O QUE FAZER DEPOIS DO ARGUMENTO?

Tiago Bezerra
Tiago Bezerra
2 min readSep 3, 2018

--

No meu último artigo “Argumento: a história do filme” falei de forma geral como escrever o que seria a base do seu roteiro cinematográfico. E, como também tentei deixar claro no texto anterior, meu objetivo aqui é compartilhar com vocês o que aprendi e venho aprendendo ao longo dos meus estudos sobre Cinema, especialmente, Roteiro.

Sendo assim, hoje vou falar de uma técnica que uso — e que muitos outros roteiristas usam também — como o passo seguinte, logo após o argumento. Ah, mas o passo seguinte não é o roteiro? Pode ser. Mas essa técnica que vou falar aqui vai ajudar bastante. Estou falando da Escaleta.

Não sei dizer a origem desse nome. Tem até um instrumento musical com o mesmo nome, mas não consigo nem sequer ver relação entre os dois. Escaleta. Um nome que só apareceu pra mim na Pós-graduação em Cinema e Linguagem Audiovisual. Antes de começar a estudar cinema academicamente, por assim dizer, eu já tinha lido livros sobre Roteiro de Cinema e de Propaganda. E não me lembro de ter visto o nome Escaleta em nenhum deles.

Confesso que já usava a técnica sem saber o nome. Nos meus 10 anos como Redator Publicitário, já devo ter escrito uma quantidade considerável de roteiros de 30 segundos. E, obviamente, o roteiro não surgia da imaginação como mágica. Era um trabalho de horas pensando cena a cena. E é óbvio de novo, não é todo dia que a nossa cabeça funciona como a gente quer.

Nesses dias eu fazia o seguinte: se a ideia era contar a história de um idoso abandonado num antiquário que é resgatado pela neta para uma reunião familiar, eu tentava imaginar de forma resumida cada cena. Por exemplo:

- Pessoas andando por um antiquário

- Homem idoso sentado ao fundo

- As pessoas passam por ele sem perceber sua presença

- Ele observa as pessoas mas não reage

- Neta o chama

- Ele vê a neta e os dois estão dentro de casa

- Família reunida. Dia de domingo.

Ou seja, não escrevi um roteiro. Mas fiz um resumo das cenas que são fundamentais para contar a história. Os detalhes, as ações, as falas, tudo isso fica para o roteiro. Lá é onde você precisa detalhar personagens, ambientes, ações, sons, ideias, etc.

Isso que acabei de mostrar se chama Escaleta. Primeiro você escreve o seu Argumento: a história do filme. Depois você separa essa história em resumos de cenas fundamentais para se contar a história. Vou repetir em caps lock: FUNDAMENTAIS. Sabe aquelas cenas que, se tirar, a história perde sentido? É dessas que estou falando.

Feita a Escaleta, é só você sentar e construir as cenas com as riquezas de detalhes essenciais para o Roteiro e organizar na ordem que você achar melhor.

Pronto. Agora você já sabe o que fazer depois do Argumento.

--

--