Power Ranking NBA#2: Lakers assume liderança!

Juan Grings
Toco e Tackle
Published in
11 min readJan 20, 2021

Chegamos com mais uma edição do nosso Power Ranking quinzenal! Por aqui, destaque para o predomínio angelino e para a ascenção de novas surpresas da temporada. Bora lá!

1- Los Angeles Lakers

Campanha geral: 11–4
Últimos 15 dias: 6–2
1º no Oeste
Último Power Ranking: 2º

São o time mais regular da temporada até aqui. Claro que muito disso se deve a não ter enfrentado nenhum surto interno de Covid-19, mas o elenco também está melhor. Schroder tem jogado muito bem, o que permite LeBron descansar. O mesmo pode-se dizer de Marc Gasol e Montrezl Harrel para Anthony Davis. É provável que fique em primeiro lugar do nosso Power Ranking por muitas e muitas semanas.

2- Los Angeles Clippers

Campanha geral: 10–4
Últimos 15 dias: 5–2
2º no Oeste
Último Power Ranking: 4º

Os Clippers fizeram EXATAMENTE a mesma campanha da primeira quinzena: cinco vitórias e duas derrotas. O que isso significa? Eu não sei. Mas se pensar um pouco é um retrato desse time: vai ganhar mais do que perder, porém, algumas derrotas serão BEM estranhas. Nos últimos 15 dias, o baby Spurs e os Warriors bateram os angelinos. No entanto, a setinha termina virada para cima graças a uma boa sequência de vitórias nos últimos dias (incluindo uma bem larga sobre os Pacers, mesmo que bastante desfalcado).

3- Milwaukee Bucks

Campanha geral: 9–5
Últimos 15 dias: 5–2
2º no Leste
Último Power Ranking: 10º

Sim, o segundo do Leste está na frente do primeiro. Já cansei de elogiar e dizer como acho os Bucks maduros e conscientes em quadra. O acréscimo do Jrue Holiday foi muito bom e eles estiveram muito próximos de conseguir vencer os Nets em um confronto para lá de eletrizante. Na quinta enfrentam os Lakers em mais um daqueles jogos que podem dizer muito sobre a real força dos times.

4- Boston Celtics

Campanha geral: 8–4
Últimos 15 dias: 3–1
1º no Leste
Último Power Ranking: 7º

É até difícil analisar, Boston foi quem menos jogou no período. Apenas 4 jogos em 15 dias. Isso porque foram três partidas adiadas por conta do surto de Covid-19 entre os jogadores e, mesmo aos farrapos, conseguiram 3 vitórias consecutivas. O último jogo, no entanto, foi assustador. O ataque improdutivo contra o Knicks rendeu uma sonora derrota por 105 a 75. A parte boa é que Kemba Walker voltou e que a quarentena de Tatum está mais próxima do fim.

5- Utah Jazz

Campanha geral: 9–4
Últimos 15 dias: 5–2
3º no Oeste
Último Power Ranking: 6º

Esse é daqueles times que, faça chuva ou faça sol, estarão nos playoffs. Conley segue sendo muito importante como o agente que cuida da bola enquanto Donovan Mitchell pode apenas fazer o que faz de melhor: pontuar. Una isso a um defesa sempre interessante capitaneada por Gobert e temos um bom time, que sempre vai ganhar de time ruim e às vezes pode até fazer uma graça contra um contender. Os Bucks que o digam.

6- Philadelphia 76ers

Campanha geral: 9–5
Últimos 15 dias: 3–4
3º no Leste
Último Power Ranking: 1º

Foram semanas muito complicadas para os 76ers. A queda aqui se explica mais pela melhora dos demais do que por uma avaliação negativa do time. Eles sofreram muito com Covid-19, Ben Simmons e Joel Embiid estiveram fora de combate por alguns jogos e outras peças como Tyrese Maxey tiveram que aparecer. Aliás, o novato foi muito bem.

7- Brooklyn Nets

Campanha geral: 9–6
Últimos 15 dias: 6–2
5º no Leste
Último Power Ranking: 18º

No papel, foi quem mais melhorou. Na quadra, ainda vou esperar mais um pouco. Harden já chegou fazendo história, com mais de 30 pontos, triplo-duplo e tudo mais. Durant segue no nível absurdo de sempre. E o Kyrie… bom, o Kyrie segue sem jogar, mas pelo jeito o seu retorno será em breve. Com esses três juntos, meu amigo, azedou de vez (caso não hajam tretas internas, é claro). Com a saída de Allen, foi ventilado um small ball com Durant de pivô, mas até agora DeAndre Jordan tem sido titular.

8- Phoenix Suns

Campanha geral: 7–5
Últimos 15 dias: 2–3
4º no Oeste
Último Power Ranking: 3º

Eles deram uma baixada no nível, o que também é natural. Os Suns não têm condições de brigar com Clippers e Lakers, é claro. Mas alguns resultados me preocuparam, duas dessas três derrotas foram para Pistons e Wizards, que aparecerão só bem lá embaixo nesse Power Ranking e não há a desculpa da Covid-19. Phoenix tem jogado completinho com CP3, Booker, Bridges, Crowder e Ayton. Em uma situação normal, o time desabaria e é agora que Chris Paul vai ter que aparecer e segurar o ânimo.

9- Indiana Pacers

Campanha geral: 8–5
Últimos 15 dias: 3–3
4º no Leste
Último Power Ranking: 5º

Os Pacers foram um dos quatro times envolvidos na supertroca que mandou o Harden para o Brooklyn. No final das contas, trocaram Oladipo por LeVert a fim de ganhar uma peça um pouco mais jovem e de ‘se livrar’ de um expirante que dava bastante a entender que não ficaria em Indianápolis. Infelizmente, LeVert descobriu um tumor e ainda não se sabe quando vai estrear. Dentro de quadra, foram 15 dias difíceis com adversários fortes, mas mesmo assim mostraram que são organizados e conseguiram vitórias expressivas, como contra Warriors e Blazers.

10- Portland Trail Blazers

Campanha geral: 8–6
Últimos 15 dias: 5–3
6º no Oeste
Último Power Ranking: 14º

Eu já falei na última edição e vou reforçar aqui: McCollum e Lillard estão FAZENDO COISAS. Uma pena que o primeiro tenha se lesionado e perder pelo menos um mês. Ao que tudo indica, Rodney Hood deve ter virado o titular, mas Gary Trent Jr. pode entrar na briga com mais algumas boas atuações. A mais nova lesão de Nurkic também preocupa, mas o elenco desse ano é bem melhor que o da temporada passada e eles devem seguir no top 8 do Oeste.

11- Memphis Grizzlies

Campanha geral: 7–6
Últimos 15 dias: 5–2
8º no Leste
Último Power Ranking: 27º

Que salto! Atualmente são quatro vitórias consecutivas. Valanciunas tem ido muito bem, Brandon Clarke também, Dillon Brooks conseguiu ser um protagonista na ausência de Ja Morant, que voltou. Desde seu retorno são duas vitórias e nenhuma derrota em jogos contra Suns e 76ers, times que estão acima. E ainda tem Jaren Jackson Jr. para entrar nesse time, que parece jogar até melhor do que na temporada passada.

12- San Antonio Spurs

Campanha geral: 8–6
Últimos 15 dias: 6–2
5º no Oeste
Último Power Ranking: 28º

Outro salto maravilhoso foi o dos Spurs. Confesso que na última edição já estava um pouco desiludido, mas logo vieram duas vitórias sensacionais contra Clippers e Lakers. A volta de LaMarcus Aldridge foi muito importante, Patty Mills e DeRozan também têm jogado muito bem ao lado de alguns mais jovens, como DeJounte Murray, Keldon Johnson, Lonnie Walker e Jakob Poeltl. São nomes a que aos poucos vamos nos adaptando e conhecendo.

13- Golden State Warriors

Campanha geral: 7–6
Últimos 15 dias: 3–3
7º no Leste
Último Power Ranking: 15º

É, pelo jeito os Warriors vão conseguir mesmo brigar pelos playoffs. Kelly Oubre Jr. tem se consolidado como a principal ajuda ofensiva a Curry, enquanto começo a ver com maior desconfiança Andrew Wiggins. Draymond Green é muito bom na defesa e isso pode fazer a diferença em jogos difíceis. Ainda penso que Wiseman poderia ser mais utilizado em pick and rolls, mas Kerr já deixou claro que não gosta desse tipo de jogada.

14- Denver Nuggets

Campanha geral: 6–7
Últimos 15 dias: 4–3
11º no Oeste
Último Power Ranking: 20º

Os Nuggets ainda parecem perder tempo demais para deslanchar. Já são sete derrotas que podem custar muito caro para ficar com mando de quadra nos playoffs. Jokic faz uma temporada absurdamente boa, Murray ainda é irregular. Podemos destacar também a ausência de Michael Porter Jr., que segue nos protocolos de Covid-19 sem jogar. O time é muito interessante e jovem, por isso não tenho maiores preocupações quanto a uma vaga na pós-temporada. Mas é bom que cheguem logo no recorde positivo, né?

15- Oklahoma City Thunder

Campanha geral: 6–6
Últimos 15 dias: 4–2
9º no Oeste
Último Power Ranking: 25º

E a surpresa continua. O time que provavelmente todo mundo apontada como o pior time da Conferência Oeste, quiçá da NBA, tem feito estragos. E detalhe: Horford perdeu os últimos jogos, mas o núcleo jovem é MUITO interessante. Nem preciso falar do melhor deles, Shai Gilgeous-Alexander. Mas, por exemplo, o pivô titular tem sido Isaiah Roby. Quem? Isso mesmo. E outra coisa muito legal é que é provavelmente o time que mais roda o elenco: quase ninguém tem mais de 30 minutos por partida, todo mundo tem chance.

16- Cleveland Cavaliers

Campanha geral: 6–7
Últimos 15 dias: 2–4
7º no Leste
Último Power Ranking: 13º

Não vou ser o DESALMADO que vai crucificar os Cavs pela queda de desempenho nos últimos 15 dias. A maravilhosa dupla Sexland nem jogou nas últimas duas semanas e Sexton não entra em quadra há cinco jogos. E mesmo assim eles conseguiram DUAS vitórias. A defesa ultra agressiva segue dando resultados, forçando turnovers e pontuando em contra-ataque. Exum, que foi para os Rockets, não vai fazer tanta falta. Já Jarrett Allen e Taurean Prince serão acréscimos muito valiosos. Olho REAL nos Cavs por essa briga pelo play-in.

17- New York Knicks

Campanha geral: 7–8
Últimos 15 dias: 3–5
6º no Leste
Último Power Ranking: 9º

Por falar em surpresa, que tal os Knicks em 6º no Leste? Thibodeau consertou a defesa e conta com um Julius Randle MODO MVP todo jogo! Ainda tenho muitas dúvidas sobre isso ser sustentável ou não, mas tá legal de ver jogar. Talvez possa sonhar com o top 10 e beliscar um play-in, mas, de novo, o time passa longe de ser dos melhores.

18- Miami Heat

Campanha geral: 5–7
Últimos 15 dias: 2–4
12º no Leste
Último Power Ranking: 16º

Eu podia ser bem mais crítico do Heat, mas vou dar um desconto pela ausência de Butler nos últimos jogos. Miami tem sido uma das equipes que mais tem perdido atletas pelos protocolos da Covid-19, perdeu duas partidas para os 76ers tendo apenas 8 jogadores disponíveis. Mas a tendência é que, voltando Dragic e Butler, finalmente eles deem o passo adiante que esperamos para entrar na zona de playoffs.

19- Dallas Mavericks

Campanha geral: 6–7
Últimos 15 dias: 3–3
10º no Oeste
Último Power Ranking: 17º

Os Mavs sem sem empolgar. Eles estão defendendo melhor, Richardson tem ido bem no quesito e Willie Cauley-Stein melhorou a defesa desde que virou titular. Porém, o ataque ainda não está conseguindo ter aquelas atuações do ano passado. Doncic, é verdade, tem jogado muito bem, mas os demais têm sido muito irregulares. A ver se as coisas melhoram com Porzingis.

20- Atlanta Hawks

Campanha geral: 6–7
Últimos 15 dias: 2–4
8º no Leste
Último Power Ranking: 12º

Sinais de problemas em Atlanta. Trae Young teve uma queda no aproveitamento de arremessos, John Collins parece insatisfeito com o monopólio ofensivo do companheiro e o time entrou em um momento de resultados negativos. Pelo lado bom, DeAndre Hunter tem jogado muito bem e Capela vem numa boa sequência de partidas.

21- Toronto Raptors

Campanha geral: 5–8
Últimos 15 dias: 4–3
12º no Leste
Último Power Ranking: 29º

São quatro vitórias consecutivas! O problema entre Alex Len e Aron Baynes não foi resolvido, mas uma solução de fora foi encontrada: Chris Boucher tem jogado cada vez mais como pivô assim como Siakam. É um small ball que tem dado muito resultado a Toronto. Não os vejo mais como contenders, mas é impossível não imaginar que cheguem nos playoffs.

22- Chicago Bulls

Campanha geral: 6–8
Últimos 15 dias: 3–4
11º no Leste
Último Power Ranking: 23º

Markkanen voltou e os resultados positivos também. O finlandês, que não recebeu uma extensão contratual, tem tido ótimos números até aqui e vai mostrando por que pode ser o melhor jogador do time. Zach LaVine, também tem pontuado bastante, mas isso não é uma surpresa, tampouco sinal de que o time está bem. Ainda assim, consigo ver esse time melhorando para valer na temporada.

23- Charlotte Hornets

Campanha geral: 6–8
Últimos 15 dias: 4–3
10º no Leste
Último Power Ranking: 24º

É difícil dizer. De novo, o time não é ruim, mas depender de que o Rozier esteja jogando bem para ter chances não é exatamente o que eu queria para a minha vida. Hayward tem feito partidas muito boas, mas nunca vai ser o cara que põe o jogo debaixo do braço e decide. As 3 derrotas seguidas não deixam uma boa impressão.

24- Orlando Magic

Campanha geral: 6–8
Últimos 15 dias: 1–6
9º no Leste
Último Power Ranking: 8º

A sequência de jogos está muito ruim. Eles até conseguem fazer jogos competitivos, como contra os Bucks, mas perder Markelle Fultz é um golpe duro demais para as pretensões. Cole Anthony, quem assumiu a titularidade, tem algumas características físicas e técnicas semelhantes, mas é injusto querer que ele mantenha o nível do titular.

25- Houston Rockets

Campanha geral: 4–8
Últimos 15 dias: 2–5
14º no Oeste
Último Power Ranking: 22º

A temporada já seria difícil naturalmente, mas aí você perder Wall por alguns jogos é para matar. A excelente notícia vem justamente do garrafão — por ironia do destino, hoje o melhor jogador dos Rockets é um Christian Wood, um pivô, posição desprezada por Mike D’Antoni e Daryl Morey na temporada passada. Eles se livraram de Harden e sua força danada para sair e receberam, basicamente, o futuro. Os Rockets não precisam mais ter pressa de nada, apenas de fazer uma reconstrução de qualidade. Um último destaque para a belíssima estreia de Oladipo.

26- New Orleans Pelicans

Campanha geral: 5–7
Últimos 15 dias: 1–4
12º no Oeste
Último Power Ranking: 11º

A quinzena dos Pelicans beirou o DESASTRE COMPLETO, que só não aconteceu porque venceu os Kings no domingo (não que isso seja um grande parâmetro). Eram quatro derrotas consecutivas, sendo duas bastante previsíveis porque enfrentaria Lakers e Clippers na ingrata viagem pela costa oeste. Menos mal que tirando o jogo contra os Lakers, nenhuma derrota foi uma lavada daquelas. Ainda deposito esperanças na dupla Zion e Ingram a médio e longo prazo, mas uma ajudinha um pouco mais efetiva de Lonzo Ball cairia bem também.

27- Sacramento Kings

Campanha geral: 5–9
Últimos 15 dias: 2–5
13º no Oeste
Último Power Ranking: 19º

Foram jogos muito difíceis para os Kings. Acompanhe: Bulls, Raptors, Blazers, Pacers, Blazers, Clippers e Pelicans. Tirando o primeiro e o último, são todos times flagrantemente superiores. Sigo gostando muito do novato Haliburton e com esperanças de que De’Aaron Fox possa ser um All-Star. O time no papel é bom, mas como instituição parece muito desorganizado. Eu ainda acho cedo para descartar dos playoffs, porém, precisa vencer os jogos contra adversários diretos.

28- Washington Wizards

Campanha geral: 3–8
Últimos 15 dias: 1–4
14º no Leste
Último Power Ranking: 21º

Esse eu estou quase largando. Está muito difícil defender os Wizards. Westbrook faz números excelentes, Bradley Beal faz 500 pontos por jogo e o time… perde. É frustrante, porque eu acreditava que poderia fazer uma bela campanha de playoffs, mas foi uma utopia. O time não defende nada e não bastarão fazer 130 pontos no jogo se tomar outro 140.

29- Minnesota Timberwolves

Campanha geral: 3–9
Últimos 15 dias: 1–5
15º no Leste
Último Power Ranking: 26º

Difícil a vida dos Wolves. Esse início de temporada tem sido uma ducha de água fria em que esperava mais deles (me incluo nisso). D’Angelo Russell já passa a ser questionado se deve mesmo ser tratado como uma grande estrela. E o elenco de apoio ajuda muito pouco. Eu sinceramente esperava mais do Ricky Rubio vindo do banco.

30- Detroit Pistons

Campanha geral: 3–10
Últimos 15 dias: 2–3
15º no Leste
Último Power Ranking: 30º

E chegamos à depressão total. Os Pistons fizeram quase tudo errado na offseason e agora pagam o preço. Não tem um time com jeito de reconstrução e muito menos um time a poucos passos dos playoffs. Acho que esperavam mais do Blake Griffin, o que não aconteceu. A perda do novato Hayes também é uma triste notícia, mesmo que estivesse jogando mal.

--

--