Resumão AFC Oeste

Jonas Faria
Toco e Tackle
Published in
5 min readApr 28, 2021

Primeiras impressões dos times da AFC Oeste e necessidades para o Draft.

Raiders, Broncos e Chargers; quem pode ameaçar o reinado dos Chiefs no Oeste? Todas as franquias parecem prontas para isso com questões pontuais a se resolverem.

AFC OESTE

Kansas City Chiefs: manutenção nas trincheiras

Depois de um Super Bowl completamente dominado pela linha defensiva dos Bucs, os Chiefs ao invés de adicionarem novos talentos, resolveram dar um rebuild radical. Liberaram o RT Mitchell Schwartz, o LT Eric Fisher e o C Austin Reiter. Os principais responsáveis por proteger Mahomes. Se pegarmos a lista dos free agents dos Chiefs, vemos que praticamente toda a linha permanece como agente livre irrestrito, ou seja, pode assinar a qualquer momento com outra franquia. Trouxeram LG Joe Thuney ex-Patriots com um caminhão de dinheiro ( cinco anos no valor de até US $ 80 milhões), além de mais recentemente, trocar escolhas no draft para conseguirem LT Orlando Brown, ex-Baltimore e enfim, suprir o buraco no lado cego de Mahomes.

Veja, só a linha ofensiva foi o destaque até aqui, pois foi esse o foco claro de Kansas — esqueci de mencionar o C Austin Blythe, ex-Rams e o RG Kyle Long, ex-Bears — mas se aqui as coisas se resolveram, na defesa, alguns ajustes precisam ser feitos e provavelmente o corpo de linebackers deve ser endereçado nesse draft.

Necessidades para o Draft: LB, CB, WR

GERAL: Os Chiefs foram dominados contra Tampa e uma free agency depois, rechearam sua linha com Pro-Bowlers, All-Pro e campeões de Super Bowl! Ok, a secundária precisa de reparos para não depender unicamente de Tyrann Mathieu football clube.

Foto de bostonglobe.com

Los Angeles Chargers: ok, existe um quarterback; e agora?

Justin Herbert, sexta escolha geral em 2020, lançou para 4336 jardas e 31 TDs, tornando-se o Offensive Rookie of The Year. Empolgou demais e não é para menos. LA deixou o TE Hunter Henry ir embora, mesmo sendo um alvo recorrente de Herbert e no lugar, assinaram com o veterano Jared Cook, ex-Saints. Ao mesmo tempo que o sólido C Mike Pouncey optou pela aposentadoria, trouxeram o extremamente confiável, C Corey Linsley, ex-Packers.

O novo head-coach, Brandon Staley teve uma ascensão astronômica, depois de apenas um ano como coordenador defensivo dos Rams, que por acaso, foi a melhor unidade da liga! Por isso, é esperado um trabalho bem consistente junto ao DE Joey Bosa, ao CB Michael Davis e cia. Aqui vale lembrar do S Derwin James que teve um ano espetacular na sua estreia em 2018 e depois foi apagado por suas lesões.

Necessidades para o Draft: OT, EDGE, CB, S

GERAL: Dias melhores podem vir pela frente. Os Chargers estão “carregados”. Com um esquema defensivo novo e uma OL que protege bem seu versátil quarterback, não me surpreenderia LA como a segunda força desta divisão.

Justin Herbert (10) e Keenan Allen (13). Foto de Chargers Wire

Denver Broncos: a um quarterback de serem competitivos

Começando pela garantia de mais um ano do bom trabalho de S Justin Simmons no fundo do campo. Simmons recebeu a tag (e um contratão) e permanece ao lado de S Kareem Jackson. Considerando a volta de OLB Von Miller e o terceiro ano de trabalho do grande treinador, Vic Fangio, a defesa precisa melhorar! Embora, mesmo com a renovação de LB Alexander Johnson, e a presença de Miller, este corpo de linebackers requer uma atenção especial.

Mas falando em atenção especial, o que falar de Drew Lock? Em 2020 observamos um retrocesso no seu nível de jogo, e o que é mais preocupante que nem é tanto por falta de peças ou pela proteção da linha ofensiva, mas falta de leituras precisas, presença insegura dentro do pocket e alguns passes telegrafados (15 interceptações). No fim, vimos um ataque que não produziu, mesmo com nomes como o RB Melvin Gordon III, WR Jerry Jeudy, TE Noah Fant e cia (20,2 pontos por jogo).

Necessidades para o Draft: LB, CB, QB

GERAL: veremos Lock jogando por sua carreira. Isso lhe fará bem? A verdade é que os Broncos estão dispostos a pegarem um possível quarterback talentoso neste draft caso algo lhes caia no colo. Em todos os níveis a defesa tende a ser incrementada e pode-se esperar nomes fortes neste draft. Existe um time pronto para competir; resta saber se o seu QBestará na mesma página.

Após receber a tag, Simmons renova por mais 4 anos no valor de US$ 61 milhões e será o safety mais bem pago da NFL. (Foto de Predominantly Orange)

Las Vegas Raiders: poucos times deram certo e deram errado ao mesmo tempo

Não quero ser injusto com os Raiders aqui, mas na temporada passada, um lampejo de organização apareceu, o time fez um draft decente, a confiança em Derek Carr foi restabelecida. Já em março-abril de 2021, enviam o RT Trent Brown para os Patriots e o C Rodney Hudson para os Cardinals e liberaram o RG Gabe Jackson para os Seahawks; Hudson e Jackson atuaram em praticamente todos os snaps da temporada. A linha está exposta neste início. Já o ataque aéreo e o terrestre têm muitos nomes de talento, mesmo com a saída do veterano WR Nelson Agholor (8 TDs) para os Patriots.

Mais recentemente o S Lamarcus Joyner foi para os Jets e assim, o fundo de campo precisa de apoio. Trouxeram o EDGE Yannick Ngakoue por dois anos e ainda contam com o jovem e promissor EDGE Maxx Crosby com 17 sacks acumulados em 2 anos.

Necessidades para o Draft: OT, S, OT, WR

GERAL: É estranho ver como a temporada 8–8 fora dos playoffs, mais parece um problema de organização, do que falta de recurso humano. Os Raiders foram o time que venceram os Chiefs por 40x32 e algumas semanas mais tarde, perderam para os Falcons por 43x6! A free-agency aparentou certo desequilíbrio nas necessidades do time. Vejamos qual Raiders teremos em setembro, o da semana 5 contra Kansas ou da semana 12, contra Atlanta.

Minha classificação:

Kansas City Chiefs
Los Angeles Chargers
Denver Broncos
Las Vegas Raiders

--

--

Jonas Faria
Toco e Tackle

• I’m a storyteller • Journalist • Toco e Tackle — Podcast • Living and writing •