IOT mercado

LUCAS BARROS
THT Brasil
Published in
3 min readJun 4, 2018

Antes de tudo, vamos para uma definição rápida e simples… de Internet das Coisas.

Internet das coisas é um conceito tecnológico em que todos os objetos da vida cotidiana estariam conectados à internet, agindo de modo inteligente e sensorial. Consiste na ideia da fusão do “mundo real” com o “mundo digital”, fazendo com que o indivíduo possa estar em constante comunicação e interação, seja com outras pessoas ou objetos.

Na semana do dia 20/04/2018 recebi e compartilhei para grupos (WhatsApp & Telegram) a seguinte imagem. Li e ouvi muitos comentários/reclamações (galera reclama de tudo hoje em dia rs), dos mais diversos tipos.

Segue abaixo alguns: Farei observações quando achar que vale a pena….

  • “Vaga pedindo Python?!?! show ….”

Uma das linguagens que mais cresce, não me baseio em pesquisas.

  • “PQP! Linguagem C? hahahahah! Aprendi isso na época da faculdade” Eu também vi “C” na faculdade, me formei em 2003! Porém a linguagem é chamada linguagem de máquina (lida e interpretada pela maioria dos hardwares (*)). Pensando bem aquelas aulas de 4ª e 6ª feiras por 2 anos estão sendo úteis, em dias de provas saiamos la pelas 23horas, somente quando tudo era executado com sucesso.
  • “Vaga para Goiânia?!?!” Não tenho o que falar, não conheço a região CO do país. Creio que deva haver boas empresas e um mercado intenso pelas bandas de lá. As vezes caímos no “bairrismo” de achar que só a nossa cidade/região tem bons projetos/vagas! Ledo engano!
  • “$12k de salário? caraca meuuuuu….” Na verdade, com a crise que assolou os mercados, os salários caíram muito. Infelizmente! Claro que muita coisa melhorou desde então. Acredito que para o segmento os valores serão altos, claro posso estar enganado.
  • “Vaga exigindo curso superior? Que lance atrasado!” Um assunto polêmico. Confesso que concordo, há muita gente boa (e ‘safa’ — — adoro esse termo risos) no mercado que não tem faculdade. O que você acha sobre? Escreve aí! Opine, participe. Você contrataria alguém sem faculdade?
  • “Enviar para ‘gmail’? Tem coisa estranha ae….” Sem comentários, nem vale a pena! Totalmente sem nexo.

Vi e li muitos poucos comentários sobre ser uma vaga direta para IOT (Internet das coisas)!

Sim! Isso mesmo, cada vez mais vagas assim aparecerão por aí.

Esteja você preparado ou não, contente ou não!

O mercado será exigente pois o ‘CÉU’ é o limite quando falamos de IOT. Não se atente somente a ‘automação residencial’ (que ao meu ver é somente a ponta do iceberg), há muita coisa para ser criada e muitos problemas para serem resolvidos!

IOT será uma forma, um meio para tal.

Nesse artigo do @Fernando Veiga (também do THT), ele fala de uma visão interessante. Vale a pena ler e conferir!

(*) entenda-se Arduino, Node Mcu e afins.

— — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — — -

Quando ouvimos falar em IOT, sempre vem junto a informação do potencial de inovação e cifras milionárias (o Brasil sempre é citado nessas matérias).

Fico entusiasmado com toda essa “ONDA”, mas creio que estamos longe de começar a viver/criar e desenvolver soluções com Internet das Coisas. Veja bem nem levo muita em consideração editais e programas envolvendo e divulgados pelo ‘Governo’ (só acreditarei quando ver realmente algo). “De boa intenções o …. está cheio” (você devem conhecer esse ditado).

Vamos deixar o “governo” de lado, e seguir estudando, criando e aprendendo.

Abaixo divulgo uma imagem para nos inspirar a pensar e ver IOT de uma forma diferente.

http://g1.globo.com/economia/tecnologia/noticia/internet-das-coisas-ha-mais-maquinas-online-que-celulares-e-elas-tem-ate-rede-propria.ghtml

Em breve, teremos mais provocações e conteúdos sobre IOT!

Confiram!

Lucas Barros

  • Curioso (sempre serei) e fuçador;
  • Membro do THT — Things Hacker Team;
  • Entusiasta Maker
  • Inquieto.

--

--

LUCAS BARROS
THT Brasil

Dev WEB, Scrum Master, Maker, curioso e estudioso de Arduino, raspberry PI e Python.