Time Wblio
Published in

Time Wblio

Liderança 4.0 — A importância de despertar propósito nos colaboradores

É o papel dos líderes direcionar a energia para o propósito, na busca pela motivação das equipes atuarem de forma engajada e comprometida.

Estamos sempre na busca de sermos melhores líderes. Mas, como você pensa em liderança hoje em dia?

A nossa visão de líder ainda é muito presa no modelo fordista do século passado. Aquelas atividades que eram repetitivas, manuais e focadas em eficiência absoluta estão sendo progressivamente substituídas por atividades mais criativas e colaborativas.

Além disso, todo o processo tecnológico e digital ocorrido nas últimas décadas, transformaram os mercados industriais e de serviços levando a imensos desafios na gestão de recursos humanos, principalmente no campo da liderança estratégica.

Por isso, é ainda mais importante, diante do nosso papel como líderes, se adaptar à nova realidade e criar o sentido de propósito para os colaboradores.

Afinal, o que é Liderança 4.0?

Você já deve ter lido ou ouvido falar de empresa 4.0 e possivelmente tenha se questionado o por quê dessa nomenclatura. Esse conceito de empresa 4.0 se deve ao fato de estarmos na quarta revolução industrial. Se você pensou apenas em tecnologia, volte duas casas. A quarta revolução trouxe uma particularidade muito interessante onde um dos focos principais são as pessoas.

Sendo assim, a empresa 4.0 deve possuir um modelo de liderança também 4.0, focado em colaboração e equipes. A liderança 4.0 deve estar preparada para lidar com a agilidade das informações, digitalização acelerada, divergências comportamentais, pressão mercadológica, focando nos resultados sem deixar de lado as pessoas, potencializando-os, compreendendo-os e investindo em times colaborativos para uma melhor performance.

O estilo de gestão é mais compartilhado, com comunicação mais ampla e transparente, favorecendo a compreensão de todos mais rapidamente devido a simplicidade existente e contribuindo para que a equipe se sinta parte de algo maior. É sobre pertencimento, multidisciplinaridade e propósito.

O que significa uma liderança com propósito?

Liderar com propósito é fazer com que as pessoas entendam seus papéis e contribuam para a realização de algo maior. É ajudá-las a se sentirem importantes, entendendo que o trabalho de cada membro do time é fundamental, e que só isso possibilita alcançarmos os resultados estratégicos definidos como grupo. Essas questões devem estar na agenda de todo líder que queira ser bem-sucedido, ou de cada empresa que queira verdadeiramente alcançar melhores resultados.

Agora que você já entendeu sobre liderança 4.0 e liderança com propósito, a pergunta que fica é: como fazer? Existe uma série de ações que o líder pode tomar para que o propósito da empresa seja de conhecimento de todos?

Selecionamos algumas atitudes que podem ajudá-lo a implementar uma liderança com propósito e satisfazer colaboradores, clientes e a organização.

  • Conheça o verdadeiro sentido de propósito

Como líder, precisamos entender o propósito individual e como isso se relaciona com o dia a dia da organização. Só assim temos a clareza sobre os objetivos que devem ser alcançados.

  • Tenha em mente que visão comum gera compromisso

Uma equipe que sabe onde quer chegar se sente muito mais engajada. Como líderes, precisamos estar comprometidos com o nosso propósito e comprometidos também com os times.

  • Saiba lidar com as diferenças

O líder 4.0 deve compreender a diversidade existente, respeitando as culturas, crenças e habilidades interpessoais de cada um.

  • Tenha como mantra principal as pessoas

Saiba conciliar a geração de resultados com a formação de pessoas. É preciso compreender como manter as equipes engajadas, reter e desenvolver talentos, saber motivar, desafiar e proporcionar a contribuição criativa e proatividade

  • Gerenciamento de conflitos

É preciso compreender as adversidades como uma necessidade de melhoria e aprendizado, contribuindo assim para maior desenvolvimento das equipes e entender que a responsabilidade corporativa está em primeiro plano. Nesse contexto, aprenda a usar os feedbacks de forma constante e positiva.

  • Iniciativas de inovação

As iniciativas de inovação permitem a existência da criatividade, propósito a longo prazo e identificação de oportunidades com aprendizados constantes. O líder, deve então compreender, como somar todas essas habilidades e competências para focar os resultados almejados, tendo a plena consciência que as pessoas são as peças principais para realização dos objetivos e metas traçadas.

Podemos observar que quando entendemos nosso propósito e nos colocamos a serviço, os próximos passos surgem com clareza e alinhamento.

Assim, deixo um convite para nossas lideranças: criem espaços com seus times para compartilharem seus objetivos aos da empresa. Promova o engajamento em cada colaborador, despertando em todo membro um sentimento de orgulho e realização por um propósito maior e entendendo que os resultados só serão alcançados com a contribuição de cada um da equipe.

E você, tem claro o seu próprio propósito? Com quais causas colaborativas você tem comprometido? Deixamos essa reflexão para você.

*Por Henrique Lima, Head of Strategy da Wblio.

A Wblio é uma empresa de mentoria estratégica focada em gestão customizada. Nós ajudamos empresas a conectar-se com a transformação digital, mobilizando equipes através de treinamento e desenvolvimento.

Construímos soluções eficazes para que sua empresa trabalhe melhor e supere os resultados! Saiba mais pelo site http://wblio.com/ ou entre em contato com um de nossos especialistas: henrique.lima@wblio.com

--

--

Ative os resultados da Transformação Digital da sua empresa.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store