Conheça animes muito bons com personagens lésbicas

TODXS
TODXS
Published in
5 min readJan 10, 2019

Por Marina Haack, integrante do programa TODXS Embaixadorxs 2018

Pessoas que procuram conteúdos com personagens lésbicas notam que a proporção é bem pequena comparada com personagens heterossexuais — e até com personagens gays. Esta lista diminui ainda mais quando vamos para o mundo dos animes e dos mangás.

Para ajudar nesta missão de encontrar mais representatividade de casais de mulheres, segue uma lista de animes e mangás que talvez você não conheça:

Maria-sama ga Miteru

No Colégio Feminino Lilian, existe uma tradição onde uma garota mais velha pega uma mais jovem para que ela seja sua “soeur” — uma espécie de mentora. Yumi é uma estudante do 1º Ano dessa escola. Ela admira muito as “Rosas”, membros do Conselho Estudantil, um posto de respeito e admiração a todas (alunas) do Colégio — em especial, quem chama a sua atenção é a reservada e imponente Sachiko. A partir de um encontro inesperado com Sachiko, Yumi é, inesperadamente, convidada para adentrar no mundo das Rosas, como a Soeur de Sachiko.

Comentário: É um anime bem fofinho e leve sobre o dia a dia escolar delas e a relação é mostrada de forma bem sutil. Não espere ver cenas de beijo ou algo do tipo.

Sasameki Koto

Murasame Sumika é popular no ensino médio por sua excelência. No entanto, ela tem um segredo: está apaixonada por sua colega Kazama Ushio. Ushio também gosta de meninas, mas ela não percebeu os sentimentos de Sumika e sempre foi negada por outras garotas.

Comentário: É outro anime bem fofinho e leve sobre o dia a dia escolar delas, mas mostra mais abertamente o amor lésbico. É um anime que vai desenvolvendo o amor entre as personagens, mas que não mostra a conclusão deste romance (você tem que ler o mangá se quiser saber o final).

Sakura Trick

Haruka Takayama e Yuu Sonoda eram melhores amigas no ensino médio e agora frequentam a Misato West High School juntas. Elas são designadas para a mesma classe no primeiro ano, mas recebem assentos em lados opostos da sala! Se isso não bastasse, é anunciado na cerimônia de entrada que a escola será fechada em três anos. Isso não incomoda nenhuma delas, pois elas ainda planejam se divertir juntas durante seus anos de ensino médio. Haruka fica com ciúmes de Yuu fazendo novos amigos, então as duas decidem aprofundar seu vínculo. “Vamos fazer algo que nunca faríamos com outras garotas”, diz Yuu, e elas compartilham um beijo em uma sala de aula vazia depois da escola um dia.

Comentário: Um anime que mostra o dia a dia delas na construção dessa nova relação e deixa explícito (através de beijos) a relação que elas têm.

Aoi Hana

Fumi Manjoume, uma adolescente introvertida, está começando seu primeiro ano do ensino médio na Escola Secundária de Meninas Matsuoka. Ela entra no ano letivo com o coração partido por um relacionamento anterior. Mais ou menos na mesma época, ela se reencontra com sua melhor amiga de dez anos atrás, Akira Okudaira, que agora frequenta a Academia de Meninas Fujigatani como aluna do primeiro ano do ensino médio. Quando se reconectam, ambas lidam com seus próprios problemas românticos e ajudam-se mutuamente a superá-los.

Comentário: Um anime que trata novamente de um amor que se formou a partir de uma amizade e que retrata a descoberta da sexualidade na adolescência.

Strawberry Panic

A história de Strawberry Panic! gira em torno da vida das adolescentes que frequentam uma das três escolas filiadas: Miator, Spica e Lilim. A personagem principal é Aoi Nagisa, uma jovem que é transferida de outra escola para o quarto ano na Miator. No começo do anime, ela está entrando no terreno do campus distraída com a beleza do local, mas é surpreendida quando acidentalmente tropeça e desce em um colina, fazendo com que fique perdida e desorientada. Enquanto caminhava em volta do terreno tentando descobrir onde está, esbarra em Shizuma Hanazono, que depois descobre que é a Etoile — uma pessoa muito importante que atua como mediador entre as diferentes escolas e tem funções específicas que ela deve cumprir. A série abrange as relações que as personagens constroem umas com as outras, culminando sempre que dois dos personagens começam a namorar.

Comentário: Um anime também leve e que vai mostrar a relação delas de forma bem sutil.

Akuma no Riddle

Ichinose Haru estuda numa escola particular, a Academia Myoujou, e é alvo de doze assassinas disfarçadas como alunas. Azuma Tokaku é uma aluna transferida e uma assassina que inicialmente deve matar Haru, mas desenvolve sentimentos por ela e decide protegê-la das outras assassinas.

Comentário: Esse definitivamente não é um anime leve como os outros. Se você busca algo com mais ação, é o anime certo pois ele tem várias cenas de luta e suspense.

Kannazuki no Miko

Himemiya Chikane é a aluna perfeita: bonita, inteligente, excelente nos esportes e em música. Todos, garotas e garotos, a idolatram e a reverenciam. Kurusugawa Himeko é uma delas e elas, secretamente, são amigas. A calmaria da cidade é abalada perto do aniversário de Himemiya, quando uma maldição toma a cidade. Tanto Chikane quanto Himeko são duas peças fundamentais dentro dos acontecimentos futuros, elas são aquelas que carregam os títulos das Mikos (Sacerdotisa) do Sol e da Lua. Chikane também esconde um segredo, um desejo velado, uma faca de dois gumes.

Comentário: Não é só mais um anime de dia a dia escolar, pois tem um plot de ação interessante e mostra a relação que vai se construindo entre elas. Uma boa diferença é notar como cada uma ama a outra e a forma como elas se expressam.

Sailor Moon

Sailor Moon conta a história de Usagi Tsukino, uma garota normal e inocente de 14 anos — pelo menos, é isso que ela pensa — que um dia encontra Luna, uma gata falante que revela a identidade de Usagi como “Sailor Moon”, uma guerreira mágica destinada a salvar a Terra das forças do mal.

Comentário: É um lindo anime sobre romance e amizade. Em terceiro plano, de forma sutil, é mostrado um “casal lésbico”. Na verdade, é mais complexo do que isto: uma delas se considera gênero neutro, mas não se incomoda de ser tratada pelo gênero feminino.

Citrus

Yuzu Aihara, uma menina espontânea, divertida e ligada em moda, muda-se para uma nova vizinhança e escola após o novo casamento de sua mãe. Mais preocupada com meninos e compras do que nos estudos, Yuzu luta para se encaixar na escola de meninas conservadoras. Logo no primeiro dia, ela se desentende com Mei Aihara, a rígida, esforçada e bela presidente do Conselho Estudantil. Yuzu descobre que, devido ao novo casamento de sua mãe, Mei acaba se tornando a nova irmã, que logo na primeira noite lhe roubou o primeiro beijo, despertando sentimentos que Yuzu não compreende. A série segue a evolução da relação entre as duas meninas, com a animosidade diminuindo lentamente quando ambas começam a aprender mais sobre si, e com a crescente confusão de Yuzu quando descobre que está começando a desenvolver sentimentos românticos pela sua nova irmã.

Comentário: É um anime que retrata o descobrimento de uma menina hétero que se apaixona pela sua nova irmã e surgiu a partir do mangá.

Bônus: Girlfriends

Comentário: É um mangá extremamente fofo que vale muito a pena ler sobre duas amigas que vão desenvolvendo um amor a partir da amizade. É bem interessante ver a construção das duas personagens: uma que sabe dos seus sentimentos e a outra que vai descobrindo o que são esses sentimentos.

--

--