Fernanda Stange
Toda Palavra
Published in
2 min readFeb 22, 2021

--

Com calma

Curitiba, 21 de fevereiro, 2021

Ai, Nanda, é sempre um afago ter notícias suas, saber que Elis abrirá os pulmões e respirará esse ar que nós tanto clamamos nesses últimos tempos. No meu gosto pelos nascimentos, já vi muitos bebês nascendo, seus corpinhos macios e cobertos por vérnix, sangue, fluidos. Acho que os bebês já nascem protestando, você não acha? Os olhos que se abrem, o ar que entra, a vida que se renova. Esse é o protesto que me interessa, Sabe, minha querida amiga, eu sempre achei que não sirvo para essas coisas de protesto, há algo em mim que não vibra quando estou em meio a uma passeata, apesar de desejar muitíssimo um #forabolsonaro. Sempre fui aquela meio alienada, que não gosta muito de falar de política, e agora que vivemos um tempo em que não se pode abrir mão de dizer de qual lugar se fala, falo de um lugar decidido, pela vida.

Minha filha Iris disse uma vez para o pai a seguinte frase: "mamãe nunca vai parar"! E claro que essa interpretação dela diz muito de um lugar da mãe que é fazedeira, sempre está empenhada em algo para o outro, cuidado com a comida, com a roupa, com o colo, um corpo que parece não se cansar. E quando você falou do cansaço, achei tão lindo, mas tão lindo você dizer o quanto já se cansou em festas ruins, em tantas coisas que nem valeram tanto, e em outras que emprestou seu corpo para pessoas que nem mesmo conhecia, como analista. E vejo cada vez mais que é esse protesto que me interessa.

E sabe, essa coisa do tempo que se torna escasso quando os filhos chegam, estava sentindo muita falta de um tempo de literatura, fazia tempo que não me dedicava um pouco aos romances, muito menos ao drink no dancing, e aí decidi participar de uma roda de leitura com algumas mulheres. Essa é um novidade que estou curtindo, e não quero largar mão para tantas outras tarefas do dia que me ocupam.

É isso minha amiga, sinto saudades dos nossos encontros.

Quem sabe um dia você não vem aqui, quando esse tormento pandêmico passar, para apresentar Curitiba a sua menina? Vai ser lindo...

Um beijo, com carinho.

Nanda (Baptista)

--

--