Atrativo cultural — Destaque: Estreia de Marighella nos cinemas

Nicole Policarpo
Tiro de Letras
Published in
2 min readNov 19, 2021
Autor: Andreas Rentz | Crédito: Getty Images
Direitos de autor: 2019 Getty Images

Aclamado pela crítica internacional em 2019, finalmente Marighella é lançado nos cinemas brasileiros. O longa conta a história dos últimos anos do guerrilheiro, interpretado por Seu Jorge, que liderou um dos maiores movimentos de resistência contra a ditadura militar no Brasil.

O diretor Wagner Moura (já bem conhecido por nós como ator), comentou em diversas entrevistas que insistiu para que o filme estreasse nas salas de cinema e essa decisão parece ter sido a mais correta, já que o filme é sucesso de bilheteria e tem agradado o público.

Segundo Eduardo Pereira, crítico de cinema do site Omelete.com, o diretor opta por usar no filme uma linguagem visual repleta de planos fechados e médios, priorizando sempre a captação das reações de seu elenco para com aquilo que os cercam. Ele também afirma que Marighella trabalha de forma fascinante as conversões da cinebiografia tradicional pois retrata uma figura histórica extrapolando esse objetivo para também refletir em sua estrutura e execução tudo aquilo que ele representa ou deveria representar.

Para o crítico Bruno Carmelo do site Adorocinema.com, Wagner Moura usa uma linguagem palatável, onde há câmeras tremidas acompanhando os personagens nas ruas e muita música nacional para acompanhar a miséria do povo sob a ditadura, o filme faz uma reconstituição minuciosa. Carmelo também comenta que o filme busca estruturar, através de seus confrontos binários (uma montagem paralela que expõe diferenças entre capitalismo e socialismo), uma importante disputa de narrativas.

“Impressionante” e “Brutalmente necessário”, Marighella estreou no Brasil em 04 de novembro de 2021 e como Jonathan Romney, crítico do Screen Daily disse, o filme é urgente em seu compromisso e intensidade cinematográfica e dificilmente poderia ser mais oportuno.

Confira abaixo o trailer do filme e as críticas completas utilizadas nesse post.

Críticas de: Eduardo Pereira| Bruno Carmelo | Jonathan Romney.

REFERÊNCIAS:

PEREIRA, Eduardo. Marighella: Cinebiografia devolve humanidade ao guerrilheiro com retrato brutal. In: OMELETE [S.I.] 2021. Disponível em: https://www.omelete.com.br/filmes/criticas/marighella-critica-wagner-moura. Acesso em: 09 de nov. 2021.

CARMELO, Bruno. MARIGHELLA. In: ADOROCINEMA [S.I] 2019. Disponível em: https://www.adorocinema.com/filmes/filme-223298/criticas-adorocinema/. Acesso em: 09 de nov. 2021.

ROMNEY, Jonathan. ‘Marighella’: Berlin Review. In: Screen Daily [S.I] 2019. Disponível em: https://www.screendaily.com/reviews/marighella-berlin-review/5137027.article. Acesso em: 09 de nov. 2021.

PEREIRA, Sidney. Marighella: o amor e a dor em ser brasileiro. In: Teeteto [S.I] 2021. Disponível em: https://teeteto.com.br/marighella-o-amor-e-a-dor-em-ser-brasileiro-67d817657e7e. Acesso em: 09 de nov. 2021.

OLIVEIRA, Giovanni. “Impressionante”: Marighella é aclamado pela crítica internacional. In: POPline [S.I] 2021. Disponível em: https://portalpopline.com.br/critica-marighella-aclamado-wagner-moura-seu-jorge/. Acesso em: 09 de nov. 2021.

--

--