Como construir uma cultura de resultados no marketing digital

Felipe Zanoni
tocadourso
6 min readApr 17, 2020

--

É fato que mesmo que você não planeje chegar a lugar nenhum, você vai chegar a algum lugar

É natural do ser humano e de todos os seres do universo, buscarem por resultados, isso faz parte da nossa essência e é o que nos faz sentir que fazemos parte de algo maior, que temos um propósito.

É fato que mesmo que você não planeje chegar a lugar nenhum, você vai chegar a algum lugar. Então, é melhor planejar para possivelmente chegar aonde queremos, certo? Falando em planejar…

Planejamento

Quando vamos iniciar um projeto, esta etapa é muito importante para definirmos o direcionamento de como tudo vai ocorrer. Porém aqui também é onde acontece os piores erros e que levam todo seu projeto por água abaixo e jogam seu tempo e de sua equipe fora.

O foco deste artigo é falar sobre resultados, então vou abordar quais pontos são importantes definir no planejamento.

OKR (Objetives and key results)

Os OKR’s são os objetivos e principais resultados que a empresa deseja alcançar em um determinado período, por exemplo:

O1: Ser a maior empresa do segmento | KR1: Aumentar o faturamento em 20% em 6 meses| KR2: Aumentar em 5x a produção dos produtos | KR3: Expandir a rede de distribuição para o Nordeste

Essa estratégia é muito usada por empresas do Vale do Silício. E em 1999 um dos investidores do Google Andrew S. Grove levou a metodologia para dentro e fez a empresa sair da “Garagem” com 40 funcionários, para mais de 60 mil atualmente, este método é usado até hoje por eles.

Listamos 6 principais diferenças entre este e os métodos tradicionais no momento de traçar objetivos e metas:

  1. Nos métodos tradicionais, geralmente são medidas quantidade de tarefas executadas, porém aqui o esforço juntamente com a qualidade são essenciais. Não vai alcançar um OKR sem que sua atenção e pensamento estratégico seja colocado em prática;
  2. Clareza na intenção. O objetivo aqui é atingir o resultado e não sair executando tarefas e tarefas, criando diversas direções e perdendo tempo com o que nem sabe se vai funcionar. A intenção é planejar, testar, testar, corrigir e testar novamente, ao contrário de metodologias tradicionais que é planejar, desenhar, estruturar, e testar;
  3. No centro, dados. Para obter sucesso com seus OKR’s é necessário tomar decisões e fazer alterações de rota com base em dados e não em achismo. Ficar no campo das ideias faz com que projetos atrasem ou cheguem ao final do tempo com um resultado medíocre;
  4. Transparência. Diferente das metodologias tradicionais que os principais objetivos das empresam ficam apenas na cabeça dos donos, aqui eles devem ser espalhados pelas paredes e vistos por toda equipe. Também podem ser enviados reports periódicos nos canais de comunicação internos.

5. Tempo. Os prazos são menores, nada de “para daqui 5 anos”. Hoje em dia o mercado muda em poucos meses e as empresas precisar ter seus objetivos principais definidos de 6 em 6 meses.

6. Mudar a rota das ações é normal. Como dissemos anteriormente, dados são o centro de tudo! Por isso, em uma análise dos resultados em algumas semanas, já é possível prever se o caminho está certo ou se sua rota precisa ser alterada. Nas metodologias tradicionais, era comum passar meses errando para notar que não chegaria aonde planejou.

Estratégia

Após definir quais serão os OKR’s agora é hora de desenvolver as estratégias para alcançá-los.

Levando em consideração o OKR que demos anteriormente, pense no KR1 que é “aumentar o faturamento 20% em 6 meses”. Qual estratégia vamos usar? Podemos pensar, por exemplo, em utilizar um funil de e-mail para fazer upsell para clientes.

Criando indicadores KPI’s para acompanhar a evolução

Dentro da estratégia podemos definir KPI’s (Key Performance Indicator) para poder monitorar se estamos no caminho certo para atingir nossos OKR’s com excelência. Neste caso um KPI seria: Ter uma taxa de abertura de e-mail de pelo menos 60%.

Com isso, quando analisarmos o status do progresso, saberemos o quanto é necessário melhorar em cada parte da estratégia que estamos executando.

Ações

Certo, a teoria ficou bonita. Agora é hora de agir. Durante o processo de criação da estratégia é muito importante a presença de lideres de equipe para dizer se será possível executar a estratégia em termos de tempo de trabalho e experiência da equipe, se será preciso fazer contratações ou especializações.

Agora é interessante criar um cronograma de tarefas que levem a atingir os KPI’s definidos para o OKR atual.

Análise de resultados

Com tudo funcionando e o trabalho acontecendo, é hora de acompanhar.

Diariamente é interessante ter relatórios automáticos para apenas “bater o olho”.

Semanalmente é papel do líder da equipe preencher um relatório manualmente (Não levando mais de 20 minutos) para que seja possível perceber um problema e ser interceptado rapidamente. É importante toda a equipe também receber este relatório.

Mensalmente um relatório mais elaborado precisa ser realizado, com um tempo maior destinado a essa criação, algo em torno de 2 a 4 horas, novamente também sendo enviado para equipe. Aqui pode surgir desafios maiores que precisam ser resolvidos para continuar no caminho de atingir o objetivo principal.

Trimestralmente é o momento de parar durante um período mais longo, em torno de 6 horas e puxar todos os dados dos projetos e fazer uma análise mais profunda e ver as rotas que precisam ser alteradas para que não comprometa os OKR’s definidos. Está análise é uma das mais importantes, pois se estiver na metade do seu prazo, as manobras acabam sendo mais difíceis executadas a tempo.

Acostume-se com o erro

É importante dizer que errar não deve ser considerado um processo destrutivo e sim construtivo. Com certeza a equipe vai falhar em estipular algumas metas, mas a cada erro sabe-se que é uma opção a menos de dar errado, ou seja, está mais próximo do seu objetivo. A grande questão aqui é, quanto tempo você levou para identificar o erro e quanto tempo demorou para corrigir o erro.

Conclusão

Para obter resultados, não é suficiente apenas esforço e dedicação, é preciso planejamento e comprometimento com os indicadores.

Todo essa metodologia existe para facilitar e tornar a gestão mais fácil. Fazer com que sua empresa tenha um crescimento sustentável e não tenha metas mirabolantes que acabam mais confundindo a equipe e deixando todos paralisados.

O acompanhamento das equipes é muito importante, pois é dali que tudo vai surgir e ser feito, então o suporte de conhecimento, informação e ferramentas necessárias para execução das tarefas é extremamente importante.

Seja pró ativo! Notou uma situação que pode desencadear fatores de risco para atingir os OKR’s? Comunique seu líder ou sua equipe, não deixe a ferida virar uma hemorragia incontrolável.

Referências:

https://rockcontent.com/blog/mensuracao-de-resultados-de-conteudo/

--

--

Felipe Zanoni
tocadourso

Coordenador de Marketing Digital | Urso Propaganda