Entendendo o Protocolo Firmata

Fernando Veiga
THT Brasil
Published in
2 min readMay 7, 2018

Firmata é um protocolo para comunicação com microcontroladores a partir de software em um computador (ou smartphone / tablet, etc.). O protocolo pode ser implementado em firmware em qualquer arquitetura de microcontrolador, bem como software em qualquer pacote de software de computador.

Firmata é baseado nas mensagem midi em que os bytes de comando são 8 bits e os bytes de dados são 7 bits. Por exemplo, a mensagem midi Channel Pressure (Comando: 0xD0) tem 2 bytes de comprimento, no Firmata o Comando 0xD0 é usado para habilitar relatórios para uma porta digital (coleção de 8 pinos). As versões midi e Firmata têm 2 bytes de comprimento, mas o significado é obviamente diferente. Em Firmata, o número de bytes em uma mensagem deve estar em conformidade com a mensagem midi correspondente. As mensagens do Midi System Exclusive (Sysex) no entanto, podem ter qualquer comprimento e, portanto, são usadas de forma proeminente em todo o protocolo Firmata.

O protocolo Firmata poderia teoricamente ser implementado para qualquer plataforma de microcontrolador. No entanto, no entanto, a implementação mais completa é para o Arduino (incluindo microcontroladores compatíveis com Arduino). Aqui estão as implementações conhecidas da plataforma de microcontroladores da Firmata:

Firmata para Arduino & Firmata para Spark.io

Nos sigam nas redes sociais para ficar por dentro das novidades do Node Red.

Things Hacker Team

facebook.com/ThingsHackerTeam

instagram.com/tht.br

NodeRed-Brasil

facebook.com/NodeREDBrasil/

instagram.com/noderedbrasil/

twitter.com/noderedbrasil

Me sigam também nas redes Sociais.

Fernando Veiga

linkedin.com/in/pfveiga7

facebook.com/fernando.veiga.3950

instagram.com/pfveiga7

--

--

Fernando Veiga
THT Brasil

Community Manager abro caminho para a o crescimento da comunidade com relações publicas e criando elos com outras entidades para dissiminação do saber.