Tiago Bezerra — Estrutura Narrativa — Foto: pexel.com

ESTRUTURA NARRATIVA CLÁSSICA (PARTE 1)

Tiago Bezerra
Tiago Bezerra
Published in
2 min readJan 21, 2020

--

Já contou história pra criança? Mesmo sem ter tido contato com técnicas de roteiro cinematográfico, se você já teve a experiência de contar história pra criança, você conheceu a estrutura narrativa clássica.

Primeiro, é importante dizer que cinema clássico não é filme antigo. Combinado assim? Clássico, neste contexto, se refere à estrutura narrativa baseada nos ensinamentos de Aristóteles que perduram até hoje, desde uma contação de história infantil até os grandes vencedores do Oscar, Bafta, Sundance, Cannes, Globo de Ouro, etc.

Segundo, existem outras formas de se fazer cinema, que é uma arte bastante complexa e ampla. Mas o assunto agora é cinema com estrutura narrativa clássica. Isso significa, basicamente, história em 3 atos.

Sendo bem sucinto, isso quer dizer que a história precisa ter um começo, um meio e um fim; e ligando cada uma das partes, pontos de tensão (plot point) que provocam uma reviravolta na trama.

Se você já contou história pra criança, já percebeu que chega uma hora que a criança pergunta “E aí? O que aconteceu?”. A resposta a isso é o que prende ou não a atenção dela.

A gente sempre começa com um “Era uma vez”, seguido de uma descrição maravilhosa, perfeita, uma vida tranquila numa vila linda, cheia de árvores e sorrisos. Aí, quando a criança está encantada, a gente lança um “Mas aí” que desencadeia uma série de acontecimentos ruins que levam o protagonista pra longe dessa vila/vida perfeita. É sempre uma fuga ou algo triste, torturante que dura um bom tempo. É a maior parte da história. E quando a criança se vê desesperançada, eis que surge um outro “Mas aí” que desperta um brilho nos olhos. E daqui em diante, o protagonista descobre um jeito de voltar de onde saiu. Mas agora ele está mais maduro, mais forte e começa algo novo, feliz e grandioso em sua antiga vila/vida. Reparou a semelhança com o cinema?

EXEMPLO BÁSICO:

“O SENHOR DOS ANÉIS — A SOCIEDADE DO ANEL” — Baseado na obra de J. R. R. Tolkien; Roteiro de Fran Walsh, Philippa Boyens e Peter Jackson; Direção de Peter Jackson.

• COMEÇO: Frodo tem uma vida tranquila no condado dos hobbits.

• P.T.(plot point): Gandalf diz que Frodo precisa levar o anel do mal pra longe do condado.

• MEIO: Frodo foge dos bichão lá, encontra Aragorn que ajuda Frodo e os amigos hobbits. Chegam à cidade dos Elfos, formam a Sociedade do Anel e tudo parece estar indo bem.

• P.T. (plot point): Gandalf cai da ponte quebrada. Lascou!

• FIM: Frodo decide ir sozinho destruir o anel. Sam vai com ele nessa missão “suicida”.

(este é um caso especial, porque o FIM é um plot para o COMEÇO do segundo filme).

PARTE 2 — aqui

--

--