

Acolham suas dúvidas, riam das suas inquietações

e se divirtam no processo.

--

--

Dardânia Camargos Coimbra
ThinkBlipBrasil

Mineira, tenho 28 anos, sou Chatbot Developer em Take Blip e estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas.