Time Wblio
Published in

Time Wblio

O papel do RH no processo de transformação digital

Por que a participação do setor de Recursos Humanos na transformação digital é um dos fatores mais importantes desta jornada?

A transformação digital representa um debate cada vez mais presente no cotidiano das organizações. À medida que as empresas passam por esse processo para acompanhar o ritmo cada vez mais rápido de inovação, algumas distorções significativas aparecem no lado humano dessa mudança.

É comum ver o setor de Recursos Humanos adotando o tema de forma superficial, dando protagonismo para as áreas de tecnologia e entregando o bastão para CIO’s. Em primeiro lugar, a transformação digital não é um tema de tecnologia, é de cultura. Não é possível aplicar as mudanças sem antes considerar as pessoas da organização.

Sim, a tecnologia é a viabilizadora, mas a transformação digital só é bem sucedida se há de fato uma transformação cultural genuína. Por conta disso, este debate tem muito mais a ver com mentalidade, pessoas e processos na organização do que com qualquer tecnologia específica. É quando entra o papel do RH nessa jornada.

Os papéis do RH na Transformação Digital

O setor de RH é fundamental para levar o restante da organização rumo à transformação digital, ajudando a elevar os processos e o desenvolvimento a um novo patamar.

Essa condução vai além de colocar puffs coloridos, piscina de bolinhas e videogames à disposição dos colaboradores. É sobre cultivar o mindset digital, criando uma cultura propícia para inovação e utilizar processos capazes de estabelecer um fluxo de ideias para todos.

Uma pesquisa da Futurum Research descobriu que colaboradores se sentem excluídos da transformação digital das empresas e que os líderes organizacionais estão deixando muitos de seus funcionários para trás no processo. O estudo global ainda revelou 94% de todo o staff quer se envolver mais na jornada rumo ao digital.

A pesquisa nos mostra que os melhores líderes e equipes de RH não devem apenas reagir às mudanças, mas servir como um agente da transformação liderando os funcionários em uma direção participativa e positiva.

Como fazer e por onde começar

O primeiro passo fundamental é tomar decisões abrangentes que visam a realidade da organização e o momento atual.

As equipes de RH devem revisitar profundamente sua cultura, mapeando riscos e oportunidades da evolução digital, e fazendo um diagnóstico da maturidade corporativa. A partir disso, é preciso concentrar-se em criar uma cultura propícia para inovação, através de uma força de trabalho colaborativa e diversa. Algumas questões podem guiar estes objetivos:

Como utilizar a tecnologia a favor do bem-estar e da produtividade das equipes?

No que as pessoas da organização acreditam?

O que move as motivações de cada colaborador?

Ao se deparar com essa condição, em que a transformação digital está em processo de adesão interna, conte com uma mentoria estratégica focada em negócios digitais. Uma visão externa traz mudanças de paradigmas, através da descoberta de iniciativas para dar o primeiro passo. Somente mapeando a jornada e experiência dos colaboradores, é possível garantir a sustentabilidade das iniciativas que estão sendo implementadas.

Transformar-se culturalmente não é fácil, exige grandes esforços, mas ditará quem sobreviverá no futuro. Chegou a momento da área de Recursos Humanos desempenhar seu papel fundamental trazendo para o processo de transformação digital aquilo que há de mais importante: as pessoas.

• Henrique— Co-founder e Head de Estratégia da Wblio

Para saber como podemos te ajudar a viabilizar a Transformação Digital no seu RH, mande um e-mail para henrique.lima@wblio.com

--

--

Ative os resultados da Transformação Digital da sua empresa.

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store