Hey front-ender, você se preocupa com a UX?

Será que nós front-enders nos preocupamos realmente com a experiência do usuário nas aplicações que estamos desenvolvendo?

Fernando Moreira
TI LojasKD
2 min readFeb 22, 2017

--

UX, User Experience, Experiência do Usuário. Termos legais não é mesmo? A experiência de uso de uma aplicação é uma profissão agora, virou um cargo, será mesmo?

Será que a UX é realmente só do profissional UX designer? Será que o programador back-end e o front-end não precisam se preocupar com a experiência de quem vai usar aquilo que eles estão construindo?

Pois é, eu me deparei com essas questões a um tempo atrás, e comecei a me preocupar com a experiência e a acessibilidade das aplicações que estou envolvido como front-end.

Afinal que faz a UX?

Segundo Don Norman a Experiência do Usuário está em todo lugar, em qualquer produto ou conversa com alguém que já usou o produto. Está relacionada com toda e qualquer experiência de um produto, as vezes nem precisa estar perto do produto.

Agora eu te pergunto sr. front-ender, você se preocupa com o uso do produto que você está desenvolvendo?

Será que não temos a responsabilidade de deixar o produto cada vez mais usável? Será que precisamos saber quais são as famosas 10 Heurísticas de JAKOB NIELSEN e como elas podem melhorar você como profissional desenvolvedor de interfaces?

Eu te convido front-ender, a sair do seu mundo e de sua zona de conforto com SASS, HTML5.1 e ES6/7 e se aventurar por essa nova área que tanto falam por ai.

A UX.

/end

--

--

Fernando Moreira
TI LojasKD

Front-end and UX evangelist, I love everything related to #Web #UX #UI #Design #Performance #JS #Agile #Development #Semantic #WordPress