O Dia da Internet das Coisas é um movimento global celebrado no dia 9 de abril.

Magnator
THT Brasil

--

Em São Paulo, a Associação Brasileira de Internet das Coisas organizou o #IoTDay2018 no iMasters Hub com cerca de 10 horas duração. Foram diversas palestras, painéis e discussões sobre o estado atual da 4ª revolução industrial no Brasil e perspectivas para curto, médio e longo prazo.

As dificuldades com regulamentações, normatizações e padrões ainda são os grandes entraves ao desenvolvimento da Indústria 4.0 no Brasil. Mesmo com as homologações recentes da Anatel ainda há muita burocracia a ser vencida. A legislação antiquada e regras defasadas de implementação são os maiores vilões contra a expansão da Internet das Coisas por aqui.

O mercado de IoT industrial é capitaneado por quatro modelos de negócio de tecnologias de radiofrequência de longo alcance. Sigfox e LoRa (Long Range Radio) são as duas principais tecnologias que promovem o uso e a padronização da Low Power Wide Area Network (LPWAN). As redes Low Power Wide Area (LPWA) surgiram prioritariamente para conectar coisas, com redes de melhor cobertura, menor custo de conexão e menor consumo de bateria.

Sigfox coverage

A Sigfox é mais antiga e utiliza a técnica Ultra Narrow Band em suas conexões. Criado mais recentemente, a LoRaWAN é um padrão aberto para redes baseadas em Long Range Radio. Foi desenvolvido e patenteado pela Semtech e tem como patrocinadoras a IBM, a Cisco, Alibaba, KPN, Orange, Flashnet, ZTE, Actility e muitas outras grandes empresas. Juntas, elas compõem a LoRa Alliance que trabalha em prol da padronização da tecnologia no planeta.

LoRa coverage

Outros dois modelos são a Narrow Band IoT (NB-IoT) e a Long Term Evolution for Machines (LTE-M) que usam padrões de redes celulares dedicados a conexões Machine-To-Machine (M2M). As redes celulares eram comumente usadas em conexão de coisas nas suas diversas tecnologias (GPRS/EDGE, 3G e 4G) mas elas apresentam um custo de conexão e consumo de bateria que limita sua viabilidade.

Timeline of LPWA

Após a abertura do evento e apresentação da ABINC feita por Flavio Maeda e Luís Viola, respectivamente, presidente e diretor de tecnologia, começaram as apresentações.

Lucio Netto da Phygitall é também o fundador da Rede IoT Brasil. A Phygitall é uma empresa com soluções IoT para serviços públicos, indústrias e agronegócio. Ele falou sobre os resultados dos testes técnicos que realizaram na cidade do Rio de Janeiro com os dispositivos LoRa.

Yan Lopes, mestrando em Administração de Empresas na Universidade Mackenzie, apresentou sua pesquisa o uso de IoT na gestão logística onde conclui diversas vantagens sendo a principal delas a melhora no monitoramento e rastreamento, prevenindo atrasos, identificando desvios e bloqueio de veículos em caso de anormalidade. Além disso, constatou maior segurança e redução de erro humano.

“O Brasil é quarto maior mercado em IoT no mundo”

A Ana Lídia Moreira, especialista em biotecnologia e co-fundadora da FisioCloud, expôs os benefícios que a Internet das Coisas podem trazer na melhoria da qualidade de vida e em toda vertical da saúde. Trouxe muitos dados e informações sobre iniciativas de desenvolvimento e oportunidades de negócio atualmente em atividade no mundo. Conheça algumas:

Amauri Medeiros da Nextrue esplanou suas preocupações com a gestão do consumo de água no mundo — hoje e nos próximos anos — trazendo uma solução IoT de gerenciamento e otimização inteligente e conectada. Com alertas via email e SMS gerando otimização de manutenção e detecção de fraudes e avarias.

Dalton Oliveira da Smarty Tempy demonstrou o processo de criação de bots no aplicativo de mensagens Telegram para informar em tempo real o clima de locais específicos de uma cidade. Como exemplo ele trouxe o MoocaTempBot, o SantaClaraTempBot (Califórnia, USA), HillsdaleTempBot (NY, USA)

Renato Pasquini da Frost&Sullivan falou das perspectivas do IoT reforçando a ideia de que as coisas conectadas serão o cerne da transformação digital. Catalizando toda ideia e imaginário de soluções em todas os setores da sociedade. ‘Automatizar’, ‘Integrar’ e ‘Conectar’ são as palavras que norteiam o mundo humano em qualquer ecossistema. Segundo ele, tanto no consumo, quanto no governo e nos negócios toda a jornada de transformação digital deve necessariamente passar pela Internet das Coisas. Os preços globais destes dispositivos vem caindo acentuadamente e o interesse doméstico e industrial crescem em proporção inversa:

“Até recentemente o IoT era uma vantagem competitiva, hoje é um requerimento competitivo”

A apresentação antes do painel de encerramento foi do Diretor de Negócios da WND Brasil, Eduardo Koki Iha. A WND — a operadora das coisas — levantou alguns dados astronômicos do mercado de Internet of Things. Operadora da Sigfox no Brasil, ela chega com força. Está presente em 70% das cidades com mais de 200 mil habitantes do país, oferecendo comunicação entre dispositivos com baixo consumo de energia, baixo custo, de fácil integração, com rígidos mecanismos de segurança e experiência em 37 países.

Seus indicadores apontam investimentos na casa de 1,7 trilhão de dólares até 2020 e 30 bilhões de dispositivos conectados. Para o Brasil, a receita industrial para Internet das Coisas até 2020 está na casa de 3,3 bilhões de dólares. O Brasil é quarto maior mercado em IoT no mundo mas ainda apresenta grandes desafios como escassez de competências, qualidade da infraestrutura de telecomunicacoes, baixo investimento em P&D e fraca colaboração entre empresas e universidades. Problemas que a ABINC e nós do Things Hacker Team estamos dispostos a resolver.

O evento terminou com um painel onde as algumas dúvidas foram respondidas mas muitas perguntas ficaram no ar. O mundo das coisas fortemente conectadas está sendo construído e é empolgante acompanhar isso de perto.

Fontes e referências:

https://www.iotday.org

http://abinc.org.br/associacao-brasileira-de-iot-se-junta-a-lora-alliance/

https://www.embarcados.com.br/lora-nb-iot-e-sigfox/

http://www.teleco.com.br/lpwa.asp

https://www.link-labs.com/blog/past-present-future-lpwan

http://makers.sigfox.com

Fotos do IoTDay SP 2018

https://lnkd.in/e2rg62c

Apresentações exibidas nas Palestras:

https://goo.gl/BBWLJa

Participe da nossa comunidade de makers:

https://www.facebook.com/ThingsHackerTeam

--

--