Flappy Bird, uma relação de amor e ódio.

O odiado e amado game que ganha 50k dolares por dia.

Pedro Marques
Thoughts in design and development
3 min readFeb 7, 2014

--

Um game para se tornar milionário não precisa ser um GTA V, um CoD, ou Battlefield. Jogos simples, e produzidos no horário livre após o trabalho podem ser incrivelmente rentáveis.

Ainda não conhece o Flappy Bird? Em que planeta vive mesmo? O game é um modelo Arcade infinito, ou seja, não existem fases, o objetivo é se manter vivo por mais tempo e fazer o maior numero de pontos. Com claros elementos de Mário, Temple Run e vários outros jogos do gênero o jogo se tornou viral e se espalhou por mais de 50 milhões de smartfones pelo mundo mas porque? É apenas um jogo simples e ao mesmo tempo dificílimo. Apenas toque na tela e o pequeno pássaro irá se manter no ar. Ele vai na contramão de vários jogos que se tornaram virais nos últimos tempos, como o angry birds, que do app pra smartfone acabou se transformando numa franquia milionária. Flappy Bird se mantém simples, intuitivo, e MUITO difícil, é muito fácil encontrar pessoas compartilhando suas notas que não superam 5 pontos, ou videos no youtube de pontuações altíssimas eu por exemplo ainda não consegui passar de 7 =(

No período da madrugada é fácil ver o termo Flappy Bird nos trending topics no Twitter, usuários compartilhando sua pontuação ou apenas xingando muito no Twitter.

Existe até um perfil de humor baseado no game, o FlappyBirdPT que angariou cerca de 3 mil seguidores e outros milhares de retweets em menos de 48hrs.

Ao joga-lo pela primeira vez é muito difícil se acostumar com o único controle e passar pelo primeiro tubo, e isto faz com que você queira compartilhar sua frustração com o amigo do lado, este fator torna o game em uma competição sem fim.

Disponível para iOS e Android o jogo foi publicado na AppStore e na Google Play no ano passado, mas somente agora se tornou viral. O criador Dong Nguyen não sabe explicar o motivo do boom repentino do game.

Dong Nguyen, afirma que gastou apenas algumas noites produzindo o jogo e agora está ganhando, PASME, 50 mil fucking doláres por dia somente com anúncios dentro do game, o jogo é totalmente gratuito e o criador afirma que não pretende criar mais nada para o game nem disponibilizar a compra do mesmo sem os banners publicitários e ainda declarou em entrevista ao The Verge "Flappy Bird atingiu um estado onde qualquer coisa adicionada ao jogo irá arruina-lo."

Sensato. Pra que mexer em time que está ganhando né? Fazia tempo que não víamos um jogo tão simples, divertido e que dá raiva ao mesmo tempo, aposto que ele, e sua conta bancária, estão bem felizes com o game ao contrário de nós que estamos nos matando e perdendo nossas vidas sociais.

E você, qual sua maior pontuação?

--

--

Pedro Marques
Thoughts in design and development

I think fast, I talk fast, I solve problems. Director of Product Designat Booking.com