O QUE FAZER SE O CLIENTE NÃO TEM VERBA?

Tiago Bezerra
Tiago Bezerra

--

A primeira coisa a fazer é a mais óbvia: planejamento. Parece bobo dizer isso de tão óbvio que é. Se o cliente não tem verba, o planejamento precisa ser tratado como a etapa mais importante.

Já atendi clientes que não tinham verba para investirem em TV. A solução foi não investir em TV. Porque não adianta uma marca entrar na programação com um conteúdo mal executado, ideias remendadas. Aquele “vamos ver o que dá pra fazer com isso” pode destruir uma marca. Então, pense em outra solução. Fuja dos cardápios de mídia.

Eu chamo de cardápio de mídia aqueles planos que, para quaisquer problemas, oferecem a mesma solução: TV, Rádio, Jornal, Facebook e Instagram (posts de Datas Comemorativas, na maioria das vezes). Se a ideia é construir marca com qualidade e menor custo, não aconselho isso.

Primeiro passo é entender o que o cliente quer dizer com “não tenho verba”. Se ele não tiver verba alguma, não vai conseguir contratar nenhuma agência. Sem verba, não tem investimento em comunicação. Então, converse com ele. Pergunte quanto ele se planejou financeiramente para investir em propaganda. Com o planejamento do cliente, você conseguirá montar a estratégia adequada para o seu Planejamento.

Entendido o planejamento do cliente, você precisa estudar o público-alvo dele. Onde esses consumidores estão? Que tipo de mídia eles consomem? Eles estão na TV ou no Jornal? Eles estão no Instagram ou no Facebook? Quais redes sociais eles mais usam? Tudo isso faz parte do processo de encontrar a melhor solução para o Problema de Comunicação e, às vezes, até mesmo de Marketing.

Essa etapa da pesquisa ajudará você a montar um funil para encontrar o alvo com melhor custo-benefício para o seu cliente. E a partir daí, os insights passam a ser mais relevantes para se criar ideias pertinentes e viáveis para o meio mais adequado, com a melhor precisão.

Na hora de criar a estratégia, fuja dos cardápios de mídia, esqueça a preguiça. Acorde o publicitário criativo que há em você e trabalhe. Se não, daqui a pouco é você que não vai ter verba.

--

--