Caio: Confusões & Conclusões

Daniel Prata
Tipo Filosofia
Published in
4 min readFeb 1, 2019

- Não, Caio, não joga! Por que você jogou o livro e tudo no chão?
- Porque era o meu destino.

Sabia que todos os bichos que existem tem no pokémon?
Só que em outra fórmula, né?
Porque no mundo eles têm os poderes deles de verdade.
Tipo, o preguiça: tem as unhas.
O guepardo: corre tão rápido que pode até fazer um furacão.

- Pai, adivinha com quê o tamarindo se defende.
- Não sei, filho.
- Azedo e casca. Se quebra a casca, tarãn! Azedo!

- Pai, sabe por que os robôs andam assim?
(Arrasta os pés)
- Não.
- Porque eles não são pessoas.

Pai, olha o carro da polícia. O moço do carro tem uma arma e uma picareta de bater nos ladrões.

Eu gosto muito de nadar porque eu sou peixes, no outro que não é signo. Eu também sou capricórnio, por isso que eu gosto de lutar. Ele tem chifres mágicos, é uma cabra-unicórnio.

Tudo quem criou foi o planeta. Deus foi a primeira pessoa que existiu.
Mas ele não existe mais, já morreu, só existe como alma.

- Nossa filho, deve estar doendo sua picada né? Que bicho será que te picou?
- ‎Pai, qual é a picada de bicho que dói mais?
- ‎Acho que é de vespa.
- ‎Então foi vespa. Ela é grande?
- ‎Ela é mais ou menos assim.
- ‎Então foi uma criança de vespa.

Pai, eu senti dentro de mim uma coisa: que o bambu que tá na minha mão tomou uma gota de chuva.

O que você tá falando tá errado. Lanche e bolacha são coisas diferentes.
Porque bolacha é uma coisa — e lanche pode ser duas coisas.

Pai, acho que quando a perna fica formigando são os bichinhos do bem que tem dentro da gente que ficam formigando.
Tudo tem um segredo por dentro.
É uma mágica. E toda mágica tem segredo né?
Tipo, quando o coelho não tá na cartola, é que ele agarra do lado com as garras e fica agarrado.

- Caio, sabia que quando a bisa era pequena não existia televisão?
- ‎Nossa, mãe! Ela só podia ver filminho no computador?

- Pai, a gente foi o terceiro a nascer, né? Primeiro, foi os dinossauros. Depois, o Perseu e o Hércules, a cidade deles… Depois foi a gente.

- Eu gosto mais é do ninja amarelo, que não tem no filme, só tem no pensamento.

- Caio, tá quente, você vai passar calor com manga comprida.
- Não vou, mãe. Quando eu fecho o olho o calor também dorme.

- Eles são todos do mais.
- Como assim, filho?
- Ué, tem os heróis, que são os do bens; e os inimigos, que são os do mais.

- Pai, olha o tamanho da casca dessa banana.
- Nossa, parece uma lua!
- Pff… que nada, a lua deve ser uns 10 quilos maior que isso!

- Caio, não pega no Leo agora que o papai tá fazendo ele dormir. Pode dar um cheirinho se você quiser. Vê que cheirinho bom ele tem.
- Hum.. ele tem cheiro de sol. E de lua. Que maluco ele é né?

- Sabe quem é a namorada da Mulher Gato?
- Não, filho, quem?
- A Mulher Cachorro.

- Caio, olha essa lua aqui.
- Isso não é lua. A lua é grande.
- Ué, será que não pode ser uma lua pequena, uma lua neném?
- Não! A filha da lua é a estrela.

- A gente é homem né, papai?
- É, a gente é homem, eu e você. O que a gente tem?
- Machado.

A gente não pode comer almoço tomando café da manhã, senão bagunça tudo o que a gente faz né?

Bochecha é uma bola redonda que serve pra cuspir quando escova os dentes.

Labirinto é onde que vem o monstro.

Mãe, explica pro Leo o que é alma? Eu to tentando mas ele não tá entendendo.
- O que você explicou pra ele filho?
- Ué, que é um fantasma bonzinho que mora dentro da gente.

A marida do boi é a boa.

- Não sabe o que é “ajudantesca”?
É uma menina que é muito grande e que é ajudante.

- Peixe boi é um boi que tem chifres no mar.
- Ele mora no mar ou no rio?
- Tem uns que moram no mar e uns que moram no rio.

- Filho, você pode ver um filminho com a tia Ma na televisão.
- Mas na televisão da tia Ma só tem comercial.
- O que é comercial, filho?
- É quando entra outro filminho bem na hora que eu tô vendo e só depois volta o mesmo.

- Depois do almoço eu quero o doce melado de cabeça.
- Você quer o quê?
- O doce de cabeça melada.
- Qual, filho?
- O doce de cabeça melada, que é de banana.
- Ah! A BANANA CARA-MELADA!

- Tem dois tipos de tubarões: o tubarão que tem aquele negócio na cabeça de cortar água; e tem o tubarão que tem um martelo de martelar pregos.

Quando uma pessoa usa bengala, quer dizer que ela quebrou a mão.

- Papai, você sabe onde o Papai Noel mora?
- Sei, no Polo Norte, um lugar onde só tem gelo e neve.
- Não é no Polo Norte.
- Ah não? Você sabe onde o Papai Noel mora?
- Sim. No México.

Mostra o adesivo de Júpiter do livro de adesivos.
- Esse é o maior planeta de todos, né pai? Sabe que planeta é esse? O nosso. São paulo. Esse planeta é São Paulo.

- Sabia que ontem eu vi um filme que era mais assustador que a minha coragem?

- Pai, eu senti um sentimento, agora.
- Qual?
- Eu senti encostado na minha língua uma coisa pontudinha. Mas não era verdade.

- Eu quero fazer cocô mas quem controla meu bumbum é o meu bumbum. E ele não tá deixando eu fazer.

- Pai, você também adora tâmaras?
- Adoro, filho.
- Sabe quantas tâmaras eu consigo comer de uma caixa só?
- Quantas?
- Todas!

--

--