4 jogos que você precisa assistir na semana 18

Jonas Faria
Toco e Tackle
Published in
5 min readApr 1, 2021

Decisão até o fim. Jogos com torcida, partidas decididas no detalhe, sonho de acabar com a seca de playoffs e mais uma semana!

Nesta última terça-feira de março, foi aprovada a programação de 17 jogos na temporada regular. Esta alteração já era esperada desde o ano passado, e a votação dos proprietários da liga na Reunião Anual, foi protocolar. Caso queira saber mais sobre todas as alterações, confira a divulgação feita no site da NFL.

Para os amantes do futebol americano, mais uma semana de jogos sempre é legal. Para a NFL, mais faturamento. Para alguns jogadores, críticas em relação ao desgaste físico e a saúde no final da temporada e por fim, para os recordes da liga, um risco a mais de serem quebrados!

O jogo ‘extra’ será interconferências e de acordo com a classificação do ano passado (já vai ficar mais claro). Para este ano temos a seguinte configuração dos confrontos extras:

  • As equipes da AFC Leste enfrentarão as equipes da NFC Leste
  • As equipes da NFC Norte enfrentarão as equipes da AFC Oeste
  • As equipes da NFC Sul enfrentarão as equipes da AFC Sul
  • As equipes da NFC Oeste enfrentarão as equipes da AFC Norte

Dito tudo isso, 4 jogos que você precisa assistir na última semana da temporada regular de 2021:

Kansas City Chiefs x Green Bay Packers — Arrowhead Stadium

Os Packers, finalistas da Conferência Nacional, bateram nas portas do Super Bowl por mais um ano consecutivo e vão precisar viajar em dezembro para o Missouri e enfrentar o atual vice-campeão. Bom, tivemos dois dos melhores ataques da temporada passada, Chiefs (1°) e Packers (5°). Ambos os times, mesmo perdendo peças bem importantes na linha ofensiva, mantiveram seus skills players e a tendência é que sigam fluindo bem. Teremos Aaron Rodgers (atual MVP) e Patrick Mahomes, dois dos melhores quarterbacks da atualidade, se enfrentando provavelmente na neve e com suas torcidas apaixonadas (se tudo correr bem e a Covid dar um sossego) — ah, eles nunca se enfrentaram.

Para finalizar, a vida de ambos os times nos playoffs, pode ainda não estar decidida até a semana 18. Atualmente, vejo muitos times com chances claras de disputar até o fim as vagas para os playoffs, em ambas as Conferências. Já se prepara!

Indianapolis Colts x Tampa Bay Buccaneers — Lucas Oil Stadium

Estamos falando aqui dos dois vices de suas divisões. Começando pelos Colts, desde a aposentadoria prematura de Andrew Luck em 2019, que poderia ter sido mais traumática, passaram por experiências de quartebacks: Jacoby Brissett, Philip Rivers e agora, a expectativa de resgatar a carreira de Carson Wentz. O grande mérito dos Colts é ter um time bem treinado nas mãos de Frank Reich, e no jogo derradeiro, podemos ter um Q de histórico, caso Wentz faça uma boa temporada e leve o time para o segundo ano consecutivo aos playoffs logo após sua saída dos Eagles. Ainda mais histórico, considerando quem vai ser o visitante:

Os Bucs, sem dúvida, mantiveram seus 22 titulares pensando apenas em uma coisa, o bicampeonato no dia 13 de fevereiro de 2022! Vamos imaginar Tampa chegando nesta partida, disputando a divisão, uma vaga — quem sabe — direto no Divisional Round e colocando o senhor Brady em mais um playoff na carreira! Motivação não falta e o plano é claramente esse, título já! Os Colts, claro, possuem um elenco também muito coeso, mas que não adianta nada amargar eliminações precoces nos playoffs.

Cincinnati Bengals x San Francisco 49ers — Paul Brown Stadium

Aqui eu vou arriscar bastante, para mim, todos os outros 3 jogos entre essas duas divisões podem ser bem mais legais que este, são times com ataques melhores, defesas melhores, ranquearam melhor no ano passado, maaas, 49ers e Bengals sofreram com lesões importantes. A equipe de Cincinnati terminou todas as temporadas desde 2015 com mais derrotas que vitórias. No ano passado, Joe Burrow, a primeira escolha geral vindo de LSU foi literalmente colocado no fogo, saiu de um esquema que o protegia bem no college, para literalmente precisar lançar por sua vida e no fim, 32 sacks e uma lesão grave no joelho esquerdo em novembro. Do outro lado os californianos.

Burrow somou 2688 jardas aéreas e 13 touchdowns anotados. Recorde de 2–7–1 na temporada de estreia.

Se mantiveram competitivos em vários jogos, com o time em frangalhos e agora, voltam com seus jogadores saudáveis e o DE Nick Bosa que vai ter a missão de perseguir Burrow. Já Bosa se lesionou logo na semana 2 e fez uma falta tremenda para a defesa como um todo — tembém lesão no joelho. Quero somar nisso o questionamento… agora que os Niners possuem a terceira escolha geral do draft, é consenso que escolherão um substituto para Garoppolo, este cara vai estar em campo num jogo decisivo? Considerando que na NFC Oeste a competição para os offs vai até o último minuto? Quem será este novo QB? (Palpite: Trey Lance da Universidade de Dakota do Norte)

Miami Dolphins x New York Giants — Hard Rock Stadium

Como saber como estarão os times na 18° semana da temporada! Fato é que os Giants estão sofrendo muito desde o terrível 3–13 em 2017. Entra técnico, muda o general manager e o recado mais recente do proprietário do time, John Mara é “impaciência”! Pudera. Daniel Jones vai para seu terceiro ano como titular e precisará chegar neste jogo, tendo mostrado serviço em 2021 para garantir seu emprego para a próxima temporada. Nesta offseason, os Giants fizeram o que podiam para rechear o ataque para Jones. É esperado uma temporada completa sem lesões do running back Saquon Barkley também. O mínimo, é uma vaga para os playoffs que não vem desde 2016.

Os Dolphins por outro lado, fizeram o dever de casa desde Adam Gase — não leu errado — juntaram escolhas de draft, trocaram jogadores importantes e caros por mais escolhas, demitiram Gase em 2018 e em 2020 ficaram no detalhe para o tão sonhado playoff que não vem desde 2016, quando perderam para os Steelers no Wild Card. Provavelmente contarão com Tua Tagovailoa por toda a temporada, depois do ano sobre tutela da Fitzpatrick. E aqui será muito interessante observar se o jovem Tua suportará a pressão até o fim de temporada e o time jovem e talentoso de Brian Flores vai se consolidar na prateleira de cima da AFC.

Posso estar redondamente enganado nas minhas previsões que estes jogos serão interessantes? Claro! Mas que hoje seriam jogos bem legais de assistir, isso é fato. Qual jogo você acha que tem tudo para ser emocionante?

--

--

Jonas Faria
Toco e Tackle

• I’m a storyteller • Journalist • Toco e Tackle — Podcast • Living and writing •