Criação Community Team

Dicas para usar Inteligência Artificial no Blip

Bruno Camarda
ThinkBlipBrasil
Published in
5 min readNov 19, 2021

--

Já falei outra vezes por aqui sobre Inteligência Artificial e, em todas as vezes, citei a importância dela para o mercado de Chatbots e como ela pode ampliar e ressignificar a performance deles. É inegável que o uso adequado de bons modelos de IA podem melhorar bastante a experiência de quem usa e de quem constrói fluxos conversacionais.

Por isso, hoje vou mostrar como podemos introduzir e usufruir dos poderes do Processamento de Linguagem Natural (NLP, em inglês) diretamente nos fluxos de conversa usando o Blip.

Provedores

O Blip não oferece um provedor nativo de NLP, ou seja, ele não executa as ações e os algoritmos para identificar as conversas com sua própria Inteligência Artificial, mas, de forma estratégica, permite a conexão com os principais players do mercado: IBM Watson, Microsoft Luis, Google Dialogflow.

De forma ágil e prática, além das integrações com os provedores de NLP, o Blip também fornece ferramentas de análise de modelos que permitem que o desenvolvedor compare os resultados de cada uma das soluções. Dessa forma, é possível escolher aquele que funciona melhor com cada bot.

Não existe um provedor que seja a fórmula mágica e perfeita para resolver todas as suas demandas, por isso é importante analisar todos os pontos, desde a custos por requisição até a compatibilidade com a língua que será usada.

Intenções e Entidades

Apesar de serem serviços e empresas diferentes, na prática o uso dos provedores de IA é basicamente o mesmo: a gente precisa cadastrar exemplos de frases que definem uma intenção e características que definem uma entidade para que o provedor consiga identificar a melhor combinação e contexto possíveis.

Basicamente, o cliente digita uma frase, o provedor identifica qual é a intenção dele e retorna para o Blip. Uma vez que seu fluxo estiver preparado para tratar essas respostas vindas do provedor, você consegue direcionar o usuário para o local apropriado.

Pra ficar claro: A IA usa de NLP neste contexto para conseguir compreender conversas humanas e simulá-las, mesmo que sejam as mais naturais e informais possíveis, de forma a entender pensamentos e principalmente, vontades de realizar ações.

Como você pode ter notado, a premissa da NLP num contexto de Chatbots é tentar encontrar a ação, o desejo, ou a intenção, de uma pessoa fazer algo. Portanto, toda vez que uma pessoa expressa sua vontade ou sua necessidade, o provedor precisa encontrar maneiras de identificar qual é a intenção daquele usuário. Por exemplo:

“Gostaria de receber a segunda via do boleto” neste caso, a intenção do cliente é a de receber uma segunda via, certo?! Existem outras maneiras de expressar a mesma necessidade, sem precisar usar as mesmas palavras, como por exemplo: “quero uma cópia do boleto” ou “preciso imprimir o boleto”.

Enquanto isso, as entidades são as características que tornam e classificam como específica uma intenção e a tira do âmbito generalista. Imagine, por exemplo, que você diga que quer receber a segunda via, que é sua intenção. Mas é a segunda via do quê? Do boleto? Da sua fatura? Do contrato? Isso é o que chamamos de entidades.

Dentro da área de Inteligência Artificial do Blip você consegue cadastrar as frases de exemplo para cada uma suas intenções e também exemplos de entidades, antes de enviá-las para o provedor para treiná-lo, que é basicamente o processo de fazê-lo aprender a interpretar os contextos das intenções baseados nos exemplos que você deu pra ele.

Você ainda pode criar um arquivo com todas as suas frases e intenções e enviar para o Blip realizar uma análise do seu modelo.

Assistente de Conteúdo

E já que estamos falando de Chatbots e conversas baseadas em IA, nada melhor do que uma maneira de retornar respostas dinâmicas e espertas, não é mesmo? E a melhor maneira de fazer isso no Blip é usando uma funcionalidade chamada Assistente de Conteúdo, que permite, a grosso modo, que você cadastre respostas prontas para uma combinação de intenção + entidade.

Em outras palavras, você define uma combinação de Intenções + Entidade e cadastra uma resposta pronta para ela. Agora, sempre que seu chatbot reconhecer uma dessas combinações, ele já vai enviar para o cliente a resposta cadastrada, sem precisar ficar criando ou direcionando usuários para vários blocos diferentes. Legal, né?

Suponha, pra exemplo, que você tenha intenções e entidades para compra e venda de produtos. Se você cadastrar a combinação Compra + Eletrônico, receberá uma resposta: “Você gostaria de aparelhos novos ou usados?” , enquanto para a combinação Vendas + Eletrônicos, receberia a resposta “Qual o estado do seu aparelho? Poderia enviar uma imagem?”

QnA Maker

O QnA maker é um serviço da Microsoft que, diferentemente dos provedores de NLP citados acima, vem com o propósito de criar um grupo de perguntas e respostas (daí o nome QnA, que vem de Questions and Answers, do inglês), de forma estática, o que significa que você cadastra uma série de possíveis perguntas para uma resposta.

Enquanto o modelo Intenção/Entidade permite que o Chatbot identifique uma vontade, o QnA ajuda a identificar uma resposta pré-definida para uma algumas perguntas, como por exemplo:

“Onde consigo encontrar as configurações do meu perfil?”

“Acessando o menu à direita, no canto superior”

É uma diferença sutil, mas que pode fazer toda a diferença na hora de definir o modelo e a proposta do seu Chabot integrado a provedores de Inteligência Artificial. Outros detalhes com relação a essa diferença, levando em consideração o Luis, provedor oficial também da Microsoft, acesse esse link clicando aqui.

No Blip você consegue usar o QnA Maker através da instalação de uma extensão, pois a plataforma ainda não integra de forma nativa, como com os seus primos provedores.

E era isso, pessoal. O importante aqui é que vocês tenham uma ideia de como funciona. Indico que vocês leiam as documentações, tanto do Blip quanto dos provedores, para conseguirem tirar o máximo de proveito possível. Vale a pena lembrar que nem todo Chatbot precisa ter IA para ser eficiente e eficaz, mas ela ajuda bastante em muitos aspectos.

Toda e qualquer informação sobre esse assunto você consegue encontrar acessar o Fórum da Comunidade, clicando aqui, ou o Help Center do Blip, clicando aqui.

--

--