Power Ranking #3: Jazz embalado

Juan Grings
Toco e Tackle
Published in
11 min readFeb 3, 2021

Primeiramente, perdão pelo atraso. Infelizmente não tive tempo de concluir o texto ontem (02), mas eis aqui a tão aguardada terceira edição do nosso Power Ranking. Nos últimos 15 dias, algumas coisas importantes mudaram. O Utah Jazz, que já figurava entre os primeiros, deu uma boa engrenada e agora parece de vez um time muito bom. Pelo outro lado, os Mavericks vivem uma péssima sequência. E o que falar dos Nets?

Sem mais delongas. Vamos lá.

1. Utah Jazz

Campanha geral: 16–5
Últimos 15 dias: 7–1
1º no Oeste
Último Power Ranking: 5º

Não podia ser diferente. Utah venceu 9 dos últimos 10 jogos (!) e está no top 3 de aproveitamento do perímetro sendo a equipe que mais tenta. Tem um arsenal de arremessadores de dar inveja a Daryl Morey e Mike D’Antoni e, além de tudo, tem Donovan Mitchell jogando muito bem, mas, mesmo quando não está em quadra, Mike Conley, Jordan Clarkson e cia tem ido muito bem. O elenco também tem se mostrado muito profundo. Já falei do Clarkson, mas Ingles tem sido um bom valor do banco, Derrick Favors é bem razoável para substituir o Gobert, quando o francês sentar… enfim. Muito bom time até agora.

2. Los Angeles Clippers

Campanha geral: 16–6
Últimos 15 dias: 6–2
2º no Oeste
Último Power Ranking: 2º

Uma campanha normal do Jazz deixaria os Clippers na liderança. Há boatos de que o vestiário não tem mais tretas, Kawhi tem entrado na briga pelo MVP, Paul George está sendo o Paul George (ele não é aquele dos playoffs), Ibaka foi um bom acréscimo, assim como Batum. Eu gostaria de destacar o Luke Kennard aqui também. Cada vez mais se mostra um bom jogador vindo do banco e que é capaz de acertar bolas importantes do perímetro.

3. Philadelphia 76ers

Campanha geral: 15–6
Últimos 15 dias: 7–1
1º no Leste
Último Power Ranking: 6º

Eles estão mostrando semana após semana que são realmente bons e competitivos e essa semana foi especialmente interessante. Pega o currículo: duas vitórias consecutivas nos Celtics, vitória sobre os Lakers e vitória sobre os Pacers. Tá bom? Melhor: Tobias Harris segue iluminadíssimo, com game-winner contra Los Angeles, Embiid ainda está em modo MVP e Simmons parece um pouco mais confortável sendo um coadjuvante de vez. Eu só acho muito triste que a incapacidade de pontuar fora do garrafão o prejudique em todos os aspectos do jogo.

4. Los Angeles Lakers

Campanha geral: 16–6
Últimos 15 dias: 5–2
3º no Oeste
Último Power Ranking: 1º

A melhor defesa da NBA com alguma vantagem em relação à segunda, os Lakers são muito constantes. Às vezes joga com preguiça, mas é totalmente compreensível visto que são os atuais campeões e tiveram pouquíssimo tempo de pré-temporada. Nessa última quinzena venceu jogou importantes para medir forças como contra Bucks e Celtics, mas perdeu para os 76ers, como já citado.

5. Denver Nuggets

Campanha geral: 12–8
Últimos 15 dias: 6–1
4º no Oeste
Último Power Ranking: 14º

Um senhor upgrade em relação à última quinzena. Na última edição, estava em 11º na conferência, de lá para cá, finalmente a franquia do Colorado conseguiu uma sequência de resultados positivos e já estão super cotados para ficar com mando de quadra nos playoffs. Michael Porter Jr. voltou, mas diferente do que se imaginava, não tem sido titular. O que denota outro ponto: o elenco bom de Denver. Além dele, JaMychal Green e Monte Morris são bons aditivos ao longo dos jogos.

6. Brooklyn Nets

Campanha geral: 14–9
Últimos 15 dias: 5–3
2º no Leste
Último Power Ranking: 7º

É… ainda não empolgou. Parece que já faz uns 3 meses que Irving, Durant e Harden estão jogando juntos, mas, na verdade, a estreia do trio foi na última quinzena. Em meio a jogos bons e outros decepcionantes, o ataque tem sido espetacular, o melhor de todos os tempos se o recorde for feito desde a troca. Porém, a defesa tem sido horrorosa, a pior de todos os tempos do mesmo recorde. O time que vence Clippers, mas perde pra Cavs e Wizards precisa ainda amadurecer e aprender a defender.

7. Houston Rockets

Campanha geral: 10–9
Últimos 15 dias: 6–1
8º no Oeste
Último Power Ranking: 25º

Essa aqui é uma surpresa. No último Power Ranking, eu falei em reconstrução, mas elogiei a estreia do Oladipo. E realmente foi um divisor de águas. Primeiro porque a defesa dos Rockets é a melhor da NBA desde então e segunda principal no geral. E o ataque conta com Wood, Wall e Oladipo. É um bom time! A única derrota neste período foi para o Spurs. O time titular naquele jogo: Mason Jones, Ben McLemore, Jae’Sean Tate, PJ Tucker e Christian Wood. Não preciso dizer mais nada. De lá para cá, 6 vitórias consecutivas.

8. Milwaukee Bucks

Campanha geral: 12–8
Últimos 15 dias: 3–3
3º no Leste
Último Power Ranking: 3º

A temporada dos Bucks está bem estranha. Não joga mal, mas também não vai bem. Vence alguns jogos importantes, contra times inferiores, mas passa longe de ser aquele time avassalador da última temporada, o que, para mim, tem sido um pouco decepcionante porque se reforçou muito bem. A defesa, por exemplo é apenas a 19ª melhor (eles foram a melhor por muito na última temporada). Por outro lado, o ataque segue sendo o mais eficiente, embora os Nets estejam chegando. Tá estranho isso aí.

9. Phoenix Suns

Campanha geral: 11–8
Últimos 15 dias: 4–3
5º no Oeste
Último Power Ranking: 8º

Foram dias turbulentos lá em Phoenix, mas que terminou bem. Depois de três derrotas em sequência, engatou quatro vitórias, inclusive uma bem dramática contra os Mavericks com um game-winner de Devin Booker. É um time claramente competitivo e que vai fazer páreo duro para quem vier.

10. Boston Celtics

Campanha geral: 11–8
Últimos 15 dias: 3–4
4º no Leste
Último Power Ranking: 4º

Tirando os 76ers não tem ninguém no Leste que esteja jogando bem com excelentes resultados. Os Celtics são exemplo disso. Sofreram no começo dessa quinzena sem Tatum, que ainda se recuperava da Covid-19, mesmo que Kemba Walker tenha voltado jogando bem e Jaylen Brown esteja em um nível absurdo. A tendência é que, completo, siga o rumo natural das vitórias e fique, pelo menos entre os quatro primeiros.

11. Memphis Grizzlies

Campanha geral: 9–7
Últimos 15 dias: 2–1
6º no Oeste
Último Power Ranking: 11º

Esse time talvez merecesse estar mais acima pelas boas amostragens que tem dado, mas como jogarão tão pouco nesses 15 dias, que é difícil ter alguma noção. Estou colocando em 11º mais por consideração do que por exibições mesmo. Vamos ver como serão os próximos jogos, eu ainda sigo empolgado e colocando fé.

12. Indiana Pacers

Campanha geral: 12–9
Últimos 15 dias: 4–4
5º no Leste
Último Power Ranking: 9º

Os Pacers seguem nos altos e baixos. Vencem, perdem, jogam bem, jogam mal. É verdade que as lesões também têm atrapalhado, bom lembrar que TJ Warren está fora desde a primeira semana, LeVert ainda nem tem data para estrear e, com isso, o treinador Bjork vai testando alguns nomes novos. Edmond Sumner andou sendo titular, Jeremy Lamb ganhando protagonismo e assim vai.

13. Portland Trail Blazers

Campanha geral: 11–9
Últimos 15 dias: 3–3
7º no Oeste
Último Power Ranking: 10º

Eles com certeza estariam muito melhores se McCollum e Nurkic estivessem saudáveis, além do mais Derrick Jones tem perdido alguns jogos e é mais um titular fora. Porém, Gary Trent Jr. encarnou o modo bolha e tá arremessando de tudo o que é lugar e acertando todas. Já é o titular no time titular. Mas, é claro, não tem como elogiar os Blazers sem mencionar Lillard, que tem feito chover em algumas noites — e nem sempre é suficiente para vencer. Mas os Blazers estão sobrevivendo sem jogadores importantes, isso é bom.

14. Golden State Warriors

Campanha geral: 11–10
Últimos 15 dias: 4–4
9º no Oeste
Último Power Ranking: 13º

A defesa vem se consolidando bem, com Draymond Green sendo o grande chefão do setor defensivo. Wiseman virou reserva de Kevon Looney, mais experiente e com mais tempo de Warriors. É um passo para trás necessário para o novato, diga-se. Um problema que apareceu novamente nestas semanas é que o time não tem conseguido vencer boas equipes, o que é uma mau sinal para os playoffs, caso alcancem.

15. San Antonio Spurs

Campanha geral: 11–10
Últimos 15 dias: 3–4
10º no Oeste
Último Power Ranking: 12º

Um passinho para trás. Eles vinham novamente em um bom momento: venceram, em sequência, Celtics e Nuggets, mas aí dois jogos de confronto direto contra os Grizzlies foram complicados e os Spurs tiveram duas derrotas em casa. Por ser contra Memphis, isso custou caro e eles amargam a décima posição da conferência.

16. Cleveland Cavaliers

Campanha geral: 10–11
Últimos 15 dias: 4–4
7º no Leste
Último Power Ranking: 16º

Sei lá. Passa semana após semana e Cleveland segue em zona de classificação. A defesa não é mais top 5 como era no começo, mas ainda segue competentíssima, Sexton vive a melhor fase da sua vida e Allen caiu como uma luva no garrafão, e mesmo assim Drummond ainda tem seus jogos muito bons. Garland também já está de volta e recentemente teve um carreer-high em pontos.

17. Charlotte Hornets

Campanha geral: 10–11
Últimos 15 dias: 4–3
8º no Leste
Último Power Ranking: 23º

Talvez ainda não seja os Hornets que os torcedores sonhavam com Hayward, LaMelo, Rozier, PJ Washington , Devonte’ Graham etc., mas já é um time bem honesto. LaMelo tem jogado bem e deve mesmo concorrer ao prêmio de novato do ano, Hayward tem decidido jogos com altas pontuações e, bom, já são três vitórias consecutivas, vencendo Pacers, Bucks e Heat. Não é pouca coisa!

18. Atlanta Hawks

Campanha geral: 10–10
Últimos 15 dias: 4–3
6º no Leste
Último Power Ranking: 20º

Sim. Estou sendo bem duro com os times do Leste. E tenho sido até com os Hawks, que deve realmente chegar aos playoffs porque o time é bom. Trae, que tinha caído um pouco no aproveitamento, já voltou a ir bem e tem conduzido os Hawks a algumas vitórias. Capela se tornou um Andre Drummond sem turnovers e também tem jogado bem.

19. Toronto Raptors

Campanha geral: 9–12
Últimos 15 dias: 4–4
9º no Leste
Último Power Ranking: 21º

Bom, pelo menos já estão na zona de play-in. Aquela fase tenebrosa em que perdiam para todo mundo e Siakam jogava muito mal, parece ter passado. Um fator importante a ser mencionado, que tenho falado muitas vezes aqui no Power Ranking, é a o garrafão. Alex Len foi mal e nem está mais no time, Baynes começou mal, mas agora já tem conseguido se estabelecer e Boucher, que foi crucial em alguns jogos, não é mais tão protagonista. Palavras doces também para Fred VanVleet, que tem sido o grande nome do time.

20. Sacramento Kings

Campanha geral: 9–11
Últimos 15 dias: 4–2
11º no Oeste
Último Power Ranking: 27º

A defesa é assustadoramente ruim. A pior da NBA, leva 117,6 pontos para cada 100 posses de bola adversárias. Mas o ataque é top 10, muito porque De’Aaron Fox tem feito partidas muito boas. Tyrese Haliburton, novato, de novo: só elogios. E as vitórias recentes foram um alento para que pudessem voltar a sonhar com uma vaga no play-in.

21. Chicago Bulls

Campanha geral: 8–11
Últimos 15 dias: 2-3
10º no Leste
Último Power Ranking: 22º

A defesa segue uma peneira. A quinta pior da NBA não para ninguém, e o ataque é muito ancorado em Lauri Markkanen e Zach LaVine, que até produzem, mas não na quantidade que seria necessária para que tenham chances nos jogos.

22. New York Knicks

Campanha geral: 9–13
Últimos 15 dias: 2–5
11º no Leste
Último Power Ranking: 17º

Eles caíram, né? A defesa ainda é bem segura, consegue complicar a vida de bons times, mas Tom Thibodeau nunca foi conhecido por grandes ataques. E o sonho que começou com a temporada absurda de Julius Randle, vai naufragando. Mas, de novo, ainda tem totais condições de ficar no top 10 do leste e jogar a pós-temporada.

23. Miami Heat

Campanha geral: 7–13
Últimos 15 dias: 2–6
13º no Leste
Último Power Ranking: 18º

Ainda vou passar um pano leve para o Heat. Butler está voltando aos poucos, eles ainda não encontraram um quinteto ideal, muitos desfalques… enfim. Não é um início favorável lá em Miami. Mas há lampejos de que esse time pode se reencontrar e buscar uma vaga nos playoffs. Com Butler, Adebayo, Herro e Dragic saudáveis, isso fica mais fácil.

24. Oklahoma City Thunder

Campanha geral: 8–11
Últimos 15 dias: 2–5
12º no Oeste
Último Power Ranking: 15º

Horford finalmente voltar é um alento. É impressionante como ele impacta positivamente no time todo. O Thunder teve um aproveitamento muito ruim nesses últimos 15 dias, mas os adversários também era muito difíceis, foi até impressionante terem vencido dois jogos.

25. Dallas Mavericks

Campanha geral: 8–13
Últimos 15 dias: 2–6
13º no Oeste
Último Power Ranking: 19º

O calendário também foi bem ingrato, mas a gente espera mais deles, né? São adversários difíceis, mas todos de um nível bem próximo ao do Mavs, que jogava praticamente completo — só Kleber desfalcou alguns jogos por conta da Covid-19. Porzingis voltou mas não tem sido o Robin de que Doncic precisa. O elenco de apoio às vezes faz jogos muito bons, mas isso não é regular, tanto é que o ataque é o 19º melhor da NBA, muito pouco para quem foi o melhor de todos os tempos na temporada passada.

26. New Orleans Pelicans

Campanha geral: 7–12
Últimos 15 dias: 2–5
14º no Oeste
Último Power Ranking: 26º

Tem sido bem broxante a temporada dos Pels. Mas também não sei se o plano era chegar aos playoffs com qualidade já nessa temporada. Afinal, Zion e Ingram ainda são jovens e promissores. Um sinal dessa ‘não pressa’ é que o time está disposto a trocar Lonzo, JJ Redick e Eric Bledsoe, para dar mais espaço Nickeil Alexander-Walker e Kira Lewis Jr., armadores mais jovens.

27. Orlando Magic

Campanha geral: 8–14
Últimos 15 dias: 2–6
12º no Leste
Último Power Ranking: 24º

É triste. O Magic segue em queda livre e sem muitas soluções desde que Fultz se lesionou. Cole Anthony andou fazendo game-winner, mas é muita pressão em cima de um novato. Vucevic também tem jogado bem. Só que o time, em geral, é ruim. Não tem muito o que fazer. Estou bem desacreditado, infelizmente.

28. Washington Wizards

Campanha geral: 4–13
Últimos 15 dias: 1–5
15º no Leste
Último Power Ranking: 28º

Só não está em último porque venceu os Nets e acho que isso pode ser um ânimo para reatarem alguma recuperação. Mas ainda assim, a defesa é fragilíssima, Beal e Westbrook estão muito longe do que idealizei para esta dupla. E o treinador não ajuda também. Acho que logo cai.

29. Minnesota Timberwolves

Campanha geral: 5–15
Últimos 15 dias: 2–6
15º no Oeste
Último Power Ranking: 29º

Um poço sem fundo, sem luz, sem esperança. Este são os Wolves sem Towns. E não é que o Naz Reid, substituto, tenha jogado mal, mas não há comparação possível. Esse time não tem a menor chance sem o pivô titular. Ponto interessante: Edwards tem ganhado protagonismo e jogado muito bem. Vale ver o novato.

30. Detroit Pistons

Campanha geral: 5–16
Últimos 15 dias: 2–6
14º no Leste
Último Power Ranking: 30º

Questão de expectativa. Eu esperava mais e é deprimente ver Blake Griffin nesse estado físico, ver Jerami Grant, que nem é tudo isso, tendo que levar o time nas costas… é triste. Um tank bem feito e uma escolha no draft podem ajudar, mas nessa temporada não há muito que se possa fazer.

E aí, teve algum termo que não tenha entendido, alguma coisa que não ficou tão clara? Deixa aqui nos comentários!

Siga a gente no Twitter e no Instagram.
Assine nossa newsletter semanal gratuitamente.
Nosso podcast semanal está disponível no Spotify e nos demais agregadores.
Temos o canal no YouTube com vídeos exclusivos e claro, a gravação dos podcast.

Quer fazer parte do nosso time de redatores? Entre em contato conosco nas redes sociais ou mande um e-mail para tocoetacklepod@gmail.com!

--

--