Time Wblio
Published in

Time Wblio

Metodologias ágeis voltada à inovação: a combinação capaz de transformar seu negócio

Entenda porque as metodologias ágeis são bastante úteis em esforços de inovação e como essa combinação pode transformar a realidade do seu negócio.

Fonte: FreePik

O mercado está sempre passando por grandes mudanças e evoluções. As organizações, por sua vez, escolhem se querem ser uma peça ativa nesta mudança ou reagir às mudanças impostas por outros.

Nesse sentido, a inovação nas empresas é um tema muito discutido entre os líderes nestes últimos anos. Atualmente, inovar é a principal estratégia para sobreviver no mercado e acompanhar o processo contínuo da transformação digital.

Temos histórico de grandes organizações que deixaram de existir porque ficaram acomodadas e deixaram de inovar num mundo VUCA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambíguo).

Assim, as empresas passaram a compreender que o processo de busca pela inovação passa por um caminho de mudança de mentalidade. E, sendo esta uma mudança comportamental, foi preciso buscar métodos que favoreçam a flexibilidade, adaptabilidade e agilidade dos processos e das pessoas inseridas no ambiente empresarial. É nesse contexto que entram as metodologias ágeis.

Neste artigo, vamos mostrar porque as metodologias ágeis são bastante úteis em esforços de inovação e como essa combinação pode transformar a realidade do seu negócio. Vamos lá?

O que são metodologias ágeis?

As metodologias ágeis foram criadas a partir do conjunto de princípios que estão presentes no que chamamos de Agile (agilidade).

Apesar de surgirem para melhorar processos de gestão de projetos de software, as metodologias ágeis romperam as barreiras do setor e hoje são utilizadas em empresas inovadoras dos mais diversos setores.

Os gestores e líderes atentos perceberam que poderiam obter ganhos com a aplicação dos seus princípios e práticas em outros contextos de negócios.

O surgimento também é fruto da crescente demanda por resultados rápidos, mudanças constantes no ambiente empresarial e a perspectiva de fomentar a cultura de inovação dentro da organização.

Afinal, o que é inovação e por que inovar?

Fonte: FreePik

Antes de entrar na discussão sobre as formas de inovação e as metodologias usadas, é importante ter a definição de inovação. Basicamente, inovação é fazer algo novo que seja diferente do jeito antigo de se fazer. É um fenômeno que requer criatividade, coragem e inteligência para transformar algo sem perder sua essência.

Normalmente, as inovações surgem quando há um problema ou uma grande necessidade. As grandes descobertas e invenções da Ciência, por exemplo, aconteceram justamente por uma necessidade.

No contexto de mercado, a inovação se mostra capaz de resolver problemas comuns permitindo uma estabilidade transitória. Quem não inova hoje, fica para trás e é atropelado pela concorrência.

Não podemos esquecer que inovar também é ser ágil e se adaptar às mudanças. A gestão ágil não só permite, mas facilita a inovação para a criação de projetos, viabilizar iniciativas e transformar os processos mais rapidamente.

Os problemas encontrados para inovar

A inovação está associada à incerteza e ao medo do desconhecido. Sendo assim, muitas das vezes, não existe possibilidade de previsão de resultados. Isso acaba dificultando a liderança e, claro, a aceitação. Em muitas organizações, os riscos e erros tendem a ser evitados ao máximo.

Além do medo da incerteza, existem outros problemas de inovação que paralisam as empresas. Um ambiente de pouca experimentação, tolhe o surgimento da inovação ao considerar o comportamento inovador dos colaboradores como algo improdutivo. Ou seja, organizações que desejam inovar, mas continuam exigindo precisão e focando apenas nos resultados de curto prazo estão fazendo um contra serviço para a cultura de inovação.

Mas engana-se quem pensa que a inovação é um tiro no escuro! Hoje existem métodos para fomentar, difundir, medir e garantir a excelência da inovação a partir de um sistema de governança que trabalha todos os níveis organizacionais.

Por essa razão é que a temática das metodologias ágeis tem se tornado altamente presente no contexto da inovação.

Por que aplicar metodologias ágeis no contexto da inovação?

Fonte: FreePik

A maneira tradicional de coordenar os projetos e liderar equipes limita o sentido de trabalho, trazendo uma visão reduzida do todo e possibilitando mais chances de erros e riscos financeiros. Quando times de inovação aderem às metodologias ágeis, eles passam a enxergar uma esfera sistêmica para, dessa maneira, exercitar a criatividade com foco nos objetivos.

Sendo assim, aplicar as metodologias ágeis no contexto da inovação é extremamente valioso para proporcionar maior alinhamento entre as equipes e estimular a geração de ideias.

Outro ponto importante é a experimentação, uma etapa imprescindível no processo inovador. A cultura da experimentação concretiza ideias em soluções práticas e é capaz de lidar com sistemas verdadeiramente complexos como organizações.

Levando em conta esses aspectos, fica fácil perceber que metodologias ágeis têm muito a contribuir para a cultura da inovação e dá abertura para lapidar o novo nos ambientes das organizações.

Como inserir metodologias ágeis em times inovadores?

Inserir metodologias como o Scrum, Lean, Kanban e Smart permite um maior alinhamento entre as equipes, trazendo uma rápida identificação e resolução de problemas baseado em novos insights.

Uma abordagem ágil no esforço de inovação deve acontecer naturalmente, sem uma abordagem muito metódica e por meio da experimentação. É interessante realizar as primeiras experiências, para gerar quick wins e amadurecendo o modelo ágil dentro dos times inovadores.

No segundo momento, é necessário habilitar as pessoas com os conhecimentos e processos das metodologias que citamos anteriormente. Isso dará abertura para comportamentos aderentes a uma cultura de inovação duradoura e de sucesso.

Não esqueça de acompanhar o sucesso das iniciativas a partir de métricas claras e alinhadas à estratégia corporativa da empresa.

Quais os benefícios da combinação entre metodologias ágeis e inovação?

Fonte: FreePik

O principal benefício das metodologias ágeis no contexto de inovação é a criação de espaços abertos para que outras pessoas deem opinião e contribuam com os projetos e iniciativas. O líder precisa sair do papel de ‘spotlight’ e permitir novos pensamentos para que o ferramental faça sentido.

A adoção de metodologias ágeis permite que a empresa evolua continuamente a sua estratégia digital com base em resultados de etapas sólidas e seus feedbacks. Nesse sentido, elas facilitam a correção de erros, incentiva o aprendizado contínuo e ainda contribui para o sucesso no âmbito da inovação

Como resultado desse cenário, os colaboradores se tornam mais produtivos, em um ambiente que abre mais espaço para a criatividade e a antifragilidade. Veja mais alguns benefícios:

Cocriação: As metodologias ágeis voltada à inovação democratiza os espaços de inovação para que surjam novas ideias, independente de onde venham;

Mais diversidade: A multidisciplinaridade e o empoderamento do processo ágil é essencial para uma construção participativa da cultura de inovação;

Maior engajamento: A sintonia de geração de ideias mantém as pessoas informadas, motivadas, engajadas com os propósitos estratégicos da organização. Como consequências, os times inovadores não esperam que esse papel seja desempenhado exclusivamente pela alta gerência;

Experimentação: Lembra quando falamos da importância de experimentar? A inovação deve ir para além da teoria e deve ser testada na prática pelos colaboradores. As metodologias ágeis vão apoiar justamente nesses ciclos experimentais e interativos, concretizando ideias em soluções o mais cedo possível.

*por Time Wblio

Agora que você conseguiu entender a importância das metodologias ágeis para a inovação, que tal colocar a mão na massa? Fale com um dos nossos especialistas e descubra como podemos apoiar a acelerar a inovação na sua empresa.

Saiba mais pelo site http://wblio.com/

--

--

Ative os resultados da Transformação Digital da sua empresa.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store