Visão do mundo Simples “IoT”

Fernando Veiga
THT Brasil
Published in
3 min readApr 17, 2018

O ideal de internet das coisas é ampliar o número de dispositivos na rede, não para tratamento pessoa-maquina mas sim para que maquinas possam se conectar e comunicar com outras maquinas o que chamamos de Machine-to-machine, esse conceito não é novo, desde foram começados as implementações de sistemas embarcados em grandes equipamentos, para controle e administração de dados que eram gerados, já se imaginava poder interagir e acompanhar esses equipamentos de forma remota, porem a ‘internet’ não evoluía na velocidade que eram criados esses itens, então o conceito de IoT não era tão divulgado. Com a evolução dos microcomputadores pessoais e celulares, as indústrias de telecomunicações começaram a dar mais atenção a isso e chegamos ao ponto que estamos hoje e isso nos permitiu tirar da gaveta ideia de maquinas interligadas e monitoradas pela ‘internet’.

Ao interligar maquinas, também interligamos serviços, serviços esses que eram controlados ou executados por pessoas como fazer compras, cuidar ou monitorar um ambiente, são tarefas simples, que acabam exigindo um esforço e tempo, tempo esse que a pessoa que o executa poderia estar utilizando de uma forma mais proveitosa. Internet das coisas não vem para tirar trabalhos ou eliminar empregos, mas sim para auxiliar pessoas em trabalhos que demandam talvez gastos de tempo desnecessário ou que tragam riscos a saúde dos indivíduos. Automatizar processos simples para liberar pessoas a fazer outras coisas que sejam talvez mais produtivas para o seu bem-estar

A internet das coisas em sua vida hoje

Hoje IoT se aproxima de nós de forma bem cautelosa, mas rápida, ou você ainda se lembra do seu último celular sem Internet, ou quando precisava ir ao banco pra fazer uma transferência, talvez se lembre da última vez que alugou um DVD na locadora próxima da sua casa. Então hoje você tem tudo isso no alcance do seu polegar, tudo isso foi criado para melhorar a sua qualidade de vida, seus desafios agora são outros, enfrentar duas horas de academia ao invés de duas horas de fila em um banco são os “Stress” que a ‘internet’ das coisas mudou no mundo hoje, e mudará mais, quando perceber, muitos das suas atividades já não existiram mais, e outras terão tomado seu lugar.

A internet das coisas em sua vida futuramente

Vejo a internet das coisas muito mais ativas daqui a frente, estamos em 2018 em uma faze de grandes revoluções nas tecnologias, a frente comandando esse grande navio tem as AIs, Inteligência Artificial que está ditando o rumo do comportamento das maquinas e suas autonomias, em seguida vemos as maquinas chegando com força total e tomando conta dos serviços básicos recolhendo dados e atuando arduamente nas coisas que o ser humano quer ou precisa se desprender para buscar uma melhor qualidade de vida e por fim, mas não menos importante o Blockchain, que tem o poder de validar e segurar todas as informações unindo o mundo para trazer a certeza de que ha ou não o erro.

Certamente tudo isso já esta entre nós de forma simples, mas persuasiva trocando nosso foco e mudando nossa habilidade de ver o mundo com internet nas coisas.

--

--

Fernando Veiga
THT Brasil

Community Manager abro caminho para a o crescimento da comunidade com relações publicas e criando elos com outras entidades para dissiminação do saber.