Os robôs vão dominar o mundo? O atual cenário da IA e onde temos previsão de chegar
A Inteligência Artificial (IA) está aí como uma das áreas mais visadas e hypadas no campo da tecnologia, apresentando soluções revolucionárias e prometendo grandes avanços, principalmente no que diz respeito a melhorias de desempenho e eficiência de serviços, abusando de Machine Learning e Data Analytics, por exemplo.
Se você parar para olhar, ela já é presente até em coisas que nós fazemos no nosso dia-a-dia, como em assistentes pessoais (como a Siri e a Alexa), atendimentos de suporte das empresas (através de Chatbots), relógios e televisores inteligentes e até nos video-games! Mas claro que ela não para por aí.
Onde encontramos Inteligência Artificial hoje em dia?
Muitas vezes a Inteligência Artificial passa despercebida pelo nosso dia a dia, te garanto. Se você não for um entusiasta curioso como eu — que fico questionando como as coisas funcionam por baixo dos panos, nem deve ter percebido. Mas te garanto que ela está entre nós, por isso vou te mostrar os principais lugares onde encontramos e usamos IA, se liga só:
Buscas na web
Você nunca se perguntou como é que os buscadores, como o Google, por exemplo, fazem para te entregar resultados tão assertivos (e às vezes até personalizados para você), de forma até assustadora? Bem, acontece é que eles usam Redes Neurais — que é mais um uso avançado de Machine Learning, para te trazer resultados baseados em: localização, buscas recentes, locais frequentados, assuntos do momento, páginas da web visitadas, entre outras (muitas) coisinhas.
Além disso, ele também usa Inteligência Artificial para ajudar a apresentar tópicos e subtópicos baseados naquilo que você pesquisou. Sabe quando você começa a digitar uma frase e ele já vai te dando várias opções? Então, é isso!
Aplicativos de rota
Quando você usa o Google Maps ou o Waze, por exemplo, para gerar uma rota entre um local de partida e um destino, o que o serviço faz é usar de Inteligência Artificial — Machine Learning, mais especificamente, além de outras coisas, para encontrar a melhor rota, considerando a menor distância e outros fatores, como volume de tráfego utilizando dados de milhares de outros usuários pra identificar até buracos e engarrafamentos. Legal demais, né? E pensar que até pouco tempo atrás a gente tinha que depender de mapas de papel e a famosa “pedida de informação” pelo caminho, pra conseguir chegar onde a gente queria.
Mídias e entretenimento
Hoje temos tantas opções de conteúdo de mídia e entretenimento, que temos dificuldade em escolher algo que seja agradável. Quem nunca passou pelo dilema de ficar horas olhando o catálogo da Netflix e nunca escolher um filme? Eu passo por isso até com meu Xbox, acredite!
Obviamente este não é o melhor cenário para as empresas que entregam esses conteúdos, pois eles querem que a gente consuma. Pensando nisso, empresas como Netflix, Amazon e até o TikTok usam Inteligência Artificial com análise de dados para entregar e te apresentar coisas baseadas no seu gosto pessoal. Você sabia que até as imagens das miniaturas dos filmes e os trailers (isso é muito Black Mirror!!) são escolhidas baseadas nisso?
Ao ir pesquisar algo no Instagram, por exemplo, ele te mostra algumas opções de publicações que ele acredita ser do seu interesse — e geralmente é, né?
Isso tem dado tão certo que as empresas e grandes produtoras estão se baseando nesses dados para prever conteúdos que farão sucesso antes mesmo de produzi-los, aplicando elementos que vão agradar à base de usuários para a qual ele foi pensado. Stranger Things não fez aquele sucesso todo atoa, viu?
Outros exemplos
Eu poderia ficar aqui até amanhã trazendo cases sobre isso, mas acho que você já entendeu o poder que o uso de Inteligência Artificial tem para melhorar e incrementar nossa vida, né? Por isso eu vou só citar algumas outras indústrias que fazem bom uso dela (isso sem citar que Análise de Dados já virou um setor independente, com empresas focadas nisso). Saca só:
- Assistentes virtuais, Chatbots e Voicebots
- Agricultura
- Pilotos automáticos para voos
- Varejo, compras, ecommerce e moda
- Segurança e Vigilância
- Esportes e análises esportivas
- Produção, Manufatura e gerenciamento de estoque
- Análise de imagens médicas e de saúde
- Logísticas de entrega, roteamento
Futuro da Inteligência Artificial
Olha, uma coisa é certa: O futuro é agora, pois a IA já nos afeta em todos os lugares. Mas podemos esperar grandes coisas chegando por aí nos próximos anos (e eu espero que não seja nada utópico), pois as pesquisas sobre o assunto não tem data para terminar — como eu disse, é uma área em ascensão e bem hypada no mercado, e a cada dia surgem novas facilidades e possibilidades.
Espero ver daqui a uns anos avanços na medicina, com impressões 3D mais precisas, cirurgias assistidas por robôs e diagnósticos de doenças mais precisos. Imagino que vamos precisar nos esforçar cada vez menos para tomar decisões sobre compras, pois teremos tudo a um “Fulana, me ajude a escolher uma camisa social”, por exemplo.
Tenho certeza de que muito em breve estaremos caminhando para viagens feitas em sua maioria por pilotos automáticos ou então para estradas inteligentes, com sinalização e informações mudando em tempo real baseado no tráfego.
O que me preocupa é só se perderemos a originalidade e o prazer em fazer e criar, se vamos ouvir músicas e livros escritos por alguém realmente apaixonado (ou triste, quem eu quero enganar?) ou se vamos consumir conteúdos criados de forma genérica para agradar um público que, de tanto receber essas “mordomias”, acabou perdendo o senso crítico. Melhor acreditar que não, né?