(Imagem: Reprodução da Internet)

FAÇA O QUE EU DIGO, NÃO FAÇA O QUE EU FAÇO

Tiago Bezerra
Tiago Bezerra
Published in
2 min readSep 18, 2017

--

Você sabe qual o Plano de Comunicação da agência que você trabalha? Achei curiosa essa pergunta, porque conheço um monte de publicitário que nunca viu ou ouviu falar de estratégia de comunicação para a própria agência. Não estou dizendo que foram todos, mas foram muitos. Alguns até deram aquela olhada pra cima pra tentar lembrar.

Profissionais de comunicação, principalmente quem trabalha em agência, se preocupam muito — e fazem isso muito bem — com a marca do cliente anunciante. Mas alguns se esquecem que a marca da agência também é muito importante, inclusive para conseguir outros clientes. E é óbvio que não uma questão de falta de informação sobre o assunto. Porém, se as agências fazem tão bem para os clientes, por que não fazem para si? Tenho hipóteses.

A primeira delas é falta de tempo. É muito comum as agências organizarem os trabalhos preenchendo todos os espaços com trabalhos para os clientes. Aí falta tempo para planejar e criar para a própria agência.

A segunda hipótese é o comodismo. Isso rola com todo mundo, não adianta fingir que você nunca se sentiu tão confortável numa situação que ficou protelando, protelando…

A terceira, e a que mais me incomoda por dizer, é a falta de conhecimento. Calma, não estou alfinetando ninguém. Entretanto, é muito comum você encontrar publicitários que por passarem anos só pensando em criar anúncios, filmes, ações que esqueceram de praticar ou se aprofundar em planejamento e branding.

Não acho que todos os publicitários precisem ser multitarefas, até porque quem faz tudo não faz nada bem feito. Mas acredito que conhecer e até mesmo se aprofundar em planejamento, mídia, branding e design ajuda muito na hora de criar ou fazer um plano de mídia ou uma estratégia. E acredito, acima de tudo, que mais do que redator, diretor de arte, planejamento ou mídia, somos publicitários.

--

--