Novas tecnologias, do PDV ao design responsivo

Pedro Marques
Thoughts in design and development
3 min readNov 25, 2014

Texto originalmente publicado no Publiminas em 29 de abril de 2014.

Como todos sabem, sempre trabalhei com Design Digital mas hoje em dia o que caracteriza o Design Digital? Se engana quem acha que digital é apenas internet.

Na coluna desta semana vamos falar sobre o Google Glass, dispositivo promissor do Google que promete mudar a forma como consumimos e produzimos conteúdo digital.

Pay-Per-Gaze

O device que fez o mundo prestar atenção nos novos Wearable Devices (Dispositivos vestíveis) foi sem dúvida o Google Glass e com ele vieram as discussões acerca de sua real utilização, como as pessoas vão utiliza-lo no dia a dia? O objetivo do Google é utiliza-lo como ferramenta de publicidade? Como o dispositivo ainda não está a venda para o consumidor final, apenas para testers selecionados pelo Google e que residam nos EUA. Porém o o Google registrou uma patente no mínimo interessante, que é o Pay Per Gaze que na patente diz assim:

[…]receiving scene images from a head mounted gaze tracking device capturing external scenes viewed by a user wearing the head mounted device[…]

Recebe imagens de um dispositivo de monitoramento acoplado à cabeça capturando cenas visualizadas pelo usuário utilizando o dispositivo acoplado a sua cabeça

O que podemos tirar de conclusão? Que com o Google Glass o google poderá criar um novo modelo de anúncios, onde o usuário andando na rua vê um anúncio em um ônibus ou em uma das telas da Time Square e o anunciante irá pagar por aquela visualização, exatamente como na web, podendo cobrar até por quanto tempo o usuário olhou para o anúncio. Este modelo pode mudar muitas coisas na forma como consumimos publicidade “offline” nas quais costumamos ter uma dificuldade maior de mensuração.

Emotion Tracking e Reconhecimento facial.

Junto com a patente do Pay-Per-Gaze também está descrito o reconhecimento de emoções baseadas na dilatação da pupila do usuário nos dando assim mais um meio de pesquisar como nossos usuários/clientes se sentem ao ver nossos produtos em pontos de venda ou anúncios nas ruas.

Além da patente to Google também estão em desenvolvimento alguns apps para Google Glass que podem reconhecer a emoção expressada pela pessoa na qual o usuário do Google Glass está olhando, um deles é o Emotient, esta função pode ser de grande ajuda para vendedores ativos no ponto de venda, podendo monitorar emoções como: surpresa, raiva, desconfiança, entre outras. Com este tipo de informação nas mãos temos um leque de experiências que podemos criar em um ponto de venda, desde reconhecimento de um cliente que está retornando à loja e seu histórico de compras, até a acompanhamento do desempenho de sua força de venda que se juntado com o Pay-Per-Gaze você poderá saber as emoções do seu cliente ao entrar em sua loja e interagir com seus produtos.

Nós designers temos um grande desafio pela frente pois desenhar para todas as telas não é mais somente desktop, tablet e smatphone, os dispositivos móveis são infinitos, e design responsivo não é mais uma feature é uma necessidade.

Nesta série sobre novas tecnologias ainda falaremos dos Smart Watches, OCULUS Rift entre outros. Na próxima semana iremos falar sobre a criação de experiências únificadas entre internet, dispositivos móveis e pontos de venda, antes da venda, durante e depois da venda por meio de dispositivos móveis.

E você, o qual tecnologia você acha que mudará, ou está mudando, o jeito como fazemos publicidade online ou offline?

Originally published at www.publiminas.com.br.

--

--

Pedro Marques
Thoughts in design and development

I think fast, I talk fast, I solve problems. Director of Product Designat Booking.com