Photo by Juan Rumimpunu on Unsplash

O pensamento requer tempo

Thomas Freud
thomasfreud
Published in
2 min readNov 2, 2022

--

Há um provérbio alemão antigo que diz: An bösen Taten lernt sich fort die Böse tart, o que significa que

A reflexão profunda leva à compreensão profunda.

A matemática requer calma e clareza de pensamento para ser feita. Para elaborar uma proposição lógica o indivíduo precisa ordenar seus pensamentos, ideias e tentar elaborar isso em uma afirmação que tenha sentido, depois disso, usando fatos conhecidos e comprováveis, ele constrói uma demonstração que mostra que a afirmação dita é verdadeira. É muito diferente de quando falamos nossa opinião na língua corrente.

Um indivíduo imerso em cólera consegue proferir palavras de sabedoria questionável, mas que desestabiliza por completo a fleuma da plateia. Muitas vezes fala, quando muito, disparates, mas o ouvinte, imerso na paixão irracional do momento, muitas vezes não se dá o trabalho de analisar o discurso, encontrar a verdade, se é que ali há alguma. É por isso que eu sempre me sinto estúpido ao emitir minha opinião, mesmo aqui. Fica sempre aquela pergunta: será que estou correto?

Para mim, me causa menos desassossegos elaborar uma proposição matemática do que dar minha opinião. A proposição só vem ao público depois de muita consideração, análise e aprofundamento lógico, a opinião, quase sempre, sai ao mundo no momento em que se forma na mente, sem filtros, sem segurança e não livre do viés, problemas que sem a devida consideração lógica, nos enganam e passam, em sua total desfaçatez, travestidos de verdade.

Photo by Pavel Nekoranec on Unsplash

Não estou propondo que abandonemos as tantas formas de comunicação que existem além da língua falada, em detrimento da lógica e da matemática — a arte é bela e libertadora. Os economistas já nos fizeram o favor de tentar parcialmente tal abordagem, ao tentar usar a matemática para explicar comportamentos sociais — nem preciso dizer o quão pouco precisas são suas previsões.

Quero apenas chamar atenção para o fato de que precisamos considerar mais nossos pensamentos, dá-los o devido tempo de formação e amadurecimento antes de comunicá-los. Sobretudo quando se trata de analisar circunstâncias complexas, repletas de vertentes as quais, em um primeiro momento, nos escapam à consciência. Assim como um bolo, que para ser servido precisa do tão necessário tempo do preparo, são também as ideias. Por que os pensamentos deveriam sertão cruamente servidos?

Me causa angústia viver em um mundo que requer das pessoas que elas falem e falem e falem, sem tempo para pensar.

--

--

Thomas Freud
thomasfreud

PhD Student, Actuary and master in statistics and probability | Accounting bachelor's degree.