Blockchain Mundo

LUCAS BARROS
THT Brasil
Published in
5 min readJul 10, 2018

Muita coisa aconteceu no “Blockchain Mundo”. Confesso que esse ‘adoro’ esse ritmo alucinado gerado pelo mercado de inovação, com novos conceitos, soluções, parcerias e muito conhecimento.

Longe de ser (ou querer ser) um “guru de algo”, me considero um entusiasta sobre o assunto. Vira e mexe escrevo e público algo, se você estiver estiver atrás de ‘um texto incrível’ com jargões sensacionais? Esqueça… Caso procure algo com uma linguagem leve e descontraída, venha comigo! Continue.

Nos 2 casos, seja bem-vindo!

Começo o post indicando a leitura de um artigo que fala de uma solução que “mistura” (une) Blockchain com Inteligência Artificial, para o mercado automotivo.

Indico a leitura e sugiro você a imaginar se esse ‘conceito’ (ou parte dele) possa ser adaptado/utilizado para um outro mercado! E ai, curtiu?

http://inova.jor.br/2018/06/27/blockchain-inteligencia-artificial/

Acredito cada vez mais, que a ‘união’ de tecnologias seja possível criarmos soluções para os mais diversos tipos de mercados e ‘problemas’. Não conheço o autor, mas o blog citado é um da extensa lista que tento acompanhar semanalmente. As vezes, confesso que consigo.

Começo agora, algo que venha há tempos planejando! Um glossário “bem basicão” mesmo, sobre Blockchain e os principais termos envolvidos no tema.

Claro fique a vontade para concordar (ou não), opinar e participar! Creio que soluções e projetos devem/poem ser colaborativos, conhecimento idem!

  • Address: Usado para receber e enviar transações rapidamente na rede a blockchain. Ele contém uma cadeia de caracteres alfanuméricos, mas também pode ser representado como um código QR escaneável (aquele “quadradinho meio esquisito”, você já deve ter visto por ai).
  • AltCoin: É uma abreviação de “Bitcoin alternative”. Atualmente, a maioria das altcoins são forks (cópia de um projeto existente) do Bitcoin, com pequenas alterações no algoritmo de prova de trabalho (POW) da blockchain do Bitcoin. A altcoín mais proeminente é a Litecoin, que introduz mudanças no protocolo original do Bitcoin, como menor tempo de geração de blocos, maior número máximo de moedas e diferentes algoritmos de hash.
  • Assinatura Digital: Um algoritmo de assinatura digital é um processo pelo qual um usuário pode produzir uma cadeia curta de dados chamada “assinatura” em um documento, usando uma chave privada . Qualquer pessoa com a chave pública correspondente , a assinatura e o documento pode verificar se (1) o documento foi “assinado” pelo proprietário dessa chave particular particular e (2) o documento não foi alterado depois de assinado.
  • Bitcoin: Um tipo de moeda digital, em que as técnicas de criptografia são usadas para regular a geração de unidades monetárias e verificar a transferência de fundos, operando independentemente de um banco central. Ora usado com “B” (Bitcoin) refere-se a rede, ora com “b” (bitcoin) trata-se do token ou criptomoeda.
  • Blockchain: é uma tecnologia que visa a descentralização como medida de segurança. São bases de registros e dados distribuídos e compartilhados que possuem a função de criar um índice global para todas as transações que ocorrem em um determinado mercado. Funciona como um livro-razão, só que de forma pública, compartilhada e universal, que cria consenso e confiança na comunicação direta entre duas partes, ou seja, sem o intermédio de terceiros.
  • Blocos: Transações dos blocos de preenchimento da rede. E, como as transações são validadas, elas são compiladas no blockchain permanentemente. Blocos incluem um registro de data e hora. Eles são construídos de tal forma que eles não podem ser alterados uma vez registrados.
  • Chave Privada: Uma chave privada é uma cadeia de dados que mostra que você tem acesso a bitcoins em uma carteira específica. Chaves privadas podem ser consideradas como uma senha; chaves privadas nunca devem ser reveladas a ninguém além de você, já que elas permitem que você gaste os bitcoins de sua carteira de bitcoins através de uma assinatura criptográfica.
  • Chave Pública: Chave criptográfica que pode ser obtida e usada por qualquer pessoa para criptografar mensagens destinadas a um destinatário específico, de forma que as mensagens criptografadas só possam ser decifradas usando uma segunda chave conhecida apenas pelo destinatário (a chave privada).
  • Contratos Inteligentes: Ou ‘Smart Contracts’, a possibilidade de usuários interagirem em um ambiente não confiável e poderem verificar informações sem a necessidade de terceiros é a proposta do contrato inteligente da ethereum. Os contratos inteligentes podem ser definidos antecipadamente pelas partes, executados em algoritmo e verificados na blockchain, tudo sem a necessidade de um intermediário.
  • dApps: é uma entidade autônoma de código aberto que pode ser atualizada ou modificada por um grupo de usuários mediante consenso. O objetivo de um dApp é remover a necessidade de autoridade central, como governos ou corporações. Exemplo: um aplicativo de compartilhamento de caronas (como o Uber) sem nenhuma empresa por trás. As transações entre as pessoas ocorre por meio do aplicativo sem a existência de um intermediário. O bitcoin pode ser considerado um dApp.

Percebe-se que o foco todo é a descentralização/desintermediação de operações e ações. Estamos a cada dia mais próximo desse objetivo.

Nosso glossário será retomado no futuro! Acompanhe e participe …

Agora vem a seção de dicas/vídeos sobre Blockchain!

Vocês sabiam que o termo/conceito de “smart contract” foi criado bem antes antes do Bitcoin? Em 1997. Um cientista, jurista e criptográfo criou-o.

O futuro do $$$ — — análise interessante!

Pensando aqui e decidi aprender o desenvolvimento em Blockchain!

Não será nada fácil, mas nada impossível! Vamos lá …

Escolhi usar o Ethereum — Solidity, além de entusiasta Blockchain, no Mundo Maker possuo vivência prática em Desenvolvimento WEB (Html5, CSS3, bem pouco de Python e Javascript).

Pretendo nos próximos post’s contar sobre essa aventura e todo o aprendizado.

Acompanhem!

Finalizo aqui o artigo com satisfação de compartilhar e aprender mais sobre a tecnologia!

Ufaaaaaaaaa, o post acabou! risos

E você? Já pensou em escrever e postar por ai?!?! Hein

Lucas Barros

  • Curioso (sempre serei) e fuçador;
  • Maker;
  • Entusiasta Tech;
  • Inquieto.

--

--

LUCAS BARROS
THT Brasil

Dev WEB, Scrum Master, Maker, curioso e estudioso de Arduino, raspberry PI e Python.